quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Para o Bem da Educação e a Tranquilidade dos Funcionários.

O Colégio Estadual João Rysicz - EFM na sede do Município de Marquinho - Pr.
Está em andamento o Projeto e aprovação para a alteração do Regimento Interno do referido Colégio, que:
Proibe o aluno de usar e portar celular dentro do espaço escolar (dentro das mediações da escola).
A Comunidade Escolar que aprova ou veta o Projeto.
Em breve maiores informações do resultado da aprovação ou do veto do Projeto (Semana que vem).
Até o momento mais de 50% da consulta já apurada: está com 98% de aprovação pela proibição do celular dentro do Espaço Escolar. Tal aparelho não faz parte para o aprendizado do aluno.
Muitas vezes os aparelhos são usados para badernas dentro da Escola e Sala de Aula, como som alto e até mesmo vídeos pornográficos sendo passados de alunos para alunos menores. Esperamos que essa lei depois de aprovada como assim está se encaminhando seja cumprida. A dificuldade dos professores e da equipe pedagógica é muito grande para combater tais fatos se caso ficar liberado o celular (é a verdadeira baderna coletiva

DESABAFO

Apesar de não dever satisfação da minha vida aos outros!!!

ESCLARECIMENTO AOS CARNICEIROS.

A cirurgia do meu filho: afirmo foi feita 100% pelo SUS, (não gastei nada) a qual Graças a Deus foi bem sucedida.

Se alguém pagou, infelizmente doou dinheiro aos espertos. Eu não sou nenhum ignorante, acompanhei o processo que começou no local certo: Posto de Saúde de Marquinho - Pr, com a concretização no Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba.

Volto a repetir, a cirurgia do meu filho foi feita pelo SUS, ninguém pagou por ela, é meu direito como cidadão brasileiro.

Agradeço as pessoas amigas que me ajudaram direta e indiretamente em todo o processo, essas pessoas sabem da minha gratidão.

Tem pessoas usando o meu nome para causar atritos e transtornos. VÃO ACHAR O QUE FAZER!!!

Atenciosamente: Vitoldo Heupa Huf e Família.

EIS A PROVA: Está claro: Categoria S.U.S com Mãe Participante, o dia do internamento 27/07/2011, haja visto que a cirurgia foi dia 28. E a Acomo (acomodação) ENFERMARIA SUS 2º ANDAR.



terça-feira, 27 de setembro de 2011

Greve dos Correios: motorista do PR pode usar comprovante do IPVA

Motoristas que pagaram o imposto podem não receber o documento de 2011.
Greve dos Correios: motorista do PR pode usar comprovante do IPVA

Agência Brasil - O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) está orientando os motoristas que forem parados em alguma blitz a apresentarem o licenciamento do veículo de 2010 e o comprovante de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano.

A medida foi adotada porque desde o início da greve dos Correios, no dia 14, cerca de 270 mil documentos deixaram de ser entregues no Paraná. De acordo com o Detran, com a paralisação no serviço postal, motoristas que já pagaram o imposto podem não receber a correspondência com o documento de 2011, emitido pelo órgão.

A fiscalização dos veículos com placas de final 3, 4 e 5 deve ter como base o licenciamento de 2010. No caso dos veículos com placas de final 6, 7 e 8, os avisos de vencimento e o boleto de pagamento deveriam ter sido entregues no início de outubro, para serem pagos a partir do dia 16. Segundo o Detran, se a greve continuar, a situação será analisada, mas por enquanto não há alteração no calendário de cobranças.

Na avaliação do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom-PR) não há previsão para o fim da paralisação. O diretor da entidade, Sebastião Cruz, disse à Agência Brasil que desde o início da paralisação cerca de 10 milhões de correspondências deixaram de ser entregues no Paraná, e 70% da categoria participam da mobilização. Entretanto, a informação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) é que 75% dos funcionários estão trabalhando normalmente, e o índice de entrega das correspondências tem se mantido em 65%. Dos 6,1 mil funcionários lotados em todo o estado, 1,2 mil não estão trabalhando.
Da RSN

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Brasil terá internet via satélite estatal em 2014


Os ministérios da Defesa e das Comunicações planejam colocar em órbita um novo satélite estatal até 2014 para possibilitar o acesso à internet em áreas remotas e reforçar o sistema de segurança nacional.
De acordo com os dois ministérios, serão investidos R$ 700 milhões para a construção do satélite, seu lançamento, seguro e sistema de acompanhamento em terra.
Atualmente, o custo anual do aluguel dos canais de um satélite privado, para serviços de telecomunicação e transmissão de imagens, é de R$ 44,8 milhões.
A expectativa é que o novo satélite permita o acesso à internet para cerca de 2 mil municípios que ainda não são conectados à rede mundial de computadores.

Prefeitura de Laranjeiras do Sul lança edital para concurso público

A prefeitura de Laranjeiras do Sul publicou nesta semana edital para realização de concurso público municipal, que se faz necessário porque novos programas foram implantados e em razão da concessão de aposentadorias, pensões e exonerações a pedido.

Serão abertas vagas para os cargos de Artífice de Obras (encanador, eletricista, carpinteiro, pedreiro, pintor e armador), Oficial de Serviços (mestre de obras), Desenhista, Agente de Fiscalização, Agente Administrativo, Telefonista, Motorista, Agente de Manutenção (borracheiro), Oficial de Manutenção (soldador), Auxiliar de Manutenção e Conservação Feminino (20 vagas), Auxiliar de Manutenção e Conservação II Masculino (12 vagas), Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Consultório Odontológico, Técnico em Enfermagem, Operador de Máquinas e Professor do Ensino Fundamental (50 vagas).

As inscrições para os cargos ofertados estarão abertas no período entre 26 de setembro e 7 de outubro, no horário das 8h às 11h e das 13h30 às 16h, na prefeitura. As provas serão realizadas no dia 15 de outubro, na Escola Padre Gerson Galvino, com início às 14h e com término às 17h, sendo que o candidato deverá estar no local com no mínimo de 30 minutos de antecedência.

Outras informações sobre a realização do concurso público municipal podem ser obtidas no edital do concurso, disponível no órgão oficial do município, no mural da prefeitura municipal e no site oficial do município.

Fonte:http://www.laranjeirasdosul.pr.gov.br/exibeNoticia.php?cod=3606

sábado, 24 de setembro de 2011

Parabéns ao nosso Amigo de Faculdade e também Blogueiro de Lidianópolis!!!

LIDIANOPOLISNEWS FOI RECORDE DE VISITAS DURANTE A SEMANA:

Aqui você tem todas as principais informações de Lidianópolis/Pr, Vale do Ivai, Estado do Paraná, Brasil e do Mundo. Só existe uma diferência, aqui não custa nada é feito gratuitamente, o nosso objetivo é manter você bem informado, com noticias sérias e com credibilidade na informação. Acesse e fique por dentro de tudo que acontce no mundo, venha fazer parte desta revista eletrônica, lidianopolisnews e você, as noticias aqui não para.
Participe, encaminhe sugestões, críticas, noticias, comunicados, denuncias, qualquer que seja a informação, aqui a sua identidade não será revelada.



O nosso endereço eletrônico é: lidianopolisnews@hotmail.com

Parabéns ao Blog Goioxim Noticias e Divulgações e a Secretaria de Educação de Goioxim pela iniciativa.

Goioxim: PROERD Realiza Formatura de 150 Alunos

O PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - realizou na manhã desta  sexta feira (23) a formatura de 150 alunos das escolas   Esc. Rural  Mun. Ari Barroso- Pinhalzinho; Esc.Rural Mun. Iraci Salete - Água Fria; Esc. Rural Mun.Manoel da Nóbrega- Jacutinga; Esc. Rural Mun.Santa Catarina - Wagner e Esc. Mun. Governador Moyses Lupion - Ensino Fundamental.

O evento ocorreu no Ginásio Municipal de esportes e contou com a presença de autoridades municipais e dos soldados da Patrulha escolar, juntamente com o soldado Mauro que desenvolve o projeto do PROERD na escola municipal Governador Moisés Lupion com as 4ª séries e com as 5ª séries.

O PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - começou em 1982, na cidade de Los Angeles, EUA, em parceria com o Departamento de Polícia daquela cidade e escolas. No Brasil o programa foi introduzido no ano de 1992 na cidade do Rio de Janeiro, o qual foi difundido para outros Estados brasileiros.

