terça-feira, 22 de novembro de 2016

Homem deixa chave na ignição e moto é furtada em Marquinho


Na noite do último domingo dia 20, a Polícia Militar de Marquinho foi procurada por um homem, o qual comunicou que sua motocicleta Honda NXR 150 Bros KS de cor vermelha e placas AON 2437, havia sido furtada.

O mesmo relatou que por volta das 19h30min estacionou sua motocicleta em frente a casa de seu irmão, que deixou o capacete e a chave no contato.

Por volta das 23 horas, quando retornou, percebeu que a motocicleta que havia sido furtada.

A Polícia Militar realizou patrulhamento, mas sem êxito na localização da motocicleta.

Fonte: Blog Olho Aberto.

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Marquinho obtém liberação da Cohapar para construção de 48 casas populares.



Com recursos do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS), 48 casas estão sendo construídas num investimento de R$ 4,2 milhões, viabilizados por uma parceria entre o Governo do Paraná, Governo Federal e Município.

As casas fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida.

De acordo com o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion, a previsão é que as obras sejam licitadas nos próximos dez dias. O andamento do projeto foi discutido entre Abelardo Lupion e o prefeito Luiz Cezar Baptistel

Para Baptistel, o governo do Estado está desenvolvendo um trabalho incomparável na área de habitação. “Vemos o trabalho que a Cohapar faz em todas as regiões do Estado e não somente na nossa".

domingo, 6 de novembro de 2016

Enem 2016: O "jeitinho" brasileiro nem sempre da certo


Uma estudante de 21 anos foi flagrada utilizando um celular durante realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último sábado (5), em uma escola no município de Capitão Poço, no nordeste do Pará. Ela foi encaminhada para a delegacia de Polícia Civil, prestou depoimento e foi liberada.
Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo certame, informou que a participante foi devidamente eliminada do exame.
De acordo com a Polícia Civil, era por volta de 17h30 quando a Polícia Militar apresentou a candidata na delegacia. Ela estava na Escola Prof. Mariana das Graças da Silva Aguiar e foi surpreendida com um celular escondido dentro de um pacote de biscoitos que estava comendo.
O fiscal da sala percebeu atitude suspeita da candidata, que não parava de olhar para o saco e descobriu o celular. Ele chamou o responsável pelo Enem dentro da escola, que acionou a Polícia Militar.
Em depoimento, a candidata contou que já tinha feito o Enem quatro vezes e não tinha passado e desta vez resolveu aceitar a proposta de um amigo que conhecia uma pessoa que resolveria a prova e enviaria as respostas corretas via mensagem de texto. Mas, ela não revelou o nome dos envolvidos no esquema.

O celular foi apreendido e vai passar por perícia. Os autos dos depoimentos prestados na delegacia de Capitão Poço serão remetidos à Polícia Federal, que vai instaurar inquérito sobre o caso.



Fonte: globo.com

sábado, 5 de novembro de 2016

8,6 milhões de estudantes realizam o Enem neste fim de semana


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje (05) para os 8,6 milhões de inscritos. No Paraná, são cerca de 400 mil alunos que farão as provas. Nesse primeiro dia, os estudantes vão responder a 90 questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para concluir as provas.
A área de Ciências da Natureza e suas tecnologias abrange os conteúdos de Química, Física e Biologia. Em Ciências Humanas e suas tecnologias, as provas são de Geografia, História, Filosofia, Sociologia e Conhecimentos Gerais.
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. Com o horário de verão e diferenças de fusos horários, os estudantes precisam ficar atentos, pois vários estados estão com a hora local diferente da capital federal. A aplicação do exame começa 30 minutos após o fechamento dos portões.
Para fazer a prova é fundamental apresentar documento de identidade original com foto e usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.
É proibido o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o fim das provas. Em anos anteriores, candidatos foram eliminados por postar imagens da prova em redes sociais.
O candidato também não poderá usar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses objetos, eles deverão ser colocados no porta-objetos.
Para enfrentar as longas horas de prova, o candidato poderá levar água e comida. O Ministério da Educação informou que haverá fiscalização dos lanches.
Neste ano, pela primeira vez, haverá identificação biométrica dos estudantes. O objetivo é prevenir fraudes. As impressões digitais serão colhidas durante as provas.
O aluno poderá deixar o local após duas horas do início da prova. Só é possível sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos antes do fim das provas. Caso descumpra qualquer uma dessas regras, será eliminado.

O Ministério da Educação adiou para os dias 3 e 4 de dezembro as provas dos candidatos que fariam o exame em prédios ocupados por estudantes.

Rede Sul de Notícias.

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Números de celular terão nono dígito a partir de domingo no Sul


A partir do próximo domingo (6), os números dos celulares na Região Sul terão o nono dígito. Com isso, deverá ser acrescentado o 9 nas ligações para celulares dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Segundo a Anatel, a Região Sul registrou, em agosto, 36.884.754 linhas de celulares. A agência informa que a medida tem entre seus objetivos aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular, dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas e garantir a disponibilidade de números para novas aplicações e serviços.
Ligações para telefones fixos não sofrerão alterações, permanecendo com oito dígitos.
Até 15 de novembro, as ligações marcadas com oito dígitos ainda serão completadas, para adaptação das redes e dos usuários. É o chamado duplo convívio.
Gradualmente, haverá interceptações, e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas.
Além das adequações técnicas por parte das prestadoras de serviço de telecomunicações, essa medida demandará da sociedade a realização de eventuais ajustes em equipamentos e sistemas privados como, por exemplo, equipamentos PABX e agendas de contatos.

O nono dígito já foi implementado em todos os demais estados do País. O Sul será a última região a receber o nono dígito, encerrando a cronograma definido pela Anatel, que teve início em 2012.

Prefeito eleito de Foz do Jordão morre em acidente na região central do PR


O prefeito eleito de Foz do Jordão, Anselmo Albino Amâncio, morreu durante um acidente no fim da tarde de terça-feira (1°.) na BR-373, na altura do município de Candói, região central do Paraná. Candidato pelo PSD, Amâncio, que tinha 56 anos, foi eleito com pouco mais de 49% dos votos válidos.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro que o político dirigia colidiu transversalmente contra um caminhão.
Amâncio morreu na hora, e o motorista do caminhão saiu ileso. Os dois veículos transitavam em sentidos opostos