quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ligações entre celulares e fixos ficarão mais baratas

As ligações entre celulares e telefones fixos ficarão cerca de 10% mais baratas a partir de fevereiro. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) homologou terça-feira (24) à noite o ato que aplica o novo regulamento para as tarifas cobradas nessas chamadas, aprovado em novembro do ano passado.
Com uma tabela progressiva para a redução das tarifas nas ligações fixo-móvel, o regulamento prevê uma redução líquida de até 45% no custo das chamadas para os usuários até 2014.

Via Gazeta do Povo.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Calendário de imunização infantil terá mais duas vacinas a partir do segundo semestre

A partir do segundo semestre, mais duas vacinas farão parte do calendário de imunização das crianças. As novidades são a inclusão da vacina injetável contra a paralisia infantil e a pentavalente, que imunizará contra cinco doenças e substituirá a tetravalente.
A entrada no calendário de imunização da vacina injetável contra paralisia infantil não vai implicar a retirada da dose em gotinhas da lista, já que a dose em agulha não substitui a vacina em gotas. A diferença entre as duas é que a vacina injetável usa o vírus morto e, a segunda, o vírus vivo atenuado (mais fraco).

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que a vacina injetável diminui os riscos da criança sofrer eventos adversos após a vacinação, como uma paralisia infantil pós-vacinal. O efeito é raro, mas passível de acontecer. Em 2011, foram detectados dois casos suspeitos de paralisia infantil pós-vacinal no país. A vacina injetável tem maior eficácia nas primeiras doses em comparação à oral.
Segundo o ministro, a vantagem da vacina oral é proteger um grande número de crianças, mesmo quem não foi imunizado. “A vacina oral causa um efeito rebanho. Mesmo as crianças não vacinadas, são protegidas quando vacinamos várias crianças. A oral é eliminada nas fezes da criança e, nos locais onde há pouco saneamento básico, causa um efeito de proteção no ambiente”, explica o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. A injetável será aplicada nos bebês com 2 e 4 meses de idade e, a oral, no reforço aos 6 e 15 meses.
Com a vacina antipólio injetável, o campanha contra a paralisia infantil em 2012 muda. Em vez de duas mobilizações nacionais contra a doença, na primeira etapa da campanha, prevista para 16 de junho, as crianças com menos de 5 anos de idade vão tomar a vacina oral, independentemente de terem sido vacinadas antes. Já na segunda fase, em agosto, os pais devem levar os filhos para tomar outras vacinas que estiverem atrasadas. Quem tiver perdido o cartão, pode procurar o posto, mesmo sem o documento, para atualizar as vacinas.
A injetável tem sido adotada em países sem registro de casos de pólio. O Brasil não tem caso da doença há mais de 20 anos. No entanto, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) recomenda que as nações mantenham a vacinação oral até que a pólio seja eliminada em todo o mundo. Em pelo menos 25 países, o vírus continua a circular e a doença é considerada endêmica.
Já com a inclusão da vacina pentavalente, o objetivo é imunizar a criança contra cinco doenças em uma única dose: difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo B e hepatite B. Os pequenos serão vacinados aos 2, 4 e 6 meses de idade. Atualmente, as crianças tomam a tetravalente, contra quatro doenças, e também a vacina contra a hepatite B.
Será mantido o reforço de difteria, tétano e coqueluche, sendo o primeiro a partir do primeiro ano de vida e o segundo, entre 4 e 6 anos de idade. O récem-nascidos devem continuar recebendo a primeiro dose da vacina contra hepatite B nas primeiras 12 horas de vida para evitar a transmissão vertical da doença, de mãe para filho.

Planalto anuncia que Mercadante será ministro da Educação

  Valter Campanato/Arquivo ABr / Aloizio Mercadante: como esperado, ele foi para a Educação. A surpresa é o substituto dele. Aloizio Mercadante: como esperado, ele foi para a Educação. A surpresa é o substituto dele.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, deixará o governo na próxima terça-feira (24), informou nesta quarta-feira (18) a Secretaria de Comunicação Social do Palácio do Planalto. Haddad será substituído pelo atual ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. De acordo com a secretaria, o atual presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antônio Raupp, assume a pasta de Ciência e Tecnologia no lugar de Mercadante.

