sábado, 30 de abril de 2011

ATITUDE EXEMPLAR DA POLÍCIA MILITAR DE MARQUINHO!

MARQUINHO: Estudante comete ameaça, perturbação, desobediência, resistência e vai parar na delegacia



Na tarde desta sexta-feira (29/04) por volta das 15h30, a Policia Militar foi chamada até um colégio na zona rural de Marquinho para dar atendimento a uma ocorrência de ameaça.
No local estava um aluno de 15 anos de idade que não concordava com imposições e regras estabelecidas pelo corpo docente. Ele começou a fazer ameaças aos seus professores e também ao diretor do colégio.
Segundo relatos este adolescente sempre perturba os professores e dificulta as aulas. O Conselho Tutelar foi acionado para tentar resolver o problema, porém, os conselheiros também foram ameaçados de morte pelo garoto.
Devido ao histórico de rebeldia do aluno, todos ficaram temerosos por sua integridade física. Neste momento a policia teve que ser chamada para se fazer presente no local, mas o adolescente não se intimidou, e desferiu ameaças até mesmo aos policiais.
Diante dos fatos e a manifestação e interesse de todas as vítimas em representar criminalmente contra o adolescente, a PM convidou o mesmo para que acompanhasse a equipe policial até a Delegacia em Laranjeiras do Sul.
Novamente o adolescente não acatou a ordem, e ainda resistiu. Não restando alternativas à PM, o adolescente foi contido e conduzido, juntamente com as demais partes envolvidas até a 2ª SDP para os devidos procedimentos.
Fonte: PM de Marquinho 
Site: Noticias Políciais.

sábado, 23 de abril de 2011

SOLIDARIEDADE DE DALCI FLORES!

Dalci Flores (Fone: 8411-6566) solicita solidariedade ao amigo Galo Roxo, talentoso gaúcho que se encontra em dificuldade financeira e com saúde debilitada.







Galo Roxo, hoje reside em um rancho à beira de rodovia mas seu rancho é o verdadeiro rancho sem tramela mas mesmo com sua humildade é um gaúcho de boa índole. Talves por isso que está passando por dificuldade.
Solicitamos qualquer valor em prol desse gaúcho, mesmo sendo simbólico sua ajuda vai ser de grande valor, interessados e qualquer dúvida procurar Dalci Flores, radialista marquinhense. obrigado. Dalci Flores(os colaboradores se assim desejarem será divulgado nesse Blog).

OBS: Galo Roxo estará se apresentando em Marquinho no dia 7 de maio de 2011 às 14 horas.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Eleutério recorre da sentença

Duas famílias tradicionais do município de Marquinho enfrentaram-se quinta-feira (14) no Tribunal do Juri de Laranjeiras do Sul. De um lado, a família Eleutério, que teve João de Lima Eleutério, prefeito de 1997 a 1998. De outro, a família Baptistel, que teve Luiz Cezar Baptistel, o Zinho, prefeito entre os anos 2000 a 2008.
João de Lima Eleutério é acusado de ser mandante do duplo homicídio qualificado de...

Advogada do acusado (foto), Maria das Graças Carvalho, já apresentou recurso: “jurados não entenderam o que foi explicado”
Fonte: Jornal Correio do Povo.

sábado, 16 de abril de 2011

Ex-prefeito de Marquinho é condenado a 23 anos de prisão

A acusação é de duplo homicídio qualificado e lesão corporal.

O ex-prefeito do município de Marquinho, na região de Guarapuava, João de Lima Eleutério, foi condenado a 23 anos de prisão pela prática de duplo homicídio qualificado e de lesão corporal grave. Os crimes pelos quais Eleutério foi condenado como mandante ocorreram em 1998, quando ele era prefeito municipal e resultaram na morte de dois irmãos e em lesões na esposa de uma das vítimas fatais. As vítimas seriam opositores políticos do então prefeito. A decisão é do Tribunal do Júri da Comarca de Laranjeiras do Sul.

A denúncia foi oferecida, na época, pela Procuradoria-Geral de Justiça. Após o término do mandato de Eleutério, os autos foram remetidos à Promotoria de Justiça de Laranjeiras do Sul.

A promotora de Justiça Fernanda Bohn atuou em plenário no julgamento, presidido pelo juiz de Direito Bernardo Sazolo Ferreira.

Os executores do crime serão julgados em outro processo criminal, ainda sem definição da data do júri.  


Fonte: RSN.

Rosane Permanece na Chefia do NRE de Laranjeiras do Sul!

