sábado, 28 de julho de 2012

Agentes socioeducativos entram em greve em todo Paraná

Os agentes socioeducativos do Paraná iniciaram, neste sábado (28), uma greve por tempo indeterminado. Os profissionais atuam em 18 unidades de reeducação de crianças e adolescentes, em todo o estado. Apesar da paralisação, por se tratar de serviço considerado essencial, a categoria pretende manter 30% dos servidores trabalhando.

O indicativo de greve havia sido aprovado no início da semana. Em um artigo, o presidente do Sindicato dos Servidores da Socioeducação do Paraná (Sindsec-PR) Mário César Monteiro explica os motivos da paralisação. “Depois de um ano e meio de negociações e repetidas reuniões o estado insiste em apenas fazer promessas, com ações de protelar e de não atender efetivamente as necessidades da categoria de forma clara imediata”, afirma no texto publicado no site da instituição.

A categoria apresenta uma extensa pauta de reivindicações, entre as quais se destacam o reajuste de 14,79% das gratificações, seguro de vida, vales alimentação e transporte, e concurso público para reposição do quadro funcional. A categoria também pede a implantação de medidas que garantam a saúde e a segurança dos agentes socioeducativos.

Em nota, a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social – responsável pelo Sistema Socioeducativo do Paraná – informou que “está tomando todas as providências cabíveis para garantir a integridade física dos adolescentes atendidos”. O comunicado acrescenta que a Secretaria “tem mantido aberto o canal de diálogo com seus servidores”.

No fim da tarde, a assessoria de imprensa do governo do estado informou que, apesar da paralisação, todas as unidades do estado estavam funcionando e não havia impactos, porque os agentes trabalham em regime de plantão.

Via Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário