segunda-feira, 30 de maio de 2011

MARQUINHO: Apreensão de cocaína e arma de fogo


A Policia Militar do Marquinho composta pelos competentes soldados Edilso e Zalewaki abordaram o veículo GM/Astra com placas de Colombo no bairro Coamig no final da tarde deste sábado (28/05) . O veículo era conduzido por Leandro Vestewig e no carona estava Junielso Carniel, ambos moradores de Colombo.
A policia realizou busca no interior do veículo e encontrou no porta-luvas um papelote contendo 12 Kg e 300 gramas de cocaína. Aos serem questionados pela policia sobre a procedência do entorpecente os mesmos relataram que adquiriram no município de Palmital/PR pela quantia de R$300,00 de uma pessoa conhecida popularmente por “Neurótico”que estava conduzindo um veiculo Fiat/Palio com placas de Curitiba.
Diante dos fatos a PM conduziu os envolvidos, juntamente com o entorpecente e o veículo até a 2ª SDP para as providencias cabíveis.
Já na manhã de domingo (29/05) às 8h25, a Policia Militar de Marquinho foi até a localidade de Val dos Pinheirinhos, onde segundo solicitação anônima algumas pessoas estariam efetuando disparo de arma de fogo as margens do Rio Piquirí.
No local a PM abordou Carlos Alberto Oliveira, Henrique Jaskiu e Edílson Luiz Martins que estavam pescando todos moradores do município de Palmital. Com Edílson a policia encontrou um rifle calibre 22, marca CBC, municiada com seis cartuchos intactos e mais treze de reserva.
Diante dos fatos foi dada voz de prisão a Edílson e conduzido o mesmo juntamente com a arma, até a delegacia em Laranjeiras do Sul para as providencias cabíveis.

Fonte: Noticias policiais.

Paraná é criticado pela ONU

Do Blog da Joice
O Paraná está entre os 11 estados do país que foram criticados pela ONU por ter ensino religioso nas escolas. De acordo com a relatora da comissão temática da Organização, Farida Shaheed, as escolas não seguem os preceitos do caráter laico do Estado, e impõem o ensino religioso. Ela alerta também para a intolerância religiosa e para o racismo, que persistem na sociedade brasileira. A relatora apela, ainda, por uma posição mais forte do governo para frear ataques de “seguidores de religiões pentecostais” contra aqueles que praticam as religiões afro-brasileiras.Uma das maiores preocupações é o com o ensino religioso, assunto que pôs Vaticano e governo em descompasso diplomático.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Comissionados em Xeque

Cerca de 312 funcionários comissionados, contratados pelas prefeituras da Comarca de Laranjeiras do Sul, podem ser exonerados nos próximos meses. Eles são alvo do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta – TAC, encaminhado pelo Ministério Público do Paraná aos chefes do Executivo de Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro e Rio Bonito do Iguaçu.
De acordo com o promotor de justiça substituto, Fernando Cubas César, foi constatado desde o ano passado, que há nos municípios diversos cargos em comissão que na realidade não estão exercendo a função dita na Constituição Federal. Elas devem ser exclusivamente de confiança, onde há um auxílio na implementação das políticas públicas do chefe do Poder Executivo. É obrigatória a realização de concursos públicos em respeito a impessoalidade e isonomia, possibilitando o pleito da vaga para toda a sociedade. “Diante dessa constatação, o MP, iniciou tratativas para realizar esse TAC. O que está ilegal tem que ser exonerado”, ressaltou.
O Termo trata ainda dos prazos e porcentagens para que as exonerações sejam executadas. Caso aceito, 30% dos funcionário serão dispensados em 120 dias, outros 30% com 180 dias e os 40% restantes no prazo de 240 dias. As prefeituras deverão encaminhar num prazo máximo de 60 dias, um projeto de lei à Câmara de Vereadores extinguindo os atuais cargos ou transformando-os em cargos de provimento efetivo, mediante prévia aprovação em concurso público.
Nesse período, o Ministério Público vai se abster da tomada de qualquer providência judicial com relação ao compromisso firmado. Caso as prefeituras desrespeitem qualquer um dos prazos fixados, todas as obrigações do compromisso firmado passam ser imediatamente exigíveis, independente do vencimento dos prazos pendentes.
O MP pretende, caso as prefeituras não cumpram o TAC, propor uma ação civil pública.

A OPINIÃO DOS PREFEITOS
De acordo com o prefeito de Nova Laranjeiras e presidente da Cantuquiriguaçu, Eugenio Bittencourt, haverá uma conversa coletiva com o promotor de Justiça na próxima terça-feira, dia 31, para discutir o assunto.
Eugenio ressaltou que todos os prefeitos respeitam o papel do Ministério Público, embora seja uma interferência grande nos trabalhos das prefeituras, principalmente os quais não são responsabilidades dos municípios. Ele lembrou que existem funcionários municipais cedidos a órgãos estaduais como como a SEAB, INSS, delegacias de polícia e para o próprio Poder Judiciário. “Se não houver um entendimento, acredito que alguns setores que seriam de responsabilidade do Estado e mesmo da União vão entrar em uma situação delicada ou mesmo parar de funcionar”, alertou.
Para Eugenio, ainda é cedo para os prefeitos emitirem algum parecer. Mesmo assim ele lembrou que com o advento do Termo, especificamente a prefeitura de Nova Laranjeiras prepara uma reforma administrativa, já que o caso dos comissionados vem se arrastando há anos.
De acordo com o prefeito de Porto Barreiro, João Costa existe a consciência de que algumas situações precisam ser regularizadas.  “É uma questão de conversa. Aqui nem todos esses 43 comissionados estão irregular. No momento estamos encerrando um projeto de lei para alterar a estrutura administrativa do município, reformando e melhorando”, destacou. Ele lembrou ainda que o município realizou em 2010 um concurso público que está protocolado no Tribunal de Contas e aguarda apenas um despacho. “Não vemos isso como um problema. A única questão são os prazos. O que o MP pede é impossível. Muitas dessas funções são vitais para o funcionamento do município e não podem ser mexidos de uma hora para outra”, completou.
Costa explicou que o número de servidores é menor do que a demanda e além disso, as pequenas cidades, como Porto Barreiro tem que se adequar a mesma legislação dos grandes centros. O prefeito enfatizou que se existir uma interferência direta nesses cargos, haverá um grande prejuízo a população e não aos administradores. “Nós assumimos funções que não são dos municípios e o MP não tem tido a mesma energia com os outros entes federados que não cumprem a sua parte. O caso do transporte escolar é um deles”, concluiu.
Segundo o prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, os prefeitos não concordam com alguns itens contidos no TAC. Conforme ele, algumas tópicos serão acatados pois não existe a intenção de cometer transgressões. “Muitas vezes somos levados ao erro justamente pela dependência que outros órgãos tem das prefeituras. Por exemplo: temos servidores no Fórum, delegacia, no INSS e nós fazemos isso porque entendemos que é nosso dever. Se não ajudarmos essas instituições terão dificuldades”, frisou. Berto destaca a intenção é discutir abertamente o assunto com o Ministério Público para que seja possível chegar a um denominador comum. O prefeito lembra que existe uma lei que rege o seguimento dos cargos comissionados. Nela consta que as administrações podem ter diretores, chefes e assessores nomeados. “Não queremos irregularidades.  Portanto, vamos ter uma conversa e esperamos que dela possamos tirar uma posição para adotar”, completou. Silva adiantou que em Laranjeiras do Sul, será brevemente realizado um concurso público para o preenchimento das vagas que hoje estão em forma de comissão. Além disso, será realizada uma urgente reforma administrativa, pois a atual é julgada como antiga e ultrapassada.
O Jornal Correio buscou ouvir os prefeitos de Rio Bonito e Marquinho, mas eles não puderam ser ouvidos pois estavam envolvidos com outros compromissos.
Fonte: Jornal Correio do Povo

CNTE desmente notícia de paralisação no dia 31 de maio

Segundo entidade, notícia é uma iniciativa de pessoas mal intencionadas
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) divulgou nota esta manhã negando a convocação de uma nova mobilização para esta segunda-feira, dia 31. Leia, abaixo, a nota:
A despeito das notícias divulgadas na internet, com uso de imagens e palavras de ordem de arte do cartaz utilizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação para paralisação realizada no dia 11 de maio, a CNTE comunica que não está convocando novamente a categoria para paralisação nacional no próximo dia 31 de maio.

Trata-se de uma iniciativa de pessoas mal intencionadas que piratearam o material da CNTE. Seus autores se apropriaram do conteúdo do cartaz ao tempo que informam se tratar de um movimento sem lideranças. Com o uso indevido da nossa arte, se valem da forte representatividade da Confederação junto ao movimento sindical, confundindo a categoria dos trabalhadores em educação.

A CNTE entende que é legítimo organizar mobilizações em defesa da educação e das suas reivindicações mais urgentes, como a implementação do Piso Salarial Nacional em todos os municípios brasileiros. O que não é possível é a pirataria e o anonimato dos responsáveis, tornando o movimento desacreditado e despolitizador.     

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Colégio João Rysicz é 3º no futsal masculino

Rio Bonito é campeão do Futsal masculino A
O Colégio Estadual Ludovica Safraider de Rio Bonito do Iguaçu conquistou o titulo do Futsal masculino A - da fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps) - depois de vencer o Colégio José Marcondes Sobrinho de Laranjeiras do Sul por cinco a zero, na manhã desta quinta-feira (26). A equipe da casa entrou em quadra apoiada pela torcida, que compareceu em bom número no Ginásio de Esportes Alessandro Bovino.

Jogando com muita personalidade os garotos do Ludovica partiram para cima do adversário e logo aos oito minutos abriram o placar, com gol de Gilberto Michaelsen. Ainda na primeira etapa Rodrigo Safraider, marcou mais dois gols e desestruturou o time de Laranjeiras do Sul.

No segundo tempo, o time do José Sobrinho voltou com mais agressividade e pressionou em busca de recuperação no placar. O jogo foi equilibrado até os 30min quando Marcos Dorigoni, em bela jogada ampliou o placar e aos 32min Rafael Guilman fechou a goleada, que garantiu a equipe de Rio Bonito na macro regional dos Jeps que acontecerá de 16 a 21 de junho em Quedas do Iguaçu.

A terceira colocação ficou para João Rysicz da cidade de Marquinhos que depois de empatar em três a três com o Colégio Rui Barbosa de Nova Laranjeiras venceu na cobrança de pênaltis por três a dois.

Secretaria Especial de Esporte do Paraná
Secretaria Estadual de Educação
Paraná Esporte
Coordenação de Comunicação
Texto e fotos: Sérgio Ferreira
C.C.O: (42) 3653 1265

quarta-feira, 25 de maio de 2011

PARALISAÇÃO NACIONAL, JÁ!

SEMANA DA PARALISAÇÃO NACIONAL, CONTRA A INJUSTIÇA COM OS PROFESSORES!


O vídeo da Profª. Amanda Gurgel promoveu uma discussão nacional sobre as condições da aprendizagem no Brasil.
Através das redes sociais, convidamos todos os professores e a sociedade civil para PARALISAÇÃO NACIONAL no dia 31/05/2011.
O intuito da PARALISAÇÃO é convidar as esferas governamentais para discussão acerca das condições de trabalho do professor como, a qualidade do ensino público e particular no Brasil. Assim, durante uma semana mobilizações em diversos locais do Brasil estará acontecendo.
"Nunca duvide de que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas consiga mudar o mundo. Na verdade, sempre foram elas que mudaram." (Margaret Mead)

PAIS X ALUNOS x PROFESSORES x COLÉGIO.

O CÚMULO......
ATENÇAO PAÍS.
ALUNOS FALSIFICAM ASSINATURA DOS PAIS E CRIAM PROBLEMAS PARA O COLÉGIO.
PAIS "EXEMPLARES'', INVÉS DE TOMAR ATITUDE COMO PAI, TRANSFORMA  O PROBLEMA  PARA O PROFESSOR, PARA PEDAGOGO E ATÉ MESMO PARA A ESCOLA COMO UM TODO.
QUE TIPO DE PAI É ESTE?????  A ESCOLA NÃO TEM FILHOS  E SIM ALUNOS. PAIS QUE ACOBERTAM OS ERROS DO FILHOS NÃO DEVEM NEM SER RECONHECIDOS COMO PAI. POIS NÃO TEM UTILIDADE NEM PARA CHAMAR ATENÇÃO DO FILHO, SÓ DEVE TER UTILIDADE PARA REPRODUZIR, MAS COM A PIOR GENÉTICA POSSIVEL. QUE FALTA DE VERGONHA. DESCULPA  É FALTA DE CULTURA.

SAS só funciona em Guarapuava

Os servidores públicos estaduais que precisarem de atendimento médico pelo Sistema de Atendimento à Saúde (SAS) terão que ir à Guarapuava. Depois de quase sete meses sem atendimento médico, os quase 16 mil servidores públicos estaduais da região tiveram o sistema restabelecido, agora com o Hospital São Vicente.
Mas a contratação feita em caráter emergencial, por 180 dias, não contempla Laranjeiras. “Não estão contemplados tanto Pitanga quanto Laranjeiras”, confirmou o diretor do Hospital São Lucas, Dr. Januário de Sio Neto. Em Laranjeiras do Sul, o São Lucas era quem oferecia atendimento pelo convênio até o  fechamento do antigo prestador de serviços, o Hospital Estrela de Belém.
Devido aos transtornos no atendimento, a APP Sindicato está apontando o modelo de convênio existente no Rio Grande do Sul como sugestão ao Governo do Paraná. “Queremos um novo plano. Este não contempla as nossas necessidades”, defendeu a presidente da APP em Guarapuava, Jianete Neves de Souza. Feita a sugestão, agora o Sindicato aguarda a proposta do Estado.
Nesta semana, educadores de toda a região participaram do Seminário de Saúde
Regional, onde o administrador do Hospital São Vicente, Vanderlei Assis de Andrade, relatou que o atendimento está voltado somente para emergências e urgências. “Os próprios educadores preferem pagar, que ficar com uma condição tão precária como é hoje”, concluiu Jianete.
No novo modelo, o Estado seria responsável por pagar parte do convênio, mas os servidores também ficariam com uma parcela. A principal diferença é que o atendimento seria descentralizado, e incluiria especialidades que hoje não são oferecidas, como Fonoaudiologia e Psicologia.
Fonte: Jornal Correio do Povo.

O que propõe o novo Código Florestal?

O que propõe o novo Código Florestal?

Entenda a polêmica em torno do novo Código Florestal:
O que é o Código Florestal?
Criado em 1965, o Código Florestal regulamenta a exploração da terra no Brasil, baseado no fato de que ela é bem de interesse comum a toda a população. Ele estabelece parâmetros e limites para preservar a vegetação nativa e determina o tipo de compensação que deve ser feito por setores que usem matérias-primas, como reflorestamento, assim como as penas para responsáveis por desmate e outros crimes ambientais relacionado. Sua elaboração durou mais de dois anos e foi feita por uma equipe de técnicos.
Como é a proposta do novo Código Florestal?
Desde que foi apresentado pela primeira vez, o projeto de Rebelo sofreu diversas modificações e já foram divulgadas várias versões. As principais diferenças entre ele e o código em vigor dizem respeito à área de terra em que será permitido o desmate, ao reflorestamento dessa área e à punição para quem já desmatou.
Por que ele precisa ser alterado?
Ambientalistas, ruralistas e cientistas concordam que ele precisa ser atualizado, tanto por ter de se adaptar à realidade brasileira, mas também porque ele foi modificado várias vezes por decreto e medidas provisórias e seria necessário algo mais sólido. No entanto, os envolvidos divergiram em relação à urgência de votá-lo. A bancada ruralista queria aprová-lo rapidamente para pôr fim à "instabilidade jurídica", que dá margem a diversas interpretações em alguns pontos polêmicos. Os especialistas defendiam uma modernização, mas queriam adiar a votação para dar tempo a uma discussão mais ampla do projeto. Já a chamada bancada verde quer mudanças, porém diferentes das propostas de Rebelo.
O que são as APPs, um dos principais pontos de discórdia?
As chamadas Áreas de Preservação Permamente (APPs) são os terrenos mais vulneráveis em propriedades particulares rurais ou urbanas. Como têm uma maior probabilidade de serem palco de deslizamento, erosão ou enchente, devem ser protegidas. É o caso das margens de rios e reservatórios, topos de morros, encostas em declive ou matas localizadas em leitos de rios e nascentes. A polêmica se dá porque o projeto de Rebelo flexibiliza a extensão e o uso dessas áreas, especialmente nas margens de rios já ocupadas.
Qual a diferença entre APP e Reserva Legal?
A Reserva Legal é o pedaço de terra dentro de cada propriedade rural - descontando a APP - que deveria manter a vegetação original para garantir a biodiversidade da área, protegendo sua fauna e flora. Sua extensão varia de acordo com a região do país: 80% do tamanho da propriedade na Amazônia, 35% no Cerrado nos Estados da Amazônia Legal e 20% no restante do território. Os ambientalistas criticam a proposta do Novo Código que isentaria a recomposição da reserva legal para pequenos produtores.
Por que ele causa tanta polêmica?
Em junho de 2010, o deputado e relator Aldo Rebelo apresentou uma proposta com uma série de mudanças para alterá-lo. A aprovação final do novo Código emperrou justamente porque ele sofreu críticas de diversos setores políticos, de ambientalistas e de muitos acadêmicos.
A bancada ruralista, que defende boa parte das mudanças propostas originalmente, afirma que o Código Florestal em vigor atrapalha o desenvolvimento do país. Afirmam que ele foi criado em um momento em que a agricultura e a pecuária tinham baixa produtividade e que a alteração é necessária porque é preciso mais terra para ampliar a produção.
Sem as mudanças, dizem, não conseguirão suprir a crescente demanda de alimentos e o setor agropecuário brasileiro ficaria em desvantagem no cenário mundial.
Já os ambientalistas rebatem, afirmando que as terras já exploradas são suficientes para dobrar a produção, basta aprimorar a eficiência nas lavouras e nos pastos por meio de tecnologia e uso sustentável na agricultura e pecuária.
Organizações de defesa do meio ambiente - e boa parte da academia - afirmam que as mudanças no Código abrem brechas para aumentar o desmatamento e podem pôr em risco serviços ambientais básicos, como o ciclo das chuvas e dos ventos, a proteção do solo, a polinização, o controle natural de pragas, a biodiversidade, entre outros.
Esse desequilíbrio prejudicaria até mesmo a produção agropecuária, que está diretamente ligada a tais fatores ambientais.
O que é um módulo fiscal?
É uma unidade de medida determinada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que varia de acordo com o estado. Ele pode medir de 5 a 110 hectares. Em Brasília, por exemplo, um módulo fiscal equivale a 20 hectares, por exemplo, e no Acre a 378 hectares.
O que deve ocorrer após a votação na Câmara?
No passo seguinte, o projeto aprovado segue para ser votado no Senado e, após aprovado, deve ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff.
Deu na RSN.

