domingo, 30 de janeiro de 2011

Acidente com cidadão marquinhense

Geral
28 de Janeiro de 2011 - 08:15
Alta Floresta: homem morre em acidente com moto
Fonte: Só Notícias/Karoline Kuhn

Rovilson Sebastião Lubacheski, 43 anos, morreu, ontem, por volta das 20h, após cair com a moto que conduzia, uma CG Titan 125 Fan, preta, na MT-325, sentido a comunidade Pista do Cabeça. As causas do acidente começam a ser investigadas.
De acordo com a Polícia Civil, a vítima estava em um estabelecimento comercial no Parque Universitário, em seguida, pegou a moto e foi para a propriedade onde morava. O acidente ocorreu em uma baixada que existe na rodovia. A vítima caiu e morreu no local.
Ainda segundo a Polícia Civil, a moto ficou a vários metros onde estava seu copo e há marcas de frenagem no asfalto.
O velório está sendo realizado no sítio da família. O horário de sepultamento ainda não foi confirmado.

conhecido como "ROVE"

sábado, 29 de janeiro de 2011

Criança Desaparecida Ajudem a Encontrar

Geeentee ajudeeem esses 
paais quee estãão desesperaados olhe a 
mensageeem abaaixo feeita pelos 
pais'
Pelo
Amor de DEUS, ajude a passar essa foto,
para o maior número de
pessoas
possível !!!
Esta
garotinha foi seqüestrada na Praia do Engenho,
litoral norte de SP, ao
lado de Barra do Una.
Passe a foto 
adiante, o custo é zero e pode ajudar muito. Deus
com certeza há de
recompensar- te por isso.
Hoje estás ajudando
alguém... Amanhã
tu poderás ser o ajudado.
Pense nisso! Não fiques
indiferente!...

Que
DEUS abençoe a todos quantos ajudarem!
Fonte:

Assassino de professora é condenado a 13 de prisão em Laranjeiras do Sul

Assassino de professora é condenado a 13 de prisão em LS

Um caso de violência contra a mulher terminou com a pena de 13 anos de prisão contra o autor do crime que teve como vítima a professor Neura Volff. Ela foi morta pelo ex-marido, Irineu Roths Volff, que desferiu vários tiros de revólver calibre 38 contra a ex-mulher. O motivo foi simples: Irineu não aceitava a separação. No dia do crime ele chegou na casa da vítima e atirou sem dar a ela a chance de defesa. O julgamento do réu durou 7 horas e aconteceu na sexta-feira (28) em Laranjeiras do Sul. A sentença foi anunciada pelo juiz Bernardo Fazolo Ferreira. Irineu foi preso logo após o assassinato e aguardou o julgamento na Cadeia Pública de Laranjeiras.
Fonte: RSN

Escola Estadual de 5ª a 8ª série em Alto do Cobre

Já iniciaram-se as obras no salão da comunidade de Ato do Cobre onde vai funcionar a escola estadual, a promessa é que até dia 8 de fevereiro, data em que iniciam-se as aulas vai estar tudo pronto.
Lembrando que a escola é de 5ª a 8ª série e não de 1ª a 4ª como o prefeito de Marquinho anunciou hoje no seu programa semanal de rádio, neste ano de 2011, vai funcionar 5ª e 6ª série, no ano que vem a 5ª, 6ª e 7ª e assim sucessivamente.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Comunidade discute turismo religioso, em Laranjeiras do Sul

Do Paran@shop:
O município de Laranjeiras do Sul, no centro-oeste do Paraná, dá mais um passo no fomento ao turismo religioso na região. O Sebrae/PR e a Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (ACILS) convidam a comunidade para participar do Seminário Regional de Turismo Religioso, marcado para o próximo dia 4 de fevereiro, às 9 horas, no salão de festas do Santuário de Campo Mendes, que fica à beira da BR-277. No evento, além da apresentação do Projeto de Turismo Religioso em Laranjeiras do Sul, está prevista uma discussão com representantes da sociedade, a fim de se construir uma proposta com base nos anseios da própria população.
De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Cecílio Max Batista, a ideia do Seminário Regional é fazer com que a comunidade de Laranjeiras do Sul possa opinar na formação de uma proposta de turismo regional. “A proposta começou a ser pensada no ano passado, já foi apresentada às lideranças da cidade e foram firmadas parcerias com a Secretaria de Estado do Turismo (SETU), Prefeitura Municipal e a Mitra Diocesana de Guarapuava, Sebrae/PR e ACILS, que é detentora da ideia inicial, por iniciativa do atual presidente da instituição, Gizélio Linhares. Agora, nosso objetivo é lançar o Projeto para os moradores e, por isso, a importância da participação de todos no evento”, destaca Max Batista.
Para Gizélio Linhares, o Seminário Regional representa mais uma etapa na consolidação do Projeto em Laranjeiras do Sul. “A proposta de incentivo ao turismo já está em discussão desde o ano passado e, no Seminário Regional, esperamos que mais pessoas da comunidade se envolvam. O objetivo é instigar a comunidade a pensar em um turismo regional estruturado. Assim, não estamos levando um Projeto finalizado ou impondo uma proposta, mas pedindo para que participem da sua construção, criando um grupo de trabalho que, posteriormente, vai elaborar, de forma conjunta, as ações de desenvolvimento e tipos de turismo que podem ser explorados neste primeiro momento.”
O presidente da ACILS conta, ainda, que o Projeto foi estimulado a partir de sua percepção do aumento da movimentação de turistas, sempre no segundo semestre do ano, em atrativos religiosos e festas da cidade. “Os meses de julho, agosto e outubro atraem tanto pessoas da região quanto de outros estados para as festas de Sant’Ana, Bom Jesus e Nossa Senhora Aparecida. Nossa tradição religiosa já vem de longa data, a Festa de Sant’Ana, em homenagem à padroeira de Laranjeiras do Sul, por exemplo, já tem mais de 100 anos. Já a festa de Bom Jesus atrai romarias na cidade desde a década de 1960. Com o fomento ao turismo, queremos receber visitantes não só nas comemorações, mas durante todo o ano”, explica Linhares.
Max Batista, do Sebrae/PR, enfatiza que para que isso aconteça é necessário que todos estejam envolvidos no processo de crescimento do turismo na cidade. “Para que o município possa cativar turistas ao longo do ano, é preciso que haja estrutura para recebê-los. As festas religiosas e monumentos atraem o turista, mas não fazem com que permaneçam ou retornem por si só à localidade. A população, entidades e lideranças municipais precisam estar engajadas e, principalmente, preparadas para oferecer atrativos o ano inteiro, com boa infraestrutura, tanto na cidade quanto nos empreendimentos locais”, orienta.
A participação no evento é gratuita, mas os interessados devem entrar em contato com a ACILS pelo telefone (42) 3635-5903 e confirmar presença até a próxima terça-feira, dia 1º de fevereiro. Além da comunidade de Laranjeiras do Sul, também estão convidados todos os interessados no desenvolvimento do turismo no Território da Cantuquiriguaçu.
ExemploAinda na programação do Seminário Regional, está prevista a apresentação de um caso de sucesso no turismo religioso, que também foi acompanhado pelo Sebrae/PR. “O município de Lunardelli, no norte do Paraná, tem pouco mais de 5 mil habitantes e, com o fomento ao turismo religioso, consegue atrair de 20 a 30 mil visitantes por mês ao Santuário de Santa Rita, por exemplo. A movimentação é intensa e há restaurantes que chegam a servir 700 refeições nos finais de semana”, indica Max Batista.
O exemplo do Projeto que foi realizado em Lunardelli, complementa o consultor, visa mostrar a comunidade de Laranjeiras do Sul que é possível desenvolver o turismo na cidade. “Queremos mostrar um caso real de sucesso que pode ser seguido e auxiliar a guiar os próximos passos do Projeto na cidade. O foco principal, assim como as demais ações do Sebrae/PR junto ao Território da Cantuquiriguaçu, é trazer melhorias na geração de renda e, consequentemente, na qualidade de vida da população”, assinala.
Oportunidade
Para o chefe regional da Secretaria de Estado do Turismo (SETU), Ademar Schuhli, o potencial para o turismo religioso já está instalado no município, basta organização e planejamento para que possa dar certo. “Com os parceiros engajados no Projeto e apoio da população e grupos de empreendedores, a cidade só tem a ganhar. Atualmente, a segmentação do turismo vem ganhando força e o turismo religioso, que é muito forte no Paraná, uma ótima oportunidade de negócio”, afirma Ademar Schuhli.
O chefe regional da SETU também enfatiza a questão da facilidade de acesso que o Projeto de Turismo Religioso em Laranjeiras do Sul também vai trazer para os fiéis da região. “Essa estruturação vai permitir que os religiosos tenham uma alternativa mais próxima e menos onerosa: em vez de se deslocar até São Paulo, para o encontro com a fé na cidade de Aparecida do Norte, poderão fazer o mesmo rito, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Laranjeiras do Sul.”
Outra boa possibilidade de desenvolvimento é unir dois segmentos do turismo regional: o religioso e o rural. “Existem agroindústrias e pequenas propriedades rurais nas proximidades que estão sendo estimuladas ao turismo rural. É o ‘casamento’ da oportunidade turística, com a vontade da população e orientação de entidades como o Sebrae/PR e SETU na qualificação de ambos os setores. Toda a comunidade ganha e agregamos valor ao roteiro turístico regional”, acredita Schuhli.

Professores fazem primeiro protesto contra Beto Richa

Do Blog do Esmael:


A APP Sindicato, o sindicato dos professores e demais trabalhadores em educação, promoveu na manhã desta sexta-feira (28) uma mobilização em frente à Secretaria de Estado da Educação (SEED). O motivo da manifestação foi à confusão causada pela Secretaria no Processo de Seleção Simplificada (PSS), que visa à contratação de professores e funcionários temporários.
Ao todo, segundo a SEED, foram inscritos 438.654 professores. A Secretaria pretende contratar emergencial 30 mil professores pelo processo, mas anuncia que pretende eliminar essa modalidade de seleção.
Os professores alegam que houve falhas no sistema da Celepar que impossibilitaram o correto preenchimento da ficha de inscrição ocasionando problemas na classificação.
Outro problema foi o indeferimento da grande maioria dos recursos impetrados pelos candidatos. Dos 8.359 recursos protocolados, apenas 14 foram deferidos.
A SEED afirma que não aconteceu nenhum tipo de problema no sistema de seleção e que a causa mais provável para a confusão foi a “falta de atenção dos candidatos” na hora do preenchimento da ficha.
A APP diz que Secretaria da Educação está irredutível quanto à possibilidade desses educadores terem a oportunidade de corrigir os equívocos de responsabilidade do sistema.
O departamento jurídico do sindicato impetrou um mandado de segurança com o objetivo de reverter às injustiças causadas pelo processo de seleção.
O sindicato defende que o Estado, no mínimo, garanta a quem se inscreveu a oportunidade de corrigir as falhas na inscrição, pois no entendimento da entidade, os professores foram induzidos ao erro pelo sistema disponibilizado para efetuar a inscrição.
O fato é que o governo tucano começou muito mal com os educadores de Paraná, e a “chapa” promete esquentar ainda mais quando a categoria resolver cobrar as promessas de campanha feitas pelo governador Beto Richa.
Na campanha pelo governo do estado, o tucano prometeu dar um aumento de 27% aos professores da rede estadual de ensino.