O PROERD chegou no Paraná no ano 2000 e no ano 2001 foi implantado em Cornélio Procópio, ocasião em que foram formados 320 Proedianos no primeiro semestre.

O Programa é tido hoje como o melhor em prevenção primária, tendo bons resultados comprovados por pesquisas em todos os países onde são desenvolvidos.

O PROERD é desenvolvido nas Escolas de 1ª a 4ª Séries por Policiais Militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, e através de metodologia especialmente voltada para crianças, o policial passa a mensagem de valorização à vida e à importância de manter-se longe das drogas. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas.

fonte:
Polícia Militar do estado do Paraná e Secretaria Municipal de Educação
Fotos e postagem Luiz Fernando - Rádio Nativa Mix Fm

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

FOCO DE FEBRE AFTOSA É NOTIFICADO NO PARAGUAI E MOBILIZA O ESTADO DO PARANÁ:

Além de reforçar a fiscalização e o rastreamento para evitar a circulação do vírus da febre aftosa no estado, a Secretaria da Agricultura pede que os produtores auxiliem no processo de vigilância e que pessoas que transitaram em áreas de foco de aftosa no Paraguai evitem contato com animais em solo brasileiro.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Irmã de vereador comete suicidio em Marquinho

A agricultora Laura Gimolong Malek de 51 anos ingeriu agrotóxico agrícola denominado Tamaron , Laura foi encaminhada ao hospital São José em Laranjeiras do Sul mas chegou em óbito, a tragédia aconteceu na comunidade de Guampará.

A agricultora é irmã do Vereador Zeno Zimolong de Marquinho.

A polícia vai investigar os motivos que levaram a agricultora a suicidar-se.

sábado, 17 de setembro de 2011

Até que enfim.... Projeto de Lei 267/11

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), que estabelece punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino.Em caso de descumprimento, o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, encaminhamento à autoridade judiciária competente.A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do adolescente na condição de estudante.
Indisciplina. De acordo com a autora, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras e o número de casos de violência contra professores aumenta assustadoramente. Ela diz que, além dos episódios de violência física contra os educadores, há casos de agressões verbais, que, em muitos casos, acabam sem punição.O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.Fonte:http://primasfalando.blogspot.com/2011/04/camara-analisa-projeto-de-lei-que-pune.html
PASSEM PARA TODOS OS PROFESSORES....VAMOS APOIAR!!!!!!!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Tentativa de assalto no Posto de Atendimento do Bradesco Marquinho-Pr.

Tal posto de atendimento do Bradesco fica na Rua XV de Novembro, S/N - Município de Marquinho - Pr. A tentativa ocorreu na madrugada do dia 16/09/2011. Elementos invadiram um consultório odontológico pelos fundos, arrombando uma janela e posteriormente quebraram a parede de alvenaria (buraco) para a passagem do consultório para os fundos do Caixa Eletronico.
Não sabemos informar o porque não prosseguiram pois tal tentativa não passou disso, uma perfuração no cofre do caixa eletronico e danos materiais e o representante do Bradesco informou que não concretizou-se o roubo.
Mas informamos que foi trabalho de pessoas equipadas para tal atitude conforme imagens. Talvez até gente especializada em crime.
Nós como leigos podemos afirmar e opinar que tinha pessoas que conheciam o ambiente para a prática deste crime.
Ainda bem que só foi uma tentativa e principalmente sem vítimas humanas.
Em breve fotos do local

PM X ABORDAGEM X POPULAÇÃO MARQUINHENSE.

É nessas horas que damos valor a abordagem policial, que muitas vezes criticamos de por que abordar gente de bem? Mas infelizmente não sabemos que é gente do bem, o ser humano é muito ocilante. Uma abordagem de cinco minutos, que na verdade não é perca de tempo, é o cumprimento do trabalho da PM e o dever do cidadão de ser abordado e provar que é um cidadão de bem.
Talves uma abordagem a mais no Marquinho a um cidadão que não fere ninguém pode evitar muitos problemas (salvar até vidas).
O bom censo deve imperar, mas deve ser dos dois lados, tanto do Praça como do cidadão, criticar é fácil, achar gente trabalhadora também, mas esticar e apontar o dedo ninguém quer fazer, só quer defender o seu.
O Marquinho vive em paz, mas infelizmente estamos vulneráveis como qualquer outra cidade e problemas devem ser denunciados, devemos pelo menos fazer a nossa parte.
Se a população cumprir com a parte dela, e a Polícia Preventiva (PM) fazer a sua, podem ter certeza que os delitos, crimes de pequeno e grande porte baixarão mais ainda. Não precisa ser especialista em segurança pública para fazer tal previsão.

