segunda-feira, 30 de julho de 2012

Marquinho:Encontrada a arma usada no assassinato do Ex-Vereador de Goioxim

Por voltas das14h30min, uma equipe deslocou até a localidade de Guampara no município de Marquinho, e efetuou a apreensão de uma espingarda dois canos, número e marca ilegíveis, calibre 32, com um cartucho intacto, esta arma foi usada pelo Sr Edmundo Cardoso (47), em 22/07/2012, na cidade de Goioxim, onde foi vitima fatal o Sr Erni Antonio Bonifácio, o seu Edmundo já havia se apresentado da Delegacia para explicar os fatos, arma foi entregue na Delegacia para as providências.
Fonte: OLHO ABERTO

sábado, 28 de julho de 2012

Laranjeiras do Sul:Educadores sociais em greve e princípio de rebelião no Cense

Foi agora a tarde, internos do Educandário de Laranjeiras do Sul fizeram um princípio de rebelião na unidade de Laranjeiras do Sul, foi acionado o batalhão de choque de Guarapuava e a policia militar de Laranjeiras do Sul, os policiais entraram as 16 horas na unidade e fizeram um bate-grade preventivo, segundo informações as 17:30 a situação já estava controlada e com segurança.(vídeo acima)

Educador Social


De acordo com o agente Ariel Oro, que também é representante do movimento grevista, a ação desagradou os adolescentes que fazem “bate grade”. Cerca de 70 crianças e adolescentes, entre 12 e 21 anos, estão na unidade.

Reportagem Paola San

Agentes socioeducativos entram em greve em todo Paraná

Os agentes socioeducativos do Paraná iniciaram, neste sábado (28), uma greve por tempo indeterminado. Os profissionais atuam em 18 unidades de reeducação de crianças e adolescentes, em todo o estado. Apesar da paralisação, por se tratar de serviço considerado essencial, a categoria pretende manter 30% dos servidores trabalhando.

O indicativo de greve havia sido aprovado no início da semana. Em um artigo, o presidente do Sindicato dos Servidores da Socioeducação do Paraná (Sindsec-PR) Mário César Monteiro explica os motivos da paralisação. “Depois de um ano e meio de negociações e repetidas reuniões o estado insiste em apenas fazer promessas, com ações de protelar e de não atender efetivamente as necessidades da categoria de forma clara imediata”, afirma no texto publicado no site da instituição.

A categoria apresenta uma extensa pauta de reivindicações, entre as quais se destacam o reajuste de 14,79% das gratificações, seguro de vida, vales alimentação e transporte, e concurso público para reposição do quadro funcional. A categoria também pede a implantação de medidas que garantam a saúde e a segurança dos agentes socioeducativos.

Em nota, a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social – responsável pelo Sistema Socioeducativo do Paraná – informou que “está tomando todas as providências cabíveis para garantir a integridade física dos adolescentes atendidos”. O comunicado acrescenta que a Secretaria “tem mantido aberto o canal de diálogo com seus servidores”.

No fim da tarde, a assessoria de imprensa do governo do estado informou que, apesar da paralisação, todas as unidades do estado estavam funcionando e não havia impactos, porque os agentes trabalham em regime de plantão.

Via Gazeta do Povo

segunda-feira, 23 de julho de 2012

NOTICIAS DIRETO DE GOIOXIM - PR

GOIOXIM: Homicidio No Distrito de Pinhalzinho




Às 18h40min, a equipe policial militar deslocou ao Posto de Saúde, na localidade de Pinhalzinho, onde
segundo a testemunha que relatou a equipe que um individuo desconhecido informou ao mesmo que seu
vizinho que tem um bar próximo de sua casa teria levado um tiro, ele foi ate o local encontrou seu vizinho
o senhor ERNI ANTONINHO BONIFACIO, com 57 anos, baleado na região do tórax (peito lado
esquerdo )

Colocou o senhor Erni no seu veiculo e veio até o posto de saúde de Goioxim, afirma que ele
estava com vida quando colocou ele no seu veiculo, mas quando chegou no posto de saúde depois de
meia hora pois o local do fato fica a 35 Quilômetros da cidade ele entrou em óbito. Não sabendo informar
possíveis autores.

Fonte: 16º BPM
2º Sgt. QPM 1-0 Valdemir Czerkies Soares,
Adjunto do COPOM

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Primeira caverna vulcânica identificada no Brasil

http://www.youtube.com/watch?v=ta_EBvyXnr0

Pesquisadores descobrem primeira caverna vulcânica do país no Paraná

Descoberta geológica fica em Palmital, no centro oeste do estado.
Formação semelhante existe apenas no Hawai, segundo especialistas.