Cesar Filho pede prioridade na duplicação da BR-277

Cesar Filho pede prioridade na duplicação da BR-277

Em função das renegociações junto às concessionárias de pedágio do Paraná, o deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS) apresentou um requerimento ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, para que seja priorizada a duplicação na rodovia BR-277, na Região Central do Estado.
 
O trecho de 101 quilômetros que liga a localidade de Três Pinheiros, no município de Candói, ao Trevo do Relógio, em Prudentópolis, registra um grande número de acidentes devido ao intenso fluxo de veículos e à precariedade da rodovia. Somente nos anos de 2009 e 2010 foram registrados 598 acidentes, com 32 mortos, e 25 atropelamentos, que resultaram em nove vítimas fatais.
 
“Serão feitas alterações no contratos de pedágio aqui no Paraná e há obras emergenciais que devem ser priorizadas nestas mudanças. A antecipação e a inclusão de novas obras é uma das exigências do Governo do Estado e a Região Central precisa ser beneficiada com este novo cronograma”, argumenta o parlamentar.
 
Cesar Filho também solicitou a construção de uma trincheira na BR-277, ligando o Distrito Industrial Guairacá, em Guarapuava, à Estrada Eurico Gaspar Dutra, estrada rural pavimentada que faz a ligação ao Salto São Francisco, importante ponto turístico da região. 
Da RSN.

Futuro de Faxinal do Céu ainda está indefinido

Equipe da SEED e do Núcleo de Guarapuava realizam levantamento patrimonial
Futuro de Faxinal do Céu ainda está indefinido

Sem ter sido utilizado para nenhuma atividade durante o ano de 2011, a Universidade do Professor, localizada em Faxinal do Céu, ainda está com o futuro indefinido. Desde ontem (24) uma equipe da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava está realizando um levantamento patrimonial no local. De acordo com o chefe do Núcleo Regional, José Valdir Kukelcik, o levantamento é necessário para que haja uma divisão do que pertence ao governo do Estado e do que pertence à Copel. “Este trabalho foi iniciado agora, mas não há previsão de quando deve ser concluído. Estamos fazendo um amplo levantamento para termos conhecimento de qual é a nossa verdadeira estrutura no local”, destaca Valdir.
 
Indefinido
 
O chefe do NRE informou ainda que não há nenhuma definição sobre o futuro da Universidade do Professor. “Estamos mantendo contato constante com a Secretaria de Educação para que o convênio seja renovado com a Copel, pois a Universidade do Professor, além de ter potencial para se tornar um grande centro de convenções para o Estado, podendo ser utilizado por outras secretarias e entidades, também exerce um papel social-econômico muito grande, gerando emprego e renda para as pessoas de Faxinal do Céu”, afirma.
 
Manutenção
 
Caso o convênio entre Copel e governo do Estado for renovado, estrutura de Faxinal do Céu terá que passar por amplas reformas. “Nos últimos anos o local foi utilizado sem a devida manutenção necessária. Agora, se o convênio for renovado, o local terá que ser reformado”, destaca José Valdir.
Atualmente 11 funcionários do Estado ainda estão lotados na Universidade do Professor.
Fonte: RSN

 

terça-feira, 24 de maio de 2011

Jogos Escolares.