Haddad, que assumiu a Educação em 2005, ainda no governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deixa o governo para concorrer à prefeitura de São Paulo.
Em nota, a presidente Dilma "agradece o empenho e a dedicação do ministro Haddad à frente de ações que estão transformando a educação brasileira e deseja a ele sucesso em seus projetos futuros". "Da mesma forma, (a presidenta) ressalta o trabalho de Mercadante e Raupp nas atuais funções, com a convicção de que terão o mesmo desempenho em suas novas missões".
Na próxima terça-feira (24), serão realizadas a posse e a transmissão de cargo dos novos ministros. Um dia antes, o Palácio do Planalto prepara um grande evento de bolsas do ProUni - Programa Universidade Para Todos para marcar a saída de Haddad do governo. No mesmo dia, está prevista uma reunião ministerial, à qual devem comparecer Haddad, Mercadante e Raupp.
Raupp tem perfil técnico
A escolha de Marco Antônio Raupp para a pasta de Ciência e Tecnologia foi uma opção da presidente Dilma, que queria alguém com perfil técnico e gerencial, o que contrariou o desejo dos petistas, que gostariam de ver no cargo o deputado federal Newton Lima (PT-SP), ex-reitor da Universidade de São Carlos.
Físico, Raupp tem larga trajetória no meio científico. É presidente licenciado da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Conheceu o ex-presidente Lula quando esteve à frente da SBPC e manteve afinidade com o petista. Também comandou o Parque Tecnológico de São José dos Campos, polo de desenvolvimento da indústria de inovação no Brasil.
Em dezembro de 2010, Dilma escolheu Raupp para assumir a difícil tarefa de reorganizar o Programa Espacial Brasileiro. O cientista, de Cachoeira do Sul (RS), se dedicou aos três pilares do programa: o projeto Cyclone, para o lançamento de um foguete ucraniano da base de Alcântara (MA); o desenvolvimento do satélite geoestacionário de comunicações; e a correção de rota para a concepção de um foguete brasileiro, o VLS. O governo agora negocia um nome de fora para substituir Raupp na AEB.

Mais de 300 remédios podem ter redução de até 11% no preço este ano.

 Foto Thiago Lontra / Extra/ Agência O Globo Foto Thiago Lontra / Extra/ Agência O Globo Foto: Thiago Lontra / Agência O Globo
A Receita Federal deve divulgar este ano uma lista atualizada de remédios que terão isenção do PIS e do Confins por serem usadas contra doenças de tratamentos contínuos ou de larga escala. Na listagem, que é chamada de "lista positiva", deverão estar remédios para o tratamento de câncer, hipertensão, colesterol, além de antibióticos e antialérgicos. Mais de mil medicamentos já possuem isenção dos tributos, mas outros 300 estão sob análise, informa o jornal Folha de S. Paulo.
De acordo com o Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo ( Sindusfarma), a renovação da lista dos medicamentos está atrasada desde 2007. O sindicato enviou um ofício ao Ministério da Saúde este ano, que enviou nota à Receita, responsável pela liberação da isenção. Na nota, o ministério esclareceu que “a importância dos produtos contidos nessa lista baseia-se no efeito da redução do preço para o consumidor de medicamentos essenciais, uma vez que as alíquotas de PIS/Cofins somam mais de 10% e, por consequência, promover a ampliação do acesso da população para usufruir desses produtos”.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Semana Pedagógica para 2012 terá mudanças.

ícone imagemA Secretaria de Estado da Educação (SEED) organiza uma semana pedagógica diferenciada para 2012. Serão destinados quatro dias no primeiro semestre (02,03,06 e 07 de fevereiro) e outros dois para o início do segundo semestre (19 e 20 de julho). Além de temáticas selecionadas para discussão e sugestões de bibliografia, haverá um momento cultural em comemoração ao centenário da escritora paranaense Helena Kolody, mesa-redonda, chat para debate e o lançamento do programa Pais Presentes na Escola.

A semana pedagógica é um momento de reflexão e aprendizagem. “As escolas, além de planejarem as atividades para o ano letivo, receberão materiais que abordam temáticas como diversidade, inclusão, educação profissionalizante e educação de jovens e adultos, avaliação escolar, educação integral e atividades complementares”, explicou Fernanda Scaciota Simões da Silva, diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (DPPE) da secretaria.

Existe também a proposta para que a escola realize uma reunião com a comunidade escolar. “Nessa ocasião deverá ser lançado o programa que pretende maximizar a participação dos pais de alunos na escola”, afirmou a diretora.

Já para o segundo semestre, as escolas organizarão suas próprias oficinas, dentro dos interesses e necessidades de cada unidade. Todo encaminhamento sobre o projeto será repassado nessa primeira etapa da semana pedagógica. “Os profissionais poderão trocar experiências, desenvolver a investigação e formulação de opiniões em cima de conteúdos mais próximos a sua realidade”, disse a diretora.

A SEED também organiza programação e encaminhamentos próprios para as escolas especiais conveniadas e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), bem como para os Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs) e para as escolas rurais. Inf. Dia a Dia da Educação.

Beto Richa decreta estado de emergência em 137 municípios afetados pela seca

Beto Richa decreta estado de emergência em 137 municípios afetados pela seca

O governador Beto Richa decretou nesta segunda-feira (16) situação de emergência em 137 municípios paranaenses e anunciou novas medidas para apoiar os agricultores atingidos pela seca, que desde novembro do ano passado compromete a produção agrícola e o abastecimento de água nas regiões Sudoeste, Noroeste, Centro-Sul e Oeste. As culturas mais atingidas foram milho, soja e feijão.

Com o objetivo de reduzir as perdas e recuperar as plantações, o governo estadual irá aplicar R$ 21,5 milhões em 2012 na instalação de 300 sistemas comunitários de fornecimento de água em várias regiões paranaenses. São R$ 10 milhões da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e R$ 11,5 milhões do Programa Estadual de Águas e Saneamento Rural (Proesas).

Outra medida para o abastecimento de água é a implantação de 140 abastecedouros comunitários, com a perfuração de poços artesianos, instalação de bombas e de reservatórios elevados para 10 mil litros. As cisternas serão construídas em comunidades rurais com problemas históricos de escassez de água. A iniciativa vai atender especialmente produtores de frango, suíno, leite e hortaliças. Serão investidos R$ 10 milhões com recursos do Ministério de Integração Nacional.

“Esse pacote de ações mostra o compromisso do governo em oferecer um socorro imediato à população atingida. Procuramos ser ágeis, pois a cada dia os prejuízos são maiores”, disse o governador. Richa lembrou que na semana passada já havia autorizado a liberação de R$ 15,5 milhões para apoiar produtores do Sudoeste que também sofrem com a estiagem.

Segundo o último levantamento do Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, a estimativa é que a estiagem comprometeu 11,5% a safra de verão do Paraná, que estava prevista para 22,13 milhões de toneladas, o que significa um prejuízo financeiro de R$ 1,52 bilhão. “Não vamos deixar o produtor desamparado. Estamos buscando recursos federais para complementar nossas ações”, concluiu Richa.

Prioridade

O secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, explicou que as ações serão destinadas prioritariamente para regiões mais atingidas e agricultores que não tem direito a receber seguro ou crédito. “Já no começo da seca o governo estava atento e tomando as medidas necessárias para reduzir o impacto. Nossa prioridade é a construção de poços para captação de água, pois esse é um método mais durável e que dará suporte para as futuras estiagens”, disse o secretário.