Segundo entrevista a Rádio Piquiri de Marquinho na manhã deste sábado, a Rosane Borges de Oliveira confirmou que permanece na Chefia do NRE, e que são só boatos de que seria trocado a chefia do Núcleo.
Ela ainda anunciou prioridades para o Colégio Estadual João Rysicz de Marquinho, que são reparos na instalação elétrica, no piso e no refeitório.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Detectores de metais em escolas do Paraná podem ser obrigatórios

Valéria Auada do Estado do Paraná
O deputado estadual Roberto Aciolli (PV) apresentou nesta quarta-feira (13), na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná, dois projetos de Lei, um sobre a obrigatoriedade de detectores de metais em escolas estaduais e o outro que trata da exigência de uma avaliação psicológica preventiva em alunos da rede estadual e estabelecimentos de ensino particulares a partir da 5ª série. Os projetos de Lei serão avaliados pela Comissão de Constituição e Justiça e depois serão votados em plenário.
“O assunto é delicado e polêmico. Quando eu estava como vereador eu já tinha elaborado esses projetos de Lei para o município, mas não deu tempo de apresentar porque tive que ir para a campanha e me elegi deputado”, disse Aciolli.

Sessão da Câmara dura cinco minutos

O que é possível fazer em cinco minutos? Este tempo limita a maioria da atividades que requerem estratégias e organização prévia, possibilitando apenas ações simples e rápidas. Escovar os dentes, amarrar os cadarços dos tênis, tirar o carro da garagem ou um cafezinho. Estas são algumas das atividades cabíveis nos 300 segundos.
No entanto, um fato na semana passada chamou a atenção. A sessão da Câmara de Vereadores de Marquinho não durou mais que isso. O Jornal Correio esteve presente no encontro e cronometrou o tempo gasto pelos legisladores para cuidar do futuro e do desenvolvimento do município.
Nada mais do que cinco minutos. Pouco quando se fala de um assunto tão importante. Esse tempo foi dividido entre a leitura da ata da reunião passada, também sem conteúdo, uma oração e um minuto de silêncio, dedicado a tragédia no Rio de Janeiro. Ainda restaram dois minutos, preenchidos por dois pronunciamentos, sete rejeições à palavra e o encerramento oficial.
Segundo a presidente da Câmara, vereadora Verônica dos Santos Minuzzi, a explicação para o encontro relâmpago, é que o prefeito não mandou nenhum projeto para apreciação dos pares. “Eu sozinha não posso fazer a sessão. Os outros vereadores também tinham que fazer os requerimentos, mas eles não fizeram. Tem sessão que é assim, rapidinha mesmo”, justificou.
Neste sentido, a obrigação constitucional dos legisladores fica colocada em prova. Não somente isso, como o real sentido da democracia de participação na tomada das decisões e da voz ativa nos problemas e necessidades da comunidade. Nem mesmo a fiscalização dos atos do Executivo são vistos como prioridade pelos vereadores. “Isso geralmente a gente faz, mas por enquanto está tudo certo”, completou a presidente.

Fonte: Jornal Correio do Povo.

JURI POPULAR

No dia 14 de abril de 2011 haverá Juri dos mandantes da morte de Vilmar Baptistel e João Carlos Baptistel (Ocorrido no dia 3 de Janeiro de 1997). Irmãos do Ex-Prefeito de Marquinho.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Chefe do NRE de Laranjeiras participou de reunião com a SEED

Hoje (05) estiveram numa reunião de trabalho os 32 chefes de Núcleos Regionais de Educação (NREs) com a Secretaria de Estado de Educação (SEED). Entre os chefes, esteve Rosane Borges de Oliveira, do NRE de Laranjeiras do Sul. A reunião ocorreu em Morretes.
O vice-governador e Secretário de Estado da Educação Flávio Arns explicou que “o objetivo desta reunião é nos encontrarmos sempre para construirmos uma educação de qualidade.”.
A superintendente de Educação, Meroujy Giacomassi Cavet, apresentou o plano de metas de 2011, falou sobre capacitação, ofícios e circulares e das consultas públicas que serão realizadas sobre as diretrizes do ensino médio e porte das escolas.
O superintendente de desenvolvimento educacional (Sude), Jaime Sunye Neto, falou aos chefes de núcleos sobre as questões de infra-estrutura e os problemas enfrentados. “A estrutura é imprescindível para fazermos da educação do Paraná a melhor do país”, disse. O superintendente também trouxe sua equipe para esclarecer situações relacionadas a índices educacionais do Paraná, transporte escolar, entre outras. O secretário de Educação pediu auxílio dos chefes de NREs para a fiscalização das obras que são entregues, a fim de minimizar os custos com manutenção, que fica em torno de R$ 38 milhões por ano. “Temos de verificar as reformas e construções que estão sendo feitas de forma inadequadas. É inadmissível o que está sendo feito com o dinheiro público”, disse.
Já o tenente-coronel Douglas Dabul, comandante do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, falou sobre o trabalho da polícia militar e da importância da parceria entre a família, escola e comunidade no combate das situações de falta de segurança no entorno da escola. Os próprios policiais do Batalhão apresentaram uma peça de teatro sobre o tema. O chefe do Grupo de Recursos Humanos Setorial (GRHS) da Seed, Arnaldo Moreira de Matos, deu orientações sobre licença prêmio, substituições de pedagogos e administrativos, além de pedir sugestões sobre concurso de remoção, dobra de padrão e na elaboração dos editais do Processo de Seleção Simplificado.
A reunião foi finalizada com a apresentação do diretor geral da Seed, Jorge Eduardo Wekerlin, que falou sobre a importância do planejamento estratégico, que também irá contar com a participação dos chefes de NREs. Wekerlin também abordou a questão da equiparação salarial, reivindicada pelos professores do Paraná. “Estamos estudando os impactos, mas é uma situação que tem de ser enfrentada. Uma das propostas é trabalhar com quatro parcelas”, disse.
Laranjeiras do Sul
Na ocasião, a chefe do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, Rosane Borges de Oliveira, entregou em mãos ao Secretário de Estado da Educação Flávio Arns, um relatório sobre a infra-estrutura dos estabelecimentos estaduais jurisdicionados ao NRE. “Após visitarmos todas as escolas no mês de março, organizamos as informações e fotografias com o objetivo de enfatizar ao secretário as principais necessidades e urgência de obras e reparos,” explicou Rosane.