Rio Bonito do Iguaçu: Laranjeiras do Sul fatura dois ouros no Vôlei masculino O município de Laranjeiras do Sul ficou com as duas vagas no voleibol masculino para a fase macro regional dos Jeps 2011. Na categoria A o campeão foi o Colégio Estadual Gildo A. Schuck, que venceu - na manhã desta terça-feira (24) - o time do Colégio Estadual João Rysicz da cidade de Marquinho por dois sets a zero e garantiu a classificação.


Colégio Estadual Gildo A. Schuck de Laranjeiras do Sul - ouro na categoria A

Na categoria B a vaga é da Escola Estadual Érico Veríssimo que bateu a equipe também do Rysicz de Marquinho por dois sets a um e ficou com a medalha de ouro da regional disputada em Rio Bonito do Iguaçu.


Escola Estadual Érico Veríssimo, também de Laranjeiras do Sul - campeão na B

Secretaria Especial de Esporte do Paraná
Secretaria Estadual de Educação
Paraná Esporte
Coordenação de Comunicação
Texto e fotos: Sérgio Ferreira
C.C.O: (42) 3653 1265

terça-feira, 17 de maio de 2011

EDUCAÇÃO: A realidade do Rio Grande do Norte!

Laranjeiras do Sul: obra de universidade começa com atraso

Início da construção do câmpus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Laranjeiras do Sul, será em junho, mês em que o prédio deveria ser entregue
Publicado em 17/05/2011 | Maria Gizele da Silva, da sucursal de Ponta Grossa
      Adriano Forbeck/Gazeta do Povo / O Incra só liberou no início deste mês a área onde será construída a Universidade Federal da Fronteira Sul. Por enquanto, só há placas no terreno A única universidade construída dentro de um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Brasil ainda está longe de ser inaugurada. A sede do câmpus de Laran­jeiras do Sul da Universidade Fe­­deral da Fronteira Sul (UFFS) será construída no Assentamento 8 de Junho, no mesmo município, e o cronograma inicial previa que ela estivesse pronta em março. O plano foi revisto e a construção deveria ter começado em fevereiro e terminado em junho. Como a liberação do terreno pelo Instituto Nacional de Colo­niza­ção e Reforma Agrária (Incra) só ocorreu no início deste mês, a empreiteira calcula que a obra só inicie em junho, após a medição e a terraplenagem, ou seja, no mes­­mo mês em que deveria ocor­­rer a inauguração. Por en­­quanto, os 520 alunos têm aulas em um prédio emprestado pela Universidade Estadual do Cen­­tro-Oeste (Unicentro), em condições difíceis. A UFFS, cuja sede fica em Cha­­pecó (SC), tem câmpus espalhados pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O câmpus de Laranjeiras do Sul foi criado em setembro de 2009 e iniciou as atividades em março do ano passado. Como não havia sede própria, a UFFS fez uma parceria com a Unicentro para emprestar o prédio, enquanto a universidade paranaense usa três escolas públicas em Laran­jeiras do Sul para os cursos do câmpus avançado. A sede própria será construída numa área de 100 hectares no assentamento, dos quais 40 hectares foram doados pelo Incra e o restante adquirido pe­­las prefeituras de Laranjeiras do Sul, Nova Laran­jei­ras, Porto Barreiro e Rio Bonito. A sede provisória tem dez salas de aula para abrigar 520 alunos dos cinco cursos de graduação. Cadeiras e mesas estão armazenadas nos corredores e aulas de reforço são dadas nos cantos dos corredores. O acesso ao prédio é feito somente em estrada coberta por cascalho. O uso do prédio, conforme o diretor-geral do câmpus, Henrique Mayer, poderá se estender até fevereiro de 2012, prazo previsto na parceria. A estimativa, segundo ele, é que as aulas na sede nova já aconteçam a partir do final deste ano, porém, segundo o secretário de Obras da Universidade, Paulo da Luz, a previsão de entrega do prédio ficou para março do ano que vem, dois anos após o início da inauguração do câmpus. Cursos Os cinco cursos que funcionam na instituição foram escolhidos com base na vocação econômica da região: Agronomia (com ênfase em Agroecologia), Desen­vol­­vimento Rural e Gestão Agro­in­dustrial, Engenharia de Alimen­tos, Engenharia de Aqui­cultura e Licenciatura em Edu­cação do Campo. “Pediram Me­­dicina, por exemplo, mas não atenderia à vocação da região”, diz Mayer. A universidade trouxe esperança de progresso não apenas para os assentados do 8 de Junho, mas para todos os moradores da região do Cantuquiriguaçu, onde ela está instalada. Na região, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), 20 municípios têm Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) menor que a média paranaense. Fonte: Jornal Gazeta do Povo.

    quinta-feira, 12 de maio de 2011

    Caro Seguidor e Leitor.