Assalto ao Posto do Bradesco em Marquinho

Nesta madrugada (16 de setembro de 2011) foi assaltado o posto do Banco Bradesco em Marquinho, os ladrões entraram pela janela dos fundos do consultório do dentista que fica ao lado do posto do Bradesco e quebraram a parede de alvenaria para entrar no Banco, até o momento não sabemos o que foi roubado. Em breve mais informações

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Municípios recebem vistoria nos lixões

Estudo permitirá que governo ajude municípios a se adequarem à lei n° 12.305 até final do prazo, em 2012

Reportagem: : A- | A+
Os municípios da região já começaram a receber a vistoria do Instituto Ambiental do Paraná. O estudo da situação dos lixões, que está sendo feito pelo IAP tem como objetivo fazer um diagnóstico da região para ver se estão de acordo com a lei n° 12.305 que trata da política nacional de resíduos sólidos.
Conforme a gerente regional de bacias hidrográficas do Instituto Ambiental do Paraná, Graziella Portes Silva, após esse levantamento o governo vai estudar a forma de ajudar os municípios para ficar dentro das normas até 2012. “Transformar lixão em aterro é muito caro. Com o estudo, o governo conhecerá a situação para ajudar e diminuir os custos para cada cidade resolvendo o problema de todos”, destaca.
O IAP de Guarapuava é responsável por 30 municípios da região. Já foram visitados Cantagalo, Marquinho, Boa Ventura de São Roque, Turvo, Rio Bonito do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Quedas do Iguaçu, Nova Laranjeiras e Guarapuava. “Quase todos estão com o processo em andamento para entrar nas novas normas. Guarapuava está com o processo mais avançado”, explica Graziella.

LEI 12.305
A lei que trata da política nacional de resíduos sólidos traz um novo conceito para a questão do lixo. A partir dela, há uma responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos existentes no Brasil que abrange os fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e os titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, ou seja, os gestores.
O poder público, o setor empresarial e a coletividade são responsáveis pela efetividade das ações voltadas para assegurar a observância da Política Nacional de Resíduos Sólidos e das diretrizes e demais determinações estabelecidas nesta Lei e em seu regulamento.


Fonte: jcorreiodopovo

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Maurício Kubrusly grava Olimpíada Rural em Turvo

O jornalista Maurício Kubrusly e a equipe do Me Leva Brasil, quadro que é mostrado no Fantástico, grava a Olimpíada Rural que começou neste sábado (03) no município de Turvo. O jornalista e equipe estarão município hoje (03) e amanhã (04). Ainda não há data definida para a apresentação no Fantástico.

A III Olimpíada Rural está acontecendo no CTG Rincão do Pinhal, juntamente com a II Expo Turvo. A abertura foi no Salão Social da Igreja Presbiteriana, às 8h, e contou com duas mesas redondas: a primeira, com a participação de representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Turvo, com o tema os Resultados de Leite e Pastagem. Para encerrar a manhã, técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) discutirão os assuntos segurança alimentar e diversificação da propriedade.

Após o almoço, cedido pelo município, as mais de 20 equipes inscritas, cada uma com até 40 participantes, iniciam as provas nas divertidas disputas de pegar o frango, fazer o melhor prato típico, corrida de porcos, corte do tronco e pegar o porco no barro.
De acordo com o prefeito Marcos Seguro, em 2010 o evento teve cerca de 8 mil participantes. Este ano, a expectativa da organização é que este número seja ainda maior. "A Olimpíada Rural está se tornando um evento tradicional no interior do Estado, por isso Turvo está preparado para receber um grande público nestes dois dias", ressalta Seguro.

ESCOLHA DA RAINHA

Como boa festa interiorana, a Olimpíada Rural de Turvo terá a escolha da Rainha. A ganhadora da coroa, além do título e do tradicional buquê de flores, conquista pontos preciosos para a sua equipe. A premiação será em dinheiro para as equipes que conquistarem os três primeiros lugares.
O evento é um trabalho promovido pela Secretaria de Agricultura e meio Ambiente e Departamento de Esportes da Prefeitura e tem o apoio de várias empresas da cidade. Juntamente com a Olimpíada Rural acontece a II ExpoTurvo, com a tradicional costela de dois fogos do CTG Rincão do Pinhal, leilão de gado geral, promovido pela Associação dos bovinocultores de Turvo, praça de alimentação e exposição da indústria e comércio, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Turvo (ACET).

sábado, 3 de setembro de 2011

Hospitais ameaçam fechar as portas em Laranjeiras do Sul

Os hospitais São Lucas e São José de Laranjeiras do Sul podem fechar as portas. A informação foi repassada pelos diretores Januário de Sio Neto e Paulo Bianchini Perez. Ambos estabelecimentos sofrem com o repasse insuficiente e com a banalização do atendimento do Sistema Único de Saúde.
Conforme Januário, esta é uma situação que se arrasta há anos, mas que inflamou ainda mais nos últimos meses. Os hospitais sobrevivem basicamente dos atendimentos do SUS. No entanto, a tabela de valores não é reajustada há quase 10 anos, salvo em algumas situações pontuais. Segundo ele, no último ano, a inflação hospitalar foi de cerca de 22% e a maioria dos procedimentos hospitalares ficaram com os valores sub-corrigidos.

Além disso, houve a retirada de um teto extra dos dois hospitais que Laranjeiras do Sul tinha com o governo do Estado e resultou na subtração de 30% do faturamento. Januário lembrou que a região é pobre e que os dois estabelecimentos ainda são obrigados a executar um trabalho social. “Se continuar como está, é inevitável o fechamento dos hospitais”, alertou.

Segundo ele, há certa indiferença com o problema, de todas as instâncias. Além disso as cobranças com as questões sanitárias, de qualificação dos hospitais e exigências com os funcionários contribuem com a inviabilidade do funcionamento. “O que me parece as vezes é que as pessoas, em especial os nossos gestores, não estão acreditando nisso. Eles não estão percebendo a verdadeira dimensão do problema. Se fechar é um problema grave para nós, mas muito mais para toda a região”, lamentou.

Januário disse ainda que os hospitais estão bancando muitos procedimentos que são obrigações dos municípios. Segundo ele, a saída não é apenas a injeção de dinheiro, mas sim parcerias com as prefeituras e com o Estado, para que de fato o funcionamento seja viabilizado com estabilidade. “Já faz muitos anos que os hospitais funcionam no limite e não têm lucro. Ambos estão no vermelho e muitas vezes os médicos estão colocando dinheiro para manter as portas abertas”, revelou.

REALIDADE SEMELHANTE
Paulo Bianchini Perez disse que a situação é exatamente a mesma no hospital São José. Segundo ele, por exigência, há necessidade de mais funcionários e o governo cobra uma série de especializações. No entanto, não se faz o reajuste necessário para remunerar os funcionários.
Conforme ele, a diminuição da arrecadação do internamento hospitalar pode não ser sentida pela população de um modo geral, mas quem necessita de uma cirurgia ou de um procedimento mais demorado, precisa esperar mais tempo na fila de espera.
Perez lembrou que Laranjeiras do Sul ainda é privilegiada no que tange a saúde pública. Existe um sistema de plantão e não há casos de pessoas que tenham que voltar para casa sem o atendimento. No entanto, a incerteza já bate a porta dos dois hospitais. “Está bom, mas não sabemos até quando vamos conseguir aguentar”, alertou.

ABUSO NOS PLANTÕES
Januário e Paulo apontaram outro problema que complica ainda mais a situação. O plantão SUS, que é semanalmente alternado entre os dois hospitais, deve ser usado exclusivamente para casos de urgência e emergência. No entanto, eles reclamaram que ele está sendo utilizado como um ambulatório, para consultas de rotina. “Estão usando de maneira errada, não estão cuidando do que tem. Se continuar dessa forma, os dois vão ter que parar. Quem não cuida o que tem fica sem nada”, enfatizou Januário.
Paulo lembrou que isso aumenta os gastos dos hospitais que deveriam, nesses casos, se concentrar nos casos mais graves. Embora haja um contrato com a Assiscop, existe defasagem no valor gasto, com o repassado pelo cinco municípios do consórcio.
Além disso, há dificuldades de se encontrar plantonistas. Os médicos fixos dos hospitais não são suficientes e o que tem disponibilidade encontram salários mais atrativos em outros municípios da região. “Os hospitais estão virando um postão de saúde noturno”, completou Neto.