Fonte: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br

ROSANE BORGES DE OLIVEIRA MOSTRANDO UM BOM TRABALHO!

Secretário recebe diagnóstico de escolas atendidas pelo NRE de Laranjeiras do Sul


Vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, recebe diagnóstico das escolas atendidas pelo Núcleo Regional de Laranjeiras do Sul.

As reuniões com os diretores das escolas da rede pública estadual já estão trazendo resultados para a educação do Paraná. Nesta quarta-feira (06), o vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns, recebeu das mãos da chefe do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, Rosane Borges de Oliveira, o diagnóstico de infraestrutura das 63 escolas estaduais atendidas pelo Núcleo.

O relatório servirá para o planejamento das ações que atenderão à realidade das escolas na região. “Parabenizamos a equipe do Núcleo pelo trabalho realizado que nos auxiliará a tomar a melhor medida par cada situação levantada”, ressaltou o secretário ao lembrar que esta iniciativa pode servir de modelo aos demais Núcleos Regionais.

O levantamento de informações foi uma iniciativa do Núcleo após a realização da primeira reunião entre a equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seed) com diretores de escolas e funcionários de Laranjeiras do Sul, ocorrida no final de fevereiro. “Organizamos com mais clareza as demandas apresentadas pelos diretores durante a reunião”, explicou a chefe de Núcleo.

O diagnóstico será enviado à Superintendência de Desenvolvimento Educacional (Sude) para análise das providências que serão tomadas mediante a urgência da situação de cada escola.

Fonte: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Uma opção para o jovem marquinhense

Com novo Fies, 'só não estuda quem não quer', diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff destacou hoje, no programa semanal de rádio "Café com a Presidenta", o financiamento do governo para a formação superior de estudantes em escolas particulares. Dilma disse que, com as novas regras do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), "só não estuda quem não quer". Também afirmou que, desde a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo tem feito um "enorme esforço" para levar jovens à universidade. "Um país é o resultado da educação que oferece às suas crianças e aos seus jovens. É nisso que eu e meu governo estamos trabalhando todos os dias."
A presidente destacou que desde 31 de janeiro, quando as inscrições no Fies foram abertas, cerca de 34 mil alunos contrataram o financiamento estudantil e mais 29 mil contratos estão em análise. Dilma disse que os juros de 3,4% ao ano oferecidos pelo programa são baixos e que o pagamento só tem início um ano e meio após a formatura do aluno.
Além disso, os que estudam para ser professores, aqueles com renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo e meio e os que recebem bolsa parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni) não precisam de fiador para conseguir o financiamento. "Com esse programa, o Fies, nós queremos que milhões de jovens, que não têm renda suficiente para pagar a faculdade ou tenham dificuldade (para pagá-la), a partir de agora têm os estudos garantidos."
Saúde
A presidente também falou sobre o programa de distribuição gratuita de medicamentos contra diabetes e pressão alta, o Saúde Não Tem Preço. Segundo ela, quase 3,5 milhões de pessoas receberam remédios nos primeiros 45 dias da gratuidade. "Isso indica que a nossa campanha sobre a importância do tratamento está no caminho certo", disse. "Queremos que todos os diabéticos e hipertensos possam fazer o tratamento direito, sem interrupção."
Fonte: Paraná Online.