Ortigara afirma que essa água poderá ser utilizada tanto para consumo humano quanto animal e classificou a seca como uma das maiores da história do Paraná. “São medidas para apoiar os pequenos produtores. O Paraná precisa se fortalecer para combater esses problemas”, disse Norberto Ortigara, citando que a estiagem comprometeu 14% da produção de milho, 10% da soja e 19% da safra de feijão.

Emergência

O governador disse ainda que a assinatura do decreto de emergência para 137 municípios abrirá novas linhas de financiamentos, créditos e recursos para serem aplicados nas cidades. “Queremos agregar mais incentivos aos produtores. Com o estado de emergência será possível acessar recursos federais da defesa civil para transporte de água (carros pipa) e alimentação”, explicou Beto Richa.

O presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e prefeito de Corbélia, Eliezer José Fontana, classificou a situação como emergencial e estimou perdas na área agrícola que variam de 20% a 70%, de acordo com a região. Ele agradeceu o apoio do governo estadual e disse que a construção das cisternas irá melhorar o fornecimento de água para os próximos anos. “Temos uma das piores situações da região Sul do Brasil. A ajuda do Estado vai oferecer um suporte aos nossos agricultores”, disse ele.

Outras medidas

Na semana passada, em reunião com prefeitos do Sudoeste, o governador Beto Richa disponibilizou ajuda aos agricultores. Para a compra de insumos agrícolas (sementes e fertilizantes) serão liberados R$ 6 milhões. O apoio financeiro chega a R$ 9,5 milhões, sendo R$ 8 milhões para subvenção ao prêmio do seguro da segunda safra de milho e café, e R$ 1,5 milhão para reforçar o programa Fundo de Aval. A prioridade do governo é atender os produtores da agricultura familiar.

Foi anunciado que o governo também vai agilizar as vistorias em plantações para que os produtores possam solicitar ressarcimento de perdas pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e o pagamento do Seguro da Agricultura Familiar (Seaf). A medida também assegurar o aproveitamento das lavouras para silagem e preparação da terra para novos cultivos, como as segundas safras de milho e feijão.