Governo do Estado diminui o porte das escolas

O Governo do Estado diminuiu o porte das escolas estaduais, com isso elas perdem funcionários, é o caso do Colégio Estadual João Rysicz em Marquinho, que no ano de 2010 tinha 100 horas para Pedagoga e agora passa somente para 60 horas.
Será dessa maneira que vamos ter uma educação de qualidade?
A APP Sindicato disponibilizou em seu site um DVD com as promessas de campanha do Governador Beto Richa, estamos de olho, hoje tem a primeira mobilização em Curitiba, e se continuar esse "cabo de guerra", onde o governo puxa de um lado e os educadores do outro, muita coisa vem pela frente.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Flavio Arns visitará todas as escolas estaduais

O vice-governador e secretário da Educação, Flavio Arns, visitará todas as 2.134 escolas da rede estadual de ensino. Duas delas, em Campina Grande do Sul, receberam a visita do secretario na tarde desta quarta-feira (26). “Apesar da dificuldade em termos de estrutura física, estamos motivados pelo trabalho desenvolvido por diretores, professores e funcionários das escolas estaduais”, disse Arns.

Em visita ao Colégio Estadual Prefeito João Maria de Barros, Arns elogiou a atuação da direção da escola e o entrosamento com a comunidade, por meio da Associação de Pais, Mestres e Funcionários. “O bom diretor faz com que os pais participem dos desafios da escola”, disse.

Para o diretor Anderson de Jesus Cardoso, a união de esforços para melhorar o ambiente escolar reflete no sucesso dos alunos. “A escola tem que ser um ambiente acolhedor, atraente e agradável para que os alunos gostem de ficar nela”, afirma Cardoso.

Na Escola Estadual Bandeirantes, no bairro Jardim Paulista, Arns destacou a importância de que a escola esteja aberta para a comunidade. A diretora Débora Zanchettin considera que o envolvimento dos pais de alunos é fundamental para a escola. “Hoje, temos seiscentos e oitenta alunos e conseguimos atrair até trezentos pais para as nossas reuniões. Com isso, conseguimos avançar muito na discussão das nossas necessidades”.

Campina Grande do Sul possui outros quatro colégios estaduais que serão visitados por Arns no seu retorno ao município.

Nas visitas, o vice-governador foi acompanhado pelo Prefeito de Campina Grande do Sul, Luiz Assunção, pelo chefe do Núcleo Regional de Educação – Área Norte, Antonio Sergio Carneiro Ferraz, e pelo Padre Messias, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
Fonte: Governo do Estado do Paraná

APP prepara ação contra o Estado para rever PSS

Um grupo de professores que foi desclassificado no Processo Seletivo Simplificado (PSS) 2011 participou de uma reunião na manhã de ontem, no Salão Nobre da APP-Sindicato, para receber orientações de como proceder juridicamente neste caso.
A reunião contou com a presença da presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, do secretário de Políticas Sindicais e deputado estadual (PT/PR) José Lemos, da secretária de Assuntos Jurídicos, Áurea de Brito Santana e da advogada e assessora jurídica,Gisele Soares.
Os professores entregaram documentos que comprovam que houve falha no sistema ao fazer a inscrição. Juntamente com a cópia destes comprovantes, eles fizeram um relatório apontando os prejuízos que a falha no sistema causou a cada um deles.
Os documentos preenchidos pelos candidatos que se sentiram prejudicados vão subsidiar a ação conjunta como substituto processual em nome do sindicato contra o Estado do Paraná requerendo a suspensão imediata da classificação que já foi divulgada e pedindo que seja determinada uma nova classificação que obedeça a habilitação, o tempo de serviço e o aperfeiçoamento profissional de cada candidato.
De acordo com a assessoria jurídica da APP-Sindicato, a entidade já está preparando a ação para ingresso imediato.
A orientação da APP-Sindicato é de que os professores que se sentiram lesados continuem acompanhando os desdobramentos do caso e que participem da mobilização que acontecerá na sexta-feira (28), em frente ao prédio da Seed, em Curitiba.
Por Ivan Santos

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ameaça de bomba fecha a agência do BB em Guarapuava por quase duas horas

Ameaça de bomba fecha a agência do BB por quase duas horas

O expediente já voltou ao normal na agência Central do Banco do Brasil em Guarapuava. De acordo com a gerência, uma ligação anônima feita ao Banco ameaçava a detonoção de uma bomba  no horário do almoço. A ligação foi registrada às 11h30 de um telefone público. Todo o prédio foi evacuado e o Pelotão de Choque da Polícia Militar foi acionado. O atendimento foi suspenso por quase duas horas. Militares armados no piso terreo da agência chamaram a atenção de clientes. Após a vistoria da PM, nada foi encontrado. O alarme foi falso.
Pedro Ferreira está de passagem por Guarapuava, vindo de Mato Grosso do Sul e precisou sacar dinheiro num dos caixas. Foi impedido por causa da operação de segurança.  O mesmo aconteceu com Rafael Siqueira. "Moro em Cascavel e preciso de dinheiro para continuar a viagem e encontro essa situação assustadora", comentou.
Um funcionário postado na porta principal da agência orientava os clientes. Em alguns caso, conforme a operação desejada, foram encaminhados a agência da Rua XV de Novembro.
"Não sabemos de nada. Me senti a própria traficante, pois foram chegando e mandando a gente deixar o prédio com urgência", relata uma funcionária da agência.
O gerente geral do BB em Guarapuava, Celso Primo, acompanhado por outros gerentes seccionais registram um Boletim de Ocorrência por ameaça de bomba na Polícia Civil ainda na tarde desta quarta-feira (26).
Fonte: RSN

APP convoca categoria para mobilização em frente à Seed

Diante do indeferimento dos recursos, de mais de 4 mil educadores, sob a justificativa de que estes cometeram erros ao preencher o cadastramento no Processo Seletivo Simplificado 2011 promovido pelo Estado, a APP-Sindicato convoca a categoria para um protesto em frente ao prédio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em Curitiba. O ato será realizado nesta sexta-feira (28), a partir das 09h00.
Nesta quarta-feira (27), o Departamento Jurídico do sindicato irá impetrar um mandado de segurança para tentar garantir a aceitação dos recursos destes candidatos que, no entendimento da entidade, foram induzidos ao erro pelo sistema disponibilizado para efetuar a inscrição. A APP defende que o Estado, no mínimo, garanta a quem se inscreveu a oportunidade de corrigir as falhas na inscrição.
Para a presidente da APP, professora Marlei Fernandes de Carvalho, o Estado está cometendo uma grande injustiça ao ignorar a situação desses educadores. "São pessoas que há anos dedicam seus esforços a rede pública estadual. No mínimo deveriam ter seu tempo de serviço e formação considerados de maneira correta nesta seleção", avaliou.
Mobilização em frente à Seed (Curitiba)
Quando? 28 de janeiro
Horário? A partir das 09h
Local? Em frente ao prédio da Secretaria de Educação
Endereço? A
venida Água Verde, nº 2140, bairro Vila Izabel, Curitiba
Fonte: App Sindicato.
Começamos bem o ano, já tem a primeira mobilização dos educadores contra o atual governo do estado.

Professores protestam na Seed contra falhas


Segundo os manifestantes, muitos professores com experiência estão atrás de pessoas menos qualificadas

Um grupo com cerca de 30 professores foi ontem à tarde  à Secretaria de Estado da Educação em Curitiba protestar contra o modelo de classificação dos professores temporários, o Processo Seletivo Simplificado (PSS). Os educadores alegam que os problemas apresentados desde a última semana persistem e a principal reclamação é com relação à ordem de classificação estipulada pela Secretaria. Segundo os manifestantes, muitos professores com experiência estão atrás de pessoas menos qualificadas.
Na última semana, a Secretaria de Educação informou que para o processo deste ano não foi pedido à documentação com antecedência para evitar o grande volume de papel utilizado para serem feitas as cópias. Segundo a Rádio Banda B, o chefe do Grupo Recursos Humanos Setoriais (GRHS) da Secretaria, Arnaldo Moreira de Matos, havia garantido que nenhum professor seria prejudicado.
Fonte: Bem Paraná.

Copel vai instalar torre de internet em Marquinho!

Esta semana a Copel esteve em Marquinho realizando uma sondagem no local onde deverá ser instalada uma torre para transmitir sinal de internet a população de Marquinho, segundo informações, o processo já está bem adiantado, a torre que contará com 37 metros de altura vai ser montada no pátio do Colégio Estadual João Rysicz, a mesma vai receber o sinal de internet via satélite e repassará para as residências via fibra óptica. A previsão é de que em dois meses, o trabalho esteja concluído. Será necessário uma espresa para montar o provedor, por isso ainda não é possível saber o preço que vai custar para o consumidor, mais a promessa é que será uma internet com uma boa velocidade, para competir com a via rádio e a ADSL já existentes no município.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

As manchetes desta terça feira!

Os jornais do Paraná
- Gazeta do Povo: De olho no pré-sal, Paraná cria pacote de incentivos
- Folha de Londrina: Governo pode intervir em Paranaguá
- O Estado do Paraná: Ação tenta barrar volta de Maurício
- O Paraná: Alto preço da terra trava reforma agrária na região
- Jornal do Estado: Paraná soma 2.019 casos de dengue apenas neste ano
- Tribuna do Norte: Oferta de emprego cresce 18,5% em 2010
Jornais de outros estados
- Globo: Centrais rejeitam proposta de Dilma para novo mínimo
- Folha: Em 7 meses, Assembleia de São Paulo trabalhou 2
- Estadão: Atentado mata 35 em aeroporto de Moscou
- JB: Mais quente que o Saara
- Correio: Revolta e choque
- Valor: Novo código protegerá o consumidor endividado
- Estado de Minas: Novos vereadores vão custar R$ 26,8 mi por ano em Minas
- Jornal do Commercio: Terror e morte abalam Moscou
- Zero Hora: Tarso prepara envio de pacote à Assembleia

sábado, 22 de janeiro de 2011

Escola Estadual em Alto do Cobre!

Até que enfim, saiu a notícia que as obras no salão da comunidade onde vai funcionar a escola estadual iniciarão na semana que vem, lembrando que a escola vai funcionar no salão, até o governo autorizar a construção do prédio próprio.
Esperamos que tudo isso se concretize!

Quanta baixaria!!!

Até quando o povo de Marquinho vai ser obrigado a ouvir os dois lados políticos em duas emissoras de rádio no mesmo horário trocando acusações mútuas, isso é uma falta de respeito com a população marquinhense que merece o respeito de todos.
Que cada um trabalhe da sua maneira, do seu lado político em pról do Município de Marquinho para o bem da nossa comunidade sem se incomodar e ser incomodado pelos outros.
CHEGA DESSA BAIXARIA, O POVO DE MARQUINHO NÃO MERECE!!!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Cesar Filho cobra solução do Estado para impasse no SAS em Guarapuava.

O deputado estadual eleito Cesar Silvestri Filho (PPS) cobra uma solução do Departamento de Assistência à Saúde (DAS), órgão ligado à Secretaria da Administração e da Previdência, para o impasse gerado pelo fechamento do Hospital Estrela de Belém em Guarapuava. O hospital era licitado para prestar atendimento médico-hospitalar aos servidores do Estado, Tribunal de Justiça e do Ministério Público.
"A falta de um hospital credenciado para esse atendimento está causando transtornos para os conveniados que estão sem uma referência nesse setor", observa o deputado eleito. "Estou cobrando uma posição do DAS para que esse problema seja resolvido com urgência. Também estou tendo conversas frequentes com o Secretário de Saúde a respeito da área em Guarapuava e na região", diz.
De acordo com Cesar Filho, o secretário estadual de Saúde, Michelle Caputo reafirmou na terça-feira (18) o compromisso de ir a Guarapuava ainda em janeiro para ver "in loco" a situação da saúde e dos hospitais da cidade. Caputo pretender realizar uma reunião ampliada na 5° Regional de Saúde com a participação de representantes da Saúde na região.

RJ teve chuva que só ocorre a cada 350 anos


http://www.gazetadopovo.com.br/chuvadevastadora/conteudo.phtml?tl=1&id=1088515&tit=RJ-teve-chuva-que-so-ocorre-a-cada-350-anos

Três crianças indígenas são atropeladas em Nova Laranjeiras; uma morre

Motorista fugiu sem prestar socorro às vítimas. Irmã da menina que morreu está internada em estado grave
Três crianças indígenas da aldeia Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras, região Oeste do Paraná, foram atropeladas na noite de quarta-feira (19) na PR-473, próximo ao trevo de acesso à BR-277. Josiane Ninhkan Aníbal, 9, não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada no Hospital Municipal.
Marilza Ninkan Aníbal, 6, irmã de Josiane, teve ferimentos graves e foi encaminhada à UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) de um hospital de Guarapuava. A outra criança, Taíza Mendes, 7, está internada em Nova Laranjeiras e, segundo o hospital, o estado de saúde é estável.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual, o acidente ocorreu por volta das 20h20 e o motorista fugiu sem prestar socorro às vítimas. Testemunhas disseram que um Del Rey de cor dourada foi o responsável pelo atropelamento.
O corpo da vítima fatal foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Cascavel.
Fonte: Gazeta do Povo.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Boa notícia para professores e funcionários estaduais!

O secretário de Educação Flávio Arns confirmou o pagamento do 1/3 de férias devida a todos os professores e funcionários que usufruíram férias em janeiro na folha desse mês.

Olha só!

E o novo Colégio Estadual em Alto do Cobre, sai ou não sai???

Faltando menos de 15 dias para o início dos trabalhos do ano letivo de 2011 nada de obras no novo colégio estadual que deveria entrar em funcionamento no início de fevereiro. Comenta-se que está tudo certo prara o funcionamento do mesmo, resta só preparar o espaço físico.
Vamos ver o que acontece??? O Colégio sai mesmo ou já foi barrado???

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Falta de nomeações na Educação deixa deputados revoltados com Beto

Do blog do Esmael
O azedume dos deputados estaduais com o governador Beto Richa (PSDB) aumenta cada vez mais por causa de nomeações que não ocorrem na velocidade que eles almejam.
Nesta terça-feira, começaram as distribuições de aulas e a nomeação de documentadores escolares. É aí que está a bronca dos aliados de Beto.
Em virtude de disputas entre deputados, as trocas dos chefes regionais dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) foram congeladas. Os nomeados pelo ex-governador Roberto Requião (PMDB) ainda permanecem nos cargos.
São esses chefes de NRE quem fazem a distribuição de aulas e escolhem os documentadores escolares nos municípios.
Depois de escolhidos os documentadores e distribuídas as aulas aos professores, somente no ano que vem poderá haver interferência de novos chefes do NRE.
“O nosso sentimento é de quem perdeu a eleição para Osmar Dias (PDT)”, reclama um parlamentar tucano.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Olha só!

Capotamento deixa três mortos e um ferido na BR 158 entre Marquinho e Palmital

Três pessoas morreram e outra ficou ferida durante acidente ocorrido na PR 158 entre os municípios de Laranjeiras do Sul e Palmital, no final da tarde desta segunda-feira (17). De acordo com o Corpo de Bombeiros de Guarapuava, um caminhão carregado com açucar capotou. A equipe ainda encontra-se no local e não há informações sobre a identidade das pessoas envolvidas. A informação inicial era de um caminhão boiadeiro tinha se envolvido no acidente.

PT diz que apoia aumento de 27% a professores sugerido por Beto

Enio apoia aumento a professores.
O presidente estadual do PT, deputado Enio Verri, afirmou neste domingo (16) ao repórter Roger Pereira, no jornal O Estado do Paraná, que apoiará as boas medidas do governador Beto Richa (PSDB), entre elas o aumento de 27% nos salários dos professores. “Mas nossa prática será a prática construtiva, estadista. Não vai votar contra o governo pura e simplesmente. Vamos analisar projeto por projeto e vamos aprovar as boas propostas. Tem projeto do Beto Richa que somos favoráveis, como a promessa de aumentar em 27% o salário dos professores da rede estadual. Óbvio que vamos apoiar imediatamente”, provocou o petista.
“Agora, projeto que vise concentrar a renda, diminuir o poder das nossas estatais, beneficiar somente a elite do estado, terá nossa crítica, nossa proposta alternativa e nosso voto contra”, concluiu Enio Verri.

Beto Richa inicia governo sob pressão de servidores

Fórum Sindical apresenta hoje pauta de reivindicações que inclui reposição da inflação e de perdas salariais


Beto Richa: pressão vem em momento de contenção de gastos (foto: Valquir Aureliano)
Pouco mais de duas semanas depois de assumir o cargo, o governador Beto Richa (PSDB) já começa a sofrer cobranças por parte do funcionalismo público estadual. O Fórum das Entidades Sindicais (FES) agendou para hoje uma audiência com o secretário de Estado da Administração e Previdência, Luiz Eduardo Sebastiani, para apresentar a pauta conjunta de reivindicações dos servidores. A lista inclui a reposição da inflação do período, com reajuste pago nos salários de maio, e a abertura de discussão de um cronograma para a compensação de perdas de governos anteriores, que segundo a entidade chegam a mais de 150%. O Fórum pediu a presença do governador na audiência.
“Essa pauta de reivindicações foi cobrada no governo Requião e Pessuti, mas não foi totalmente atendida, então precisamos manter um canal de negociação aberto com o novo governo”, explica Elaine Rodella, coordenadora do FES e presidente do SindSaúde-PR. Somente a reposição da inflação de 2010 exigiria um reajuste de cerca de 6% nos salários do funcionalismo estadual.
O Fórum reivindica a manutenção da data base e o reajuste salarial de, no mínimo, a inflação apurada no período de maio/2010 a abril de 2011, aplicada no salário de maio. Além disso, cobra
ganhos reais que recomponhamos salários referentes às perdas dos dois governos do Jaime Lerner.
A pauta inclui ainda a realização de concursos públicos para a contratação de pessoal. Segundo os sindicatos dos servidores, muitos setores da administração estatal, entre eles o meio ambiente, agricultura, saúde, educação, saúde, justiça, etc., estão sucateados devido a falta de pessoal. Outros setores tiveram ampliação de atribuições, o que também exigiria a contratação de servidores.
O Fórum cobra ainda a redução do número de terceirizados e precarizados, que segundo a entidade se ampliou, “inclusive com maior dispêndio de recursos financeiros, já que em muitos casos o Poder Judiciário tem condenado o Estado solidariamente às obrigações das empresas terceirizadas”. De acordo com a entidade, o quadro de estagiários na gestão pública do poder Executivo atinge mais de 20% em relação aos servidores de carreira.
Outro item da pauta do funcionalismo é o reajuste e a incorporação ao salário dos servidores das gratificações e adicionais. Segundo o Fórum, tanto o governo Lerner quanto o de Requião criaram vários “penduricalhos” a titulo de gratificação, como a GAS na saúde, GEE no meio ambiente e agricultura, gratificação no sistema penitenciário, na educação, entre outras. E essas gratificações estão congeladas, o que na prática, afirma a entidade, representa arrocho salarial. “As gratificações devem ser reajustadas desde a data da sua implantação, no mínimo, pelos índices oficiais”, afirma o Fórum no documento que deve ser entregue ao governo hoje. “Reajustadas (as gratificações) deverão ser incorporadas ao salário do servidor visando propiciar que o servidor quando se aposenta possa ter seus rendimentos mantidos, bem como, viabilizar o aumento da arrecadação ao sistema previdenciário estadual”, aponta o texto.
Os servidores querem ainda melhorias nos serviços prestados pelo SAS - de assistência médica ao funcionalismo. Segundo eles, apesar do governo gastar mais de R$ 100 milhões anuais com o sistema, “a qualidade e a quantidade ainda não são satisfatórias e suficiente para atendimento da demanda dos servidores”. O Fórum também reivindica o cumprimento da lei no que se refere a promoção e progressão funcional dos servidores. E o reenquadramento de de servidores que exercem atividades de maior formação, mas recebem remuneração referente ao cargo de admissão, os chamados “desenquadrados”.
Moratória —  A julgar pelas primeiras medidas tomadas, o novo governo terá dificuldades em atender as reivindicações do servidores públicos estaduais. Logo ao assumir, Beto Richa decretou moratória de 90 dias nos pagamentos a fornecedores e contratos com valores superiores a R$ 50 mil. E apontou uma situação financeira complicada, comprometida por uma série de pendências da administração anterior. Richa também determinou um corte de 15% nas despesas de custeio, e a exoneração dos 3,5 mil ocupantes de cargos em comissão. Além disso, o tucano terá que lidar com a cobrança para o cumprimento das promessas de campanha, que geraram expectativas em diversos setores do funcionalismo, como professores, profissionais da saúde e policiais.
Fonte: Bem Paraná

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Entre o político e o policial: Bradock na mídia


A saída do delegado Mario Sergio Bradock da 2° Subdivisão Policial de Laranjeiras do Sul está provocando manifestações populares e de autoridades ligada à area. Há menos de três meses e pela segunda gestão na nessa subseção, Bradock, segundo a mídia daquele município, estava colocando as coisas no lugar. Desengavetou inquéritos, mexeu aqui, vasculhou ali, prendeu o autor de um crime que faltava poucos dias para prescrever (quase 20 anos), e, principalmente, ganhou espaço na mídia. www.cristinaesteche.com.br/

Traiano já assumiu a 5° Regional de Saúde


O cirurgião-dentista Vinicius Traiano, 33 anos, assumiu oficialmente a 5.ª Regional de Saúde com sede em Guarapuava com a missão de fazer um levantamento real das principais necessidades da região. Isto inclui reuniões com todos os prefeitos da região e com o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde “Precisamos encontrar uma alternativa para suprir a demanda deixada pelo Hospital Nossa Senhora do Belém, que fechou as portas recentemente. O secretário também se comprometeu em visitar a região nos próximos dias”. Traiano reforçou que irá garantir a aplicação de todos os programas da atenção básica.
Junto com Traiano o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, nomeou outros 17 novos diretores regionais da Saúde. Os diretores da 13.ª, 14.ª, 15.ª e 16.ª regionais ainda não estão definidos.
Os novos diretores se reuniram com o secretário e com o diretor-geral, René José Moreira dos Santos, que apresentaram as principais necessidades de cada região. Os novos diretores ajudarão o secretário Caputo Neto a cumprir o Contrato de Gestão que está sendo elaborado nos primeiros seis meses de Governo e será assinado com o governador Beto Richa.
Os novos diretores foram a Curitiba, onde tiveram um dia de trabalho e conheceram a estrutura da Secretaria da Saúde. Eles também foram recebidos individualmente pelo secretário.

Secretaria de Segurança confirma saída de Bradock


A Assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Segurança Pública confirmou à RSN neste início de tarde de sexta-feira (14) que o delegado-chefe da 2° Subdivisão Policial de Laranjeiras do Sul, Mario Sergio "Bradock" deixará o cargo. Em seu lugar assumirá o delegado Adriano Choffi que atuava em Pato Branco. a Ordem de transferência saiu nesta sexta-feira.
Outras trocas de delegados em divisões e subdivisões também acontecerão por ordem do novo Delegado Geral da Polícia Civil, Marcus Vinicius Michelotto.  São 35 trocas e o prazo para assumirem os novos postos varia de três a oito dias.
“São mudanças que buscam a oxigenação da polícia. As escolhas correspondem ao perfil de cada delegado no que se refere a unidade que vai assumir. As mudanças, independente do tempo de carreira de cada delegado, também correspondem as expectativas da nova filosofia da Secretaria da Segurança”, disse Michelotto.
Matéria relacionada: www.redesuldenoticias.com.br/noticia.asp