    Temos orgulho em te-lo como nosso leitor.
    Mas no entanto solicitamos colaboração: opinião, matéria, e até mesmo matéria assinada.
    Enfim, Qualquer coisa que você achar  necessario divulgar.(salientamos que tal material passará por apreciação da equipe  deste blog).
    Voltamos a dizer: Este blog tem por objetivo noticiar sem prejudicar pessoas, envolver lados políticos, religiosos, raça, etc. Somente notícias de interesse coletivo.

    Mande sua matéria para: marquinhonoticias@gmail.com

    Obrigado!!!

    Olha a brincadeira besta.

    Escola finge que ensina, alunos fingem que aprendem

    10/05/2011 10:47 in Cultura, Curitibices, Educação 7902 Comentárioshttp%3A%2F%2Fwww.skora.com.br%2F%3Fp%3D790Escola+finge+que+ensina%2C+alunos+fingem+que+aprendem2011-05-10+13%3A47%3A38Polaco+Doidohttp%3A%2F%2Fwww.skora.com.br%2F%3Fp%3D790

    Ví no Rafael Greca

    Corre na rede este texto que, por oportuno e patriótico, transcrevemos. Foi enviado ao blog pelo leitor e professor Pedro Chupyl. Representa um desabafo de educadores diante da impotência de uma escola cada vez mais sujeita a bullying. Inclusive com as novas pressões de motivação social ou politicamente correta.
    Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia… Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas…
    Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
    -Por que estou contando isso?
    Porque me dei conta a evolução ( ou involução) do ensino de matemática foi assim:
    Ensino de matemática em 1950:
    Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
    O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.
    Qual é o lucro?
    Ensino de matemática em 1970:
    Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
    O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
    Ensino de matemática em 1980:
    Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
    O custo de produção é R$ 80,00.
    Qual é o lucro?
    Ensino de matemática em 1990:
    Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
    O custo de produção é R$ 80,00.
    Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
    ( ) R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
    Ensino de matemática em 2000:Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
    O custo de produção é R$ 80,00.
    O lucro é de R$ 20,00.
    Está certo?
    ( ) SIM ( ) NÃO
    Ensino de matemática em 2009:
    Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
    O custo de produção é R$ 80,00.
    Se você souber ler , coloque um X no R$ 20,00.
    ( ) R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
    Em 2010 …:
    Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
    O custo de produção é R$ 80,00.
    Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
    ( Se você é de minoria social não precisa responder pois é proibido reprová-lo ) .
    ( ) R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
    E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança. Pode dar Conselho Tutelar.Tome cuidado com as notas, os pais podem ficar indignados. Você pode ser acusada de buylling.
    Também jamais levante a voz com um aluno, pois isso representa voltar ao passado repressor ( Ou pior: o aprendiz pode estar armado)
    - Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:
    Todo mundo está ‘pensando em deixar uma cidade, um país, um planeta melhor para nossos filhos…
    Quando é que se ‘pensará em deixar filhos melhores para nossa cidade, nosso país,nosso planeta?

    SERÁ QUE É VERDADE?

    domingo, 8 de maio de 2011

    Colégio Estadual João Rysicz faz homenagem as mães!

    Escola Municipal Rui Barbosa e Creche Sebastião Batista de França prestam homenagem as mães!

    Vinda de Galo Roxo a Marquinho - Pr.

    Galo Roxo concede entrevista a Emissora de Marquinho. Programa Entardecer da Minha Terra de Dalci Flores



    Show Popular Galo Roxo faz sucesso, tinha marquinhense que até sabia as letras das músicas de Galo Roxo. (mais ou menos 200 pessoas)


    Polícia Militar faz sua parte na festa popular cultural.

    SOLIDARIEDADE DE DALCI FLORES DA RESULTADO POSITIVO.

    Dalci Flores e este Blog agradece seus amigos que colaboraram com o Galo Roxo. Conforme prometido a divulgação dos colaboradores:


    Dalci Flores
    Eduardo Rozinski - Nenão
    Mario Waciak - Curitiba
    Orlando Vaz
    Ananias da Luz
    Silvio Alves dos Santos
    Marlene - Restaurante Camargo
    João - Lanchonete Tropical
    Elio Bolzon
    Maciel Baptistel - Copemarq
    Mariana Silva Machado da Luz
    Vilmar José Cordeiro - Móveis Marquinho
    Mário Baltazar dos Santos
    Nilton Cesar - Mercado Preguinho
    Ver. Antonio Santos Vais
    Marmatec
    Mercearia Corintiano
    Farmácia Santa Cruz
    Marcilio Poyer
    Açougue e Mercearia do Marcão
    Euraclides Gonçalves da Silva - Brasília
    Sidinei Schulter de Abreu
    Antonio de Matos
    Virginia Quadros de Matos
    Antenor Ribeiro da Silva
    Edmundo Cieslak
    Gilvana Camargo
    Antonio Machado - Mercado AM

    sábado, 7 de maio de 2011

    Parabéns Mãe!

    Escolhida para guardar,
    dentro de si,
    o dom da vida.
    Escolhida para cultivar com carinho
    as sementes do futuro.
    Escolhida para dar à luz
    aquele pequeno ser
    que durante todo o sempre
    irá simbolizar o que há de mais importante
    e precioso
    em sua existência...

    Escolhida para ser capaz
    de viver e de sonhar,
    de aprender e de viver,
    de proteger e de mudar,
    de dizer e de calar,
    de sofrer e de lutar,
    de vencer e de acreditar,
    de sorrir e de chorar,
    de sentir e de se emocionar,
    de saber o que é amar...
    Escolhida para ser capaz de tudo,
    até mesmo o impossível
    por aqueles que com muito orgulho
    irá chamar de "filho".

    Escolhida para ser mulher,
    escolhida para ser especial,
    escolhida para ser...

    MÃE

    quinta-feira, 5 de maio de 2011

    Colégio Estadual João Rysicz faz homenagem às mães!

    No dia 06 de maio de 2011, a noite o Colégio Estadual João Rysicz promove a tradicional homenagem para as mães, todas estão convidadas a assistir as apresentações preparadas pelos Alunos, Professores, Equipe Pedagógica e Direção Escolar.

    Atenciosamente
    Eder Claudio Cieslak - Diretor.

    Comemoração referente ao Dia das Mães.

    A Secretaria Municipal de Educação estará promovendo no dia 06 de maio de 2011 uma comemoração referente ao Dia das Mães.
    As mães deverão comparecer na Escola Municipal Rui Barbosa no horário em que seu filho estuda. Haverá sorteio de premios.
    Ter mãe é ter um tesouro, de raríssimo esplendor, não há jóia, não há ouro, que se iguale a tal valor.

    quarta-feira, 4 de maio de 2011

    Governo promete enviar na segunda-feira reajuste do funcionalismo

    Elizabete Castro/O Estado do Paraná
    O governo encaminha na próxima segunda-feira, 8, a mensagem que reajusta em 6,5% os salários dos servidores públicos estaduais. O líder do governo, Ademar Traiano (PSDB), afirmou que, independente do dia da conclusão da votação, o índice aprovado pela Assembleia Legislativa será aplicado sobre os salários que os servidores receberão no final do mês.
    O reajuste é válido também para os servidores aposentados e pensionistas. A proposta deve começar a ser votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) já na terça-feira, dia 10. Depois, o projeto vai para análise da Comissão de Finanças, antes de vir a plenário, informou o líder do governo, respondendo a questionamento do deputado José Lemos (PT), que cobrou o envio da proposta à Assembleia Legislativa na sessão desta terça-feira,3.

    Helicóptero que transportava Beto Richa faz pouso de emergência em SP

    O governador Beto Richa sofreu um susto na manhã desta quarta-feira, em São Paulo (SP), quando o helicóptero Bell 206L que o transportava precisou fazer um pouso forçado em razão de uma pane técnica. O aparelho perdeu estabilidade e foi conduzido pelo piloto para o aeroporto Campo de Marte. Richa não teve nenhum ferimento e após o pouso de emergência, prosseguiu com a agenda na capital paulista. O governador do Paraná estava em São Paulo para uma consulta médica no Hospital Albert Einstein. Do hospital decolou para um almoço com a direção  do banco de investimentos BTG Pactual. No final da tarde, Beto Richa retorna para Curitiba.
    Fonte: Fabio Campana.

    Operação “Último Corte” apreende carne e cachaça em Goioxim

    Armazenamento inadequado, falta de inspeção sanitária e produtos com data de validade vencida
    foram apreendidos em Goioxim durante vistoria de rotina da equipe de Vigilância Sanitária da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava. A operação denominada “Último Corte”, aconteceu na terça-feira, 3, atendendo determinação do Ministério Público com relação à inspeção regular das empresas que comercializam carne na área de abrangência da Regional.
    Mais informações na edição impressa do Jornal Correio, nas bancas.