CONFIRA OS MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

ALTO PARAISO, ALTO PIQUIRI, ALTONIA, AMPERE, ANAHY, ASSIS CHATEAUBRIAND, BARBOSA FERRAZ, BARRACÃO, BELA VISTA DA CAROBA, BOA ESPERANÇA DO IGUAÇU,BOA VENTURA DE SÃO ROQUE,BOA VISTA DA APARECIDA, BOM JESUS DO SUL, BOM SUCESSO, BOM SUCESSO DO SUL, BRAGANEY, BRASILÂNDIA DO SUL, CAFELANDIA, CAFEZAL DO SUL, CALIFORNIA, CAMBIRA, CAMPINA DA LAGOA, CAMPO BONITO, CANDÓI, CAP. LEONIDAS MARQUES, CAPANEMA, CASCAVEL, CATANDUVAS, CÉU AZUL, CHOPINZINHO, CIANORTE, CLEVELÂNDIA, CORBELIA, CORONEL VIVIDA, CORUMBATAÍ DO SUL, CRUZEIRO DO IGUAÇU, DIAMANTE DO OESTE, DIAMANTE DO SUL, DOIS VIZINHOS, ENEAS MARQUES, ENGENHEIRO BELTRÃO, ENTRE RIOS DO OESTE, ESPERANÇA NOVA, ESPIGÃO ALTO DO IGUAÇU, FLOR DA SERRA DO SUL, FORMOSA DO OESTE, FOZ DO IGUAÇU, FRANCISCO ALVES, FRANCISCO BELTRÃO, GOIOERE, GUAIRA, GUARANIAÇU, HONÓRIO SERPA, IBEMA, IGUARAÇU, IGUATU, IMBITUVA, IPORÃ, IRACEMA DO OESTE, ITAIPULANDIA, ITAMBÉ, ITAPEJARA DO OESTE, JESUITAS, LARANJAL, LINDOESTE, MANFRINÓPOLIS, MANGUEIRINHA, MARECHAL CANDIDO RONDON, MARIALVA, MARIÓPOLIS, MARIPÁ, MARMELEIRO, MATELÂNDIA, MATO RICO, MEDIANEIRA, MERCEDES, MISSAL, MOREIRA SALES, NOVA AURORA, NOVA ESP. DO SUDOESTE, NOVA LARANJEIRAS, NOVA PRATA DO IGUAÇU, NOVA SANTA ROSA, NOVA TEBAS, OURO VERDE DO OESTE, PALMITAL, PALOTINA, PATO BRAGADO, PEABIRU, PEROLA DO OESTE, PINHAL DE SÃO BENTO, PITANGA, PLANALTO, PORTO BARREIRO, PRANCHITA, PRUDENTÓPOLIS, QUARTO CENTENÁRIO, QUATRO PONTES, QUEDAS DO IGUAÇU, RAMILANDIA, RANCHO ALEGRE DO OESTE, REALEZA, RENASCENÇA, RIO BOM, RIO BONITO DO IGUAÇU, RONCADOR, RONDON, ROSÁRIO DO IVAÍ, SALGADO FILHO, SALTO DO LONTRA, SANTA HELENA, SANTA IZABEL DO OESTE, SANTA LUCIA, SANTA TEREZA DO OESTE, SANTA TEREZINHA DE ITAIPU, SANTO ANT. DO SUDOESTE, SÃO JOÃO, SÃO JORGE DO OESTE, SÃO JORGE DO PATROCÍNIO, SÃO JOSÉ DAS PALMEIRAS, SÃO MIGUEL DO IGUAÇU, SÃO PEDRO DO IGUAÇU, SÃO TOMÉ, SAUDADE DO IGUAÇU, SERRANÓPOLIS DO IGUAÇU, TAPEJARA, TEIXEIRA SOARES, TERRA ROXA, TOLEDO, TRÊS BARRAS DO PARANÁ, TUPASSI, UBIRATÃ, VERA CRUZ DO OESTE, VERE, VIRMOND, VITORINO E XAMBRE.
Via RSN

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Paraná intensifica ações na fronteira para evitar entrada de gado com aftosa

A aftosa foi diagnosticada em bovinos de uma propriedade na localidade de Aguaray Amistad, no Departamento de San Pedro, no Paraguai, a cerca de 30 quilômetros do foco notificado em setembro de 2011

Equipes paranaenses de fiscalização sanitária vão trabalhar 24 horas nos postos de inspeção da área de fronteira para evitar a entrada de gado com aftosa no país. Além disso, o governo vai montar barreiras nas principais vias entre o Paraná, Mato Grosso do Sul, o Paraguai e a Argentina, bem como visitar propriedades que possam estar expostas a risco ou suspeitas de foco de aftosa.
O governo do Paraná comunicou no início da noite de terça-feira que todas as medidas serão tomadas em função da notificação de um novo caso da doença no Paraguai. A aftosa foi diagnosticada em bovinos de uma propriedade na localidade de Aguaray Amistad, no Departamento de San Pedro, a cerca de 30 quilômetros do foco notificado em setembro de 2011.

A Divisão de Sanidade Animal da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento estará alerta para que as cargas das espécies suscetíveis (bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos) que entrem no Paraná sejam vistoriadas com prioridade. A movimentação de bovinos deverá estar devidamente registrada no cadastro da divisão.
Autoridades sanitárias do Paraná e de Mato Grosso do Sul, que já está mobilizando forças policias e o Exército para também reforçar a vigilância no trânsito de animais, vão trabalhar de forma integrada com o governo federal.
O Paraná encerrou há cerca de mês uma campanha de vacinação que imunizou aproximadamente 97% do rebanho e trabalha com o propósito de se tornar livre da aftosa, sem vacinação, até 2013.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Valores do IPVA 2012 podem ser consultados pela internet

Ferramenta está disponível no site da Secretaria da Fazenda do Paraná. Para fazer a consulta, é necessário ter em mãos os documentos do veículo

