Hoje (05) estiveram numa reunião de trabalho os 32 chefes de Núcleos Regionais de Educação (NREs) com a Secretaria de Estado de Educação (SEED). Entre os chefes, esteve Rosane Borges de Oliveira, do NRE de Laranjeiras do Sul. A reunião ocorreu em Morretes.
O vice-governador e Secretário de Estado da Educação Flávio Arns explicou que “o objetivo desta reunião é nos encontrarmos sempre para construirmos uma educação de qualidade.”.
A superintendente de Educação, Meroujy Giacomassi Cavet, apresentou o plano de metas de 2011, falou sobre capacitação, ofícios e circulares e das consultas públicas que serão realizadas sobre as diretrizes do ensino médio e porte das escolas.
O superintendente de desenvolvimento educacional (Sude), Jaime Sunye Neto, falou aos chefes de núcleos sobre as questões de infra-estrutura e os problemas enfrentados. “A estrutura é imprescindível para fazermos da educação do Paraná a melhor do país”, disse. O superintendente também trouxe sua equipe para esclarecer situações relacionadas a índices educacionais do Paraná, transporte escolar, entre outras. O secretário de Educação pediu auxílio dos chefes de NREs para a fiscalização das obras que são entregues, a fim de minimizar os custos com manutenção, que fica em torno de R$ 38 milhões por ano. “Temos de verificar as reformas e construções que estão sendo feitas de forma inadequadas. É inadmissível o que está sendo feito com o dinheiro público”, disse.
Já o tenente-coronel Douglas Dabul, comandante do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, falou sobre o trabalho da polícia militar e da importância da parceria entre a família, escola e comunidade no combate das situações de falta de segurança no entorno da escola. Os próprios policiais do Batalhão apresentaram uma peça de teatro sobre o tema. O chefe do Grupo de Recursos Humanos Setorial (GRHS) da Seed, Arnaldo Moreira de Matos, deu orientações sobre licença prêmio, substituições de pedagogos e administrativos, além de pedir sugestões sobre concurso de remoção, dobra de padrão e na elaboração dos editais do Processo de Seleção Simplificado.
A reunião foi finalizada com a apresentação do diretor geral da Seed, Jorge Eduardo Wekerlin, que falou sobre a importância do planejamento estratégico, que também irá contar com a participação dos chefes de NREs. Wekerlin também abordou a questão da equiparação salarial, reivindicada pelos professores do Paraná. “Estamos estudando os impactos, mas é uma situação que tem de ser enfrentada. Uma das propostas é trabalhar com quatro parcelas”, disse.
Laranjeiras do Sul
Na ocasião, a chefe do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, Rosane Borges de Oliveira, entregou em mãos ao Secretário de Estado da Educação Flávio Arns, um relatório sobre a infra-estrutura dos estabelecimentos estaduais jurisdicionados ao NRE. “Após visitarmos todas as escolas no mês de março, organizamos as informações e fotografias com o objetivo de enfatizar ao secretário as principais necessidades e urgência de obras e reparos,” explicou Rosane.
Fonte: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br