Servidores estaduais têm audiência com novo governo

O FES também solicitou a presença do novo governador, Beto Richa

O Fórum das Entidades Sindicais (FES) agendou uma audiência com o novo governo do Estado. Na segunda-feira (17), às 15h, no Palácio das Araucárias, o Fórum vai apresentar ao Secretário de Administração e Previdência, Luiz Eduardo Sebastiani, a pauta de reivindicações conjunta dos servidores estaduais do Paraná, e as pendências deixadas pelo governo anterior. O FES também solicitou a presença do novo governador, Beto Richa.
"Essa pauta de reivindicações foi cobrada no governo Requião e Pessuti, mas não foi totalmente atendida, então precisamos manter um canal de negociação aberto com o novo governo", explica Elaine Rodella, coordenadora do FES e presidente do SindSaúde-PR.
Muito foi conquistado pelos servidores e pelo FES nesse último governo, "mas precisamos melhorar ainda mais a qualidade do serviço público do Paraná, para isso necessitamos de melhorias na vida do servidor, há várias questões que ainda preocupam e desestimulam o servidor que precisam ser encaminhadas", ressalta Heitor Raymundo coordenador do FES e diretor do SindiSeab.
Principais pontos da pauta de reivindicações:
§ Reposição salarial na data-base (Lei 15.512/2007)
§ Reajuste e incorporação das Gratificações,
§ Cláusulas sociais (auxílios transporte, alimentação e pré-escola/creche),
§ Enquadramento de todos os servidores,
§ Efetivação das promoções/progressões,
§ Melhorias do Sistema de Atendimento à Saúde (SAS) e ParanaPrevidência.
:: Veja aqui o documento completo
O Fórum reúne os seguintes sindicatos: SindiSeab, SindSaúde, Sindarspen, APP-Sindicato, Sinder, Sindijus-PR, Sinteoeste, Sindsec, Sintespo, Sinteemar, Assuel, Sintesu, Sindifazcre, Sindicontas. O conjunto desses sindicatos representa mais de 200 mil servidores estaduais do Paraná.
Fonte: Assessoria do Sindiseab

Conveniados do SAS reclamam da atual situação


Usuários do Sistema de Atendimento à Saúde (SAS) de Guarapuava continuam sem atendimento pelo convênio desde que o Hospital Estrela de Belém fechou as portas.

Em contato com a Secretaria Estadual de Administração e da Previdência, a assessoria da diretoria geral informou à RSN que uma solução para o caso deverá acontecer nos próximos dias. O superintendente José Fernando Macedo assumiu o cargo ontem, quarta-feira (12) e ainda está se ambientando à estrutura.

Em contato telefônico com a RSN funcionários do Núcleo Regional da Agricultura reclamam da situação. Eles dizem que os conveniados do SAS tem que desembolsar dinheiro para poder terem atendimento médico e hospitalar. Estamos dependendo de consultas particulares e nenhuma providência está sendo tomada", afirmou um dos técnicos do NRE. E vai além: "Mais uma vez Guarapuava é notícia negativa. Só o nosso município está com esse problema", observa.

Os servidores públicos estaduais e também os servidores do Ministério Público e do Tribunal da Justiça que atuam em Guarapuava são conveniados do SAS, antigo IPE (Instituto de Previdência do Estado) e somam cerca de 16 mil pessoas. O hospital conveniado em Guarapuava era o Estrela do Belém que encerrou suas atividades por problemas financeiros. Os outros dois hospitais da cidade, São Vicente de Paulo e Santa Tereza não tiveram interesse em assumir o convênio de forma emergencial e temporária como propôs o governo anterior, a partir de um edital. A provedoria do São Vicente e a direção do Santa Tereza alegam que o valor proposto per capita não cobre as despesas.

Matérias relacionadas:

www.redesuldenoticias.com.br/noticia.asp

www.redesuldenoticias.com.br/noticia.asp
www.redesuldenoticias.com.br/noticia.asp

Possível saída de Bradock gera protestos em Laranjeiras do Sul!


As especulações sobre uma possível transferência do delegado-chefe da 2° Subdivisão Policial, Mario Sergio Zacheski "Bradock" (foto), mobilizou a sociedade de Laranjeiras do Sul.  Cerca de 200 pessoas protestaram na tarde de quinta-feira (13) em frente a Delegacia de Polícia. Vereadores, lideranças comunitárias, Conselho de Segurança e Carcerário  avalizam a permanência do delegado no cargo. Após o pronunciamento de Bradock afirmando que deseja permanecer na cidade os manifestantes saíram em passeta pelas principais ruas da cidade.
Os comentários da possível transferência do delegado surgiram  após a posse do novo delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinicius Michelotto, na quarta-feira (12) em  Curitiba. Os motivos alegados seriam políticos.
Esta é a segunda vez que Bradock assume a chefia da 2° SDP. Delegado polêmico, sem "papas na língua", dizendo "amar o que faz"  Bradock age com rigor no combate ao crime na região.  A popularidade conquistada pela sua atuação policial o elegeu deputado estadual. Sem mandato, já que não conseguiu a reeleição, Bradock retornou a Laranjeiras do Sul há cerca de três meses. Estatísticas divulgadas na imprensa do município afirmam que nesse período houve 80% de redução nos crimes praticados.
Fonte:noticiais policiais