Por meio de uma ferramenta disponível no site da Secretaria da Fazenda do Paraná, os proprietários de carros, motos, caminhonetes e caminhões já podem ter acesso aos valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referentes a 2012. Para fazer a consulta, é preciso informar dados que constam nos documentos do veículo. A busca se destina somente aos veículos cadastrados no Paraná.
Na página de consulta, o proprietário deve informar a faixa IPVA e o ano de fabricação do veículo, informações que constam do CLRV. A ferramenta vai informar o valor venal do veículo, de acordo com a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

A alíquota para carros, caminhonetes e motocicletas é o equivalente a 2,5% do valor venal do veículo. Para ônibus e veículos de carga (como caminhões), além de veículos de empresas de locação ou que utilizem como combustível o gás natural, a taxa é de 1%.
Pagamento
De acordo com o site da Secretaria da Fazenda do Paraná, quem efetuar o pagamento à vista no mês de fevereiro (de acordo com o calendário definido a partir do fim da placa do veículo – veja box), terá desconto de 5%. Os proprietários podem optar ainda por fazer o pagamento em cinco parcelas, sem desconto, a partir de março; ou efetuar o pagamento à vista em março, também sem desconto.
O imposto pode ser pago em agências do Banco do Brasil e Itaú. Para fazer o pagamento, é necessário apresentar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) ou a guia de recolhimento, que pode ser impressa a partir do site da Secretaria da Fazenda.

Pagamento com 5% de desconto
Placa final 1 - Pagamento até o dia 8 de fevereiro
Placa final 2 - Pagamento até o dia 9 de fevereiro
Placa final 3 - Pagamento até o dia 10 de fevereiro
Placa final 4 - Pagamento até o dia 13 de fevereiro
Placa final 5 - Pagamento até o dia 14 de fevereiro
Placa final 6 Pagamento até o dia 15 de fevereiro
Placa final 7 - Pagamento até o dia 16 de fevereiro
Placa final 8 - Pagamento até o dia 17 de fevereiro
Placa final 9 - Pagamento até o dia 23 de fevereiro
Placa final 0 - Pagamento até o dia 24 de fevereiro

Inscrições para concurso em Nova Laranjeiras seguem até dia 9

Inscrições para concurso em Nova Laranjeiras seguem até dia 9

A Prefeitura de Nova Laranjeiras vai realizar concurso público para preencher 84 vagas em 31 cargos. As inscrições estão abertas desde a última quarta-feira (28) e poderão ser feitas até o dia 9 de janeiro, diretamente na Prefeitura, no horário das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

A taxa de inscrição varia de R$ 30 a R$ 265 reais, dependendo do cargo. Para o prefeito Eugenio Bittencourt, “o concurso atende uma recomendação do Ministério Público, através do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para todos os cargos que estão em desconsonância com a função atribuída”, explicou.

As vagas disponíveis são para os cargos:

- Agente Comunitário de Saúde, 7 vagas
- Agente Social, 2 vagas
- Assistente Social, 2 vagas
- Auxiliar Administrativo, 5 vagas
- Auxiliar de Enfermagem, 1 vaga
- Auxiliar de Serviços Gerais, 14 vagas
- Auxiliar em Saúde Bucal, 3 vagas
- Enfermeiro, 3 vagas
- Biólogo, 1 vaga
- Coordenador de Controle Interno, 1 vaga
- Engenheiro Civil, 1 vaga
- Farmacêutico, 1 vaga
- Mecânico I, 1 vaga
- Médico, 3 vagas
- Motorista II, 3 vagas
- Nutricionista, 1 vaga
- Odontólogo, 3 vagas
- Oficial Administrativo, 4 vagas
- Operador de Escavadeira Hidráulica, 1 vaga
- Operador de Máquina II, 1 vaga
- Operador de Motoniveladora , 1 vaga
- Operador de Retroescavadeira, 2 vagas
- Pedreiro, 1 vaga
- Professor (Magistério ou Curso Normal Superior ou Pedagogia), 12 vagas
- Professor de Educação Física, 1 vaga
- Psicólogo, 1 vaga
- Técnico em Contratos e Convênios Administrativos, 1 vaga
- Técnico em Enfermagem, 4 vagas
- Técnico em Gestão Pública, 1 vaga
- Técnico em Higiene Dental, 1 vaga
- Técnico em Construção Civil, 1 vaga

Mais informações sobre o concurso público da Prefeitura de Nova Laranjeiras pode ser obtida o site www.novalaranjeiras.pr.gov.br.