Uma equipe formada por geógrafos, geólogos e vulcanólogos da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) descobriu, em Palmital, a 397 quilômetros de Curitiba, a primeira caverna de origem vulcânica do país. "É uma cavidade diferenciada. A gente conhece caverna de calcário, de arenito, mas as cavernas em basalto só quem foi para o exterior para conhecer isso", explicou a professora do Departamento de Geografia da Unicentro Gisele Petrobelli. Segundo ela, estas feições são, na verdade, tubos de lavas preservados e assim como a cavidade encontrada em Palmital, existe apenas no Hawai. Lembrando que tubos de lavas diferenciados também podem ser encontrados em outras regiões do mundo. "É uma riqueza muito grande no Brasil", avaliou a professora.
A primeira caverna de origem vulcânica do país é chamada de Casa da Pedra (Foto: Miguel Burei/ Arquivo pessoal)A primeira caverna de origem vulcânica do país é chamada de Casa da Pedra (Foto: Miguel Burei/ Arquivo pessoal)
Cavernas ficam em uma propriedade privada  (Foto: Miguel Burei/ Arquivo pessoal)Cavernas ficam em uma propriedade privada (Foto: Miguel Burei/ Arquivo pessoal)
A geógrafa explicou que com esta identificação entende-se de outra maneira o processo geológico do Terceiro Planalto do Paraná. Até então, segundo a professora, pesquisadores acreditavam que na região não houve uma atividade vulcânica mais característica e que agora isso deve ser repensado. "Não se sabe de onde veio a lava, só o caminho que percorreu", acrescentou. Este caminho deu origem aos tubos que estão bem preservados, o que é essencial.

A estimativa, apesar de evidências se perderam no tempo, é de que alguns derrames têm idade superior a 130 milhões de anos. A professora destacou ainda que a descoberta torna-se uma ferramenta a mais na interpretação das atividades vulcânicas que deram origem a paisagem da região.
O local onde está a caverna ficou conhecido como Casa da Pedra e está dentro de uma fazenda particular na comunidade de Catuana. O Secretário de Meio Ambiente e Turismo de Palmital, Miguel Burei, é sobrinho do dono da fazenda. Ele contou que a área, que tem aproximadamente 300 hectares, era utilizada para o plantio de milho e que agora foi transformada em pasto para criação de gado. “Meu primo criava cabrito lá”, lembrou Burei.
Existe a possibilidade de as ossadas encontradas nas cavernas serem pré-históricas  (Foto: Miguel Burei/ Arquivo pessoal)Existe a possibilidade de as ossadas encontradas
nas cavernas serem pré-históricas
(Foto: Miguel Burei/ Arquivo pessoal)
Após a descoberta científica, o proprietário decidiu doar 1% da terra para pesquisa científica e o local foi isolado. Isso porque foram encontradas ossadas que podem ser de animais pré-históricos. Segundo a professora da Unicentro, quanto mais intensa a atividade vulcânica, maior a formação de canais de lava e ramificações. Na Casa da Pedra, o duto principal possui 37 metros de extensão.

“A gente foi até onde dava para respirar. Eles [os pesquisadores] pediram para ninguém entrar porque pode impactar no material existente. Eles isolaram para não interferir na pesquisa”, contou o secretário.
A intenção é transformar o local em uma unidade de preservação ou em um parque para que sejam desenvolvidos projetos turísticos. A gestão deve ser atribuída a uma Organização não Governamental (ONG), especializada em Meio Ambiente, para que as visitas sejam controladas e qualquer futura ação não degrade o espaço. Os primeiros passos para que a proposta saia do papel já foram dados.
A segunda caverna descoberta chama-se Peráu Branco e fica na comunidade da Prata (Foto: Miguel Burei/ Arquivo pessoal)A segunda caverna descoberta chama-se Peráu
Branco e fica na comunidade da Prata
(Foto: Miguel Burei/ Arquivo pessoal)
Na quarta-feira (27), houve uma reunião com representantes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para se discutir a proposta. O secretário municipal está otimista, principalmente após algumas empresas da iniciativa privada demonstrarem interesse no desenvolvimento de ações sustentáveis no local.

Além da Casa da Pedra, existe outra caverna na fazenda que também é de origem vulcânica. Enquanto na primeira há um duto, na segunda existem quatro. Na verdade se trata de um sistema de tubos de lava, chamado de Peraú Branco.
O interesse dos pesquisadores
O local despertou a curiosidade pesquisadores quando Burei publicou as fotos em redes sociais, na internet. Professores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo foram até o local para reconhecer a origem geológica até então desconhecida no Brasil.

Em alguns trechos da Caverna percebeu-se que o chão é oco, o que segundo especialistas, indica que deve haver outros dutos embaixo da Casa da Pedra. Para ele, pelas características da região podem haver outras raridades escondidas no Terceiro Planalto paranaense.

|Fonte G1/RPC