DEMISSÕES
No hospital São Lucas alguns funcionários foram demitidos para a contenção de gastos e a dívida com fornecedores precisou ser negociada. Ainda sim, o corpo clínico conta com 10 médicos e a existem mais 36 funcionários nos demais setores. No São José, são 11 médicos e mais de 40 colaboradores.
Os dois diretores pediram para que a população tenha compreensão das dificuldades e principalmente que os gestores púbicos se sensibilizem e busquem formas de colaborar com a situação. Eles remeteram um ofício à Assiscop pedindo uma reunião com os secretários de saúde e prefeitos para tentar uma solução emergencial.

SOLUÇÃO DISTANTE
A assistente administrativa Marinilse Mariano, que está respondendo pela secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul, durante as férias do titular Valdemir Scarpari, disse que embora os gestores da pasta busquem estratégias com a secretaria de Estado frequentemente, nesse caso há pouco que a Semusa possa fazer. “É um problema que a solução está longe. São os únicos hospitais da região. Caso fechem, teríamos que mandar para Guarapuava, Cascavel e Curitiba. Complicaria tudo”, comentou.
Sobre o mal uso dos serviço SUS, Marinilse disse que trata-se de uma questão de educação. Nas unidades de saúde, é preciso enfrentar filas e um número limitado de consultas. Já nos hospitais, o atendimento é imediato.

SECRETÁRIO DEFENDE REAJUSTE DA TABELA SUS
Por telefone celular, o secretário de Saúde de Laranjeiras do Sul, Valdemir Scarpari. Ele admitiu que há pessoas que abusam do atendimento do plantão. “Algumas pessoas vão no plantão sem ter nada, mas é o médico quem tem que avaliar”, lembrou. Na opinião dele, muitos pacientes deixam de ir no posto, que tem muita gente, para ir no hospital que é mais confortável à noite, o que sobrecarrega o serviço.
Para o plantão das 17 às 8 horas da manhã, aos sábados, domingos e feriados as prefeituras de Laranjeiras do Sul, Marquinho, Porto Barreiro e Virmond pagam o plantão através da Assiscop. Por mês, segundo Scarpari, são repassados R$ 50 mil para os dois hospitais, sendo R$ 25 para cada um. “Quando o médico de plantão atende, interna pelo SUS e os pacientes pegam medicamentos nos postos de farmácias dos postos de cada município”, esclarece o secretário.
O secretário de Saúde de Laranjeiras do Sul, que faz parte do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasens) disse que é uma luta da entidade o reajuste da tabela SUS. “Outra briga é que aumente o valor dos ambulatórios. Hoje paga-se muito pouco. Varia de R$ 15 a R$ 20 conforme o procedimento ambulatorial. Queremos o aumento de valor e número de procedimentos dos hospitais”, defende Scarpari.

AIH's
Quanto ao pagamento das Autorização de Internamento Hospitalar (AIH's) dos dois hospitais, o repasse baixou e o Estado não vai mudar. “Estamos pleiteando as campanhas de cirurgias eletivas – que não são emergenciais. Com a redução das AIH's os hospitais só estão atendendo as emergências”, destaca o secretário de Saúde de Laranjeiras. Com essa campanha haverá recurso com AIH's extra teto para cirurgias eletivas. “Entendo a dificuldade dos hospitais, os municípios pagam R$ 50 mil através da Assiscop e somos parceiros para ajudá-los nesta luta”, conclui Scarpari.