Sedu prepara programa para levar internet gratuita a todo o Estado

Para Cezar Silvestri, primeiro ano de governo é positivo.
Sedu prepara programa para levar internet gratuita a todo o Estado

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano está desenvolvendo um projeto que pretende levar internet gratuita a todos os municípios paranaenses a partir de 2012. Batizado de Paraná Digital, o programa está em fase de elaboração e ainda será submetido à apreciação do governador Beto Richa.

“O objetivo é atender principalmente a população mais carente”, informa o secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri. Ele também destaca outro projeto importante em desenvolvimento na pasta: o Sedu Interativa, que visa melhorar o planejamento de ações da pasta.

De acordo com o secretário, o projeto Sedu Interativa baseia-se num software para cadastramento dos municípios – que podem alimentar o sistema via internet – e que permite também um diagnóstico de todas as ações de desenvolvimento urbano em andamento ou realizadas no Estado.

“Essa ferramenta permitirá melhorar o nosso planejamento e definir prioridades de acordo com as necessidades indicadas pelo diagnóstico. Com isso, será possível levar o desenvolvimento de forma integrada, racionalizando o uso do dinheiro público e ajudando as administrações municipais”, afirmou.

Obras

Para Silvestri, o balanço do trabalho da secretaria no primeiro ano do governo Beto Richa é positivo. “Tivemos 284 obras concluídas e mais 311 iniciadas”, disse. De acordo com ele, foram liberados R$ 55 milhões para obras de recapeamento asfáltico em 283 municípios.

Silvestre informa que a pavimentação é uma das maiores demandas dos municípios atualmente. Outras obras importantes destacadas por ele são os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros da Juventude, realizados em parceira com a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, a construção de escolas municipais e Clínicas da Mulher.

Segundo o secretário, estão em análise e fase de estudos R$ 241 milhões destinados a financiamentos municipais. Desses recursos, R$ 75 milhões estão na Agência de Fomento e outros R$ 53 milhões na Secretaria do Tesouro Nacional.

De acordo com Silvestri, ao analisar pedidos de financiamento a secretaria incentiva os prefeitos a financiar obras que se enquadrem no programa de governo do Estado. “Um dos programas que temos incentivado é o dos barracões industriais, porque geram emprego, renda e melhoria no Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios (IDH-M)”, afirma. Entre as áreas prioritárias para financiamento também estão os terrenos destinados à construção de moradias.

Dificuldades

Cezar Silvestri lembra que iniciou o trabalho na secretaria enfrentando dificuldades relacionadas a convênios assinados pela administração anterior e cujo prazo de validade se encerrava no dia 31 de dezembro de 2010, principalmente no programa Recap.

O secretário também destaca como fato positivo de 2011 a retomada do bom relacionamento do Governo do Paraná com os parlamentares da bancada federal. “O Beto abriu uma porta fechada há muitos anos”, afirmou. “Acredito que vamos colher bons frutos com essa nova forma de governar, por meio do diálogo, da conversa, deixando de lado as diferenças políticas e partidárias.”

COPA 2014

Entre os desafios da secretaria para o ano estão as obras da Copa do Mundo de 2014, vinculadas à pasta por meio da Coordenadoria dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). Silvestre também lembra que o governo começa a restaurar a capacidade de investimento do Estado e busca novos financiamentos do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. “Esses recursos podem impulsionar ações em todas as secretarias”, afirmou.
Fonte: RSN