Vendaval causa prejuízos no Colégio Estadual Ireno Alves dos Santos



Na tarde da última quarta-feira, 12 de janeiro de 2011, as fortes chuvas acompanhadas de vendaval que atingiram a região Centro Oeste do Estado do Paraná foram mais intensas especificamente na região do Assentamento Ireno Alves dos Santos na Comunidade Arapongas, município de Rio Bonito do Iguaçu, onde está localizado o Colégio Estadual Ireno Alves dos Santos (foto), o qual ficou praticamente destelhado.
O levantamento dos prejuízos feito pela equipe técnica do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, ao qual o colégio está jurisdicionado, aponta que 60% do prédio ficou totalmente descoberto. Essa situação causou outros inúmeros prejuízos ao estabelecimento, tendo em vista que o mobiliário e equipamentos ficaram expostos ao mau tempo. Além disso, contabilizaram-se outras conseqüências, como a instalação elétrica que deverá passar por manutenção. Felizmente não houve pessoas feridas, apenas danos materiais, uma vez que em época de férias, haviam poucas pessoas no estabelecimento.
Tendo em vista que o período letivo está prestes a iniciar, a direção do Colégio está providenciando a documentação e o NRE está tomando todas as providências necessárias para agilizar o processo. O pedido protocolado está sendo encaminhado, a SEOP - Secretaria de Obras Públicas, a qual deverá dar prioridade ao atendimento.
Os reparos devem iniciar em alguns dias, pois o processo encaminhado depende de trâmite e exige o acompanhamento burocrático da SEED – Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
O Colégio Estadual Ireno Alves dos Santos foi construído em 1999, possui área de 460 metros quadrados num terreno de 1.320 metros quadrados e oferta o Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, atendendo aproximadamente 400 alunos.
Na mesma época, em 2010, em função do mau tempo, o colégio já havia sido danificado, contudo, em proporções menores. Os reparos foram realizados imediatamente.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Arns e Richa: educadores estão na expectativa de reajuste de 26%.

O mundo político paranaense esperava mais dos discursos de posse do governador Beto Richa (PSDB), realizados ontem, em Curitiba, na Assembleia Legislativa do Paraná e em frente ao Palácio Iguaçu.
Para muitos que acompanharam a cerimônia de posse – pessoalmente ou pela TV – a fala do tucano foi sofrível.
Discurso à parte, espera-se de Beto um governo menos chocho e recheado de mais trabalho. Há quem duvide do sucesso do novo governador.
Um desses que vê com desconfiança o tucano é o ex-governador Roberto Requião (PMDB): “… Beto pode vir a ser o pesadelo. Deus queira que não seja assim”, vaticinou pelo Twitter o senador eleito.
Um dos primeiros teste de Beto Richa será anunciar, imediatamente, o aumento de 26% prometido no salário dos educadores paranaenses. (Não vale dizer que a herança maldita o impede de cumprir a promessa de campanha).
Falhar nesse primeiro item equivaleria antecipar o fim da lua-de-mel que costuma acompanhar os novatos na administração pública nos 180 dias iniciais.
Nesta segunda-feira (3), às 11 horas, Beto terá a primeira grande oportunidade de anunciar o reajuste na posse do novo secretário de Educação, Flávio Arns, que também é o vice-governador.

Fonte: Blog do Esmael

sábado, 1 de janeiro de 2011

Moradores de Maringá sentem reflexo de terremoto na Argentina

Tremor foi sentido em alguns bairros como a Zona 07 e a Vila Marumby. Apesar do susto, o Corpo de Bombeiros não constatou danos em estruturas 
Moradores de Maringá, no Noroeste do estado, sentiram um tremor na manhã deste sábado (1º), por volta das 8 horas, reflexo do terremoto de 7 graus na escala Richter que atingiu a região de Santiago Del Estero, no norte da Argentina, a cerca de 1,8 mil quilômetro do norte do Paraná. O Corpo de Bombeiros de Maringá informou que recebeu algumas ligações de moradores relatando os tremores. Apesar do susto, não foram constatados danos em estruturas.
A cozinheira Silvia Torres conta que estava dormindo no momento em que começaram os tremores. “Acordei com um baque. O rack saiu do lugar, a tevê a as camas tremiam. Foram três sequências de tremores e achei que o prédio ia cair. Chamei minha filha e fui pra fora.” Residente no sexto andar do Edifício Teorema, ela disse que nunca havia sentido algo semelhante. “Falaram que o mundo vai acabar em 2012, mas achei que em 2011 já tava começando”, relatou a moradora do Jardim Novo Horizonte.
O aposentado José Júlio Teixeira, que reside na Zona 07 também presenciou o abalo. “Eu estava sentado e de repente vi as toalhas do banheiro balançado. Falei com minha esposa e cunhada que também sentiram”, afirmou. O morador do Residencial Danúbio informou que não chegou a se assustar. “Como esses tremores ocorreram durante outro terremoto, nós deduzimos que havia acontecido algo do gênero”.
Tremores também foram sentidos no interior paulista
Moradores de Indaiatuba e do bairro Jardim Paulicéia, em Campinas também sentiram um tremor na manhã deste sábado (1º). A Defesa Civil vai visitar os locais onde o tremor foi sentido para fazer uma vistoria. "Precisamos avaliar as estruturas dos locais para identificar qualquer tipo de alteração", disse o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
Terremoto atingiu norte da Argentina
O terremoto de magnitude 7 atingiu na manhã deste sábado (1) a região de Santiago Del Estero, no norte da Argentina. O tremor ocorreu às 6h56 do horário local, 7h56 em Brasília, segundo a agência americana de monitoramento USGS. Pelo Twitter, usuários disseram que o tremor foi "muito forte" e pode ser sentido em Mendoza.
O epicentro do abalo foi a 562 quilômetros de profundidade e a 150 quilômetros de distância da cidade de Santiago Del Estero. O local fica a 960 quilômetros da capital, Buenos Aires.Inicialmente, a USGS informou que o terremoto tinha tido magnitude de 6,9. Ainda não há informações sobre feridos ou danos materiais.

Fonte: Gazeta do Povo

Novo Governador!

Em Curitiba, o governador eleito do Paraná Beto Richa (PSDB) reafirmou os compromissos assumidos durante o período eleitoral e não deixou de criticar seus antecessores. Sem citar nomes, Richa fez clara referência aos ex-governadores Roberto Requião (PMDB) e Orlando Pessuti (PMDB), dizendo que assume o Estado em "condições preocupantes". "Esse não é o tipo de herança que gostaria de ter recebido. Houve gastos que a prudência não teria permitido", afirmou, ao ressaltar que o Paraná espera um bom tratamento do governo federal.

E todos os paranaenses esperam realmente que o novo governador faça um governo melhor que os seus antecessores e que seja um governo para todos e não para um grupo de previlegiados.