Matheus Müller/Jornal Correio do Povo

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Sistema de B.O. eletrônico começa a funcionar no Paraná

A Delegacia Eletrônica, que permite o registro de boletins de ocorrência pela internet (B.O. eletrônico), começou a operar nesta quinta-feira (1) no Paraná. O estado é um dos últimos do Brasil a contar com sistema. Em São Paulo, o serviço já existe há 11 anos.
Com o B.O. eletrônico, já é possível informar ocorrências como a perda de documentos, objetos, cartões bancários, cheques e dinheiro pelo site da delegacia. A ferramenta também possibilita fazer denúncias anônimas ou denúncias com identificação para o retorno da investigação. Só no primeiro dia, foram feitas dez denúncias. O sistema está disponível para todo o estado.
Assim que o cidadão fizer o registro do boletim, um policial vai encaminhar o documento para a delegacia mais próxima da ocorrência ou da residência do notificante. A pessoa ainda recebe uma confirmação via e-mail, com o número de protocolo e ano do registro e poderá imprimir o documento. Em alguns casos, o policial pode entrar em contato com a pessoa por telefone, para esclarecer informações da ocorrência.
Não há um limite de registro de B.O. eletrônico por pessoa por dia. Em caso de perda ou extravio de mais de um item, a pessoa pode relacionar todos na mesma ocorrência. Além disso, uma vez registrado, o boletim não pode ser cancelado. A polícia alerta que, em caso de recuperação de documentos e objetos antes da avaliação do pedido do boletim, deve-se entrar em contato com a delegacia para verificar a possibilidade de indeferimento do registro.

Expansão
Por enquanto, ainda não é possível comunicar furtos e acidentes de trânsito pela internet. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), os crimes que poderão ser notificados pela internet tendem a aumentar com o tempo. A coordenação de informática da Polícia Civil estuda a inclusão dos registros de furtos de documentos e objetos, mas ainda não há data definida para isso ocorrer.
Gazeta do Povo

Aluna de Cavaco Cantagalo faz parte de equipe da Caixa

Desempenho de estudante nas finais dos Jogos Colegiais despertou interesse de empresário do ramo do atletismo 

O esporte é sem dúvida, o melhor caminho para desviar os jovens dos maus caminhos como as drogas ou o crime e quem sabe, até mesmo destacar grandes talentos, que poderão ser o orgulho nacional. Um bom exemplo disso é a jovem Juselha Possamai, 17 anos, estudante do Colégio Estadual de Cavaco, a 30 km da área urbana, no município do Cantagalo. Depois de um projeto de atletismo desenvolvido pelo professor de Educação Física do colégio, Raphael Rosolen, Juselha e outros alunos representaram a escola nos Jogos Colegiais, nos quais se destacaram com a obtenção de 30 medalhas na fase regional e fazendo 14 finais em Curitiba, na fase final estadual.
Em uma dessas finais, a aluna Juselha obteve o 4º lugar nos 3000 metros livres e 10º no arremesso de peso, um desempenho digno de observação dos empresários do ramo do atletismo. E foi o que aconteceu. Um dos representantes pelo atletismo em Campo Mourão, de um projeto organizado pela Caixa Econômica Federal ficou impressionado com Juselha e a convidou para uma bateria de testes. Depois de cinco dias de provas em Campo Mourão, a jovem foi selecionada para atuar na equipe patrocinada pela Caixa.
Depois disso, conquistou o 3º lugar no Campeonato Paranaense Juvenil em Maringá e 2º em um circuito de rua em Campo Mourão. Para o próximo ano, ou até mesmo antes, os planos de Juselha são ir morar na cidade, onde ganhará a Bolsa-Atleta, um programa do Governo Federal destinado aos atletas de alto rendimento que não têm patrocínio. O objetivo do projeto é encontrar talentos que possam ser usados na Olimpíada de 2016, que será realizada em território brasileiro.

ATLETISMO
O professor Raphael destaca que em toda a região que abrange o Núcleo de Educação de Laranjeiras do Sul não existe nenhum projeto de incentivo ao atletismo. O esporte, que é um dos mais baratos na questão de pista e equipamentos, sofre com a falta de apoio. “O atletismo na nossa região não é praticado por falta de investimento e interesse dos que podem colaborar. Se houvesse maior reconhecimento por parte das autoridades competentes e dos próprios professores, com certeza surgiriam muitos talentos como o de Juselha”, frisa Raphael.
Um conselho para os estudantes que conhecem o seu potencial e gostariam de desenvolvê-lo, é que procurem seus professores de Educação Física e peçam informações de como o esporte é praticado na região e qual o caminho mais simples para conseguir uma oportunidade, de acordo com sua condição.

jcorreiodopovo