quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Feliz Dia do blog

Olho aberto Paraná

Criado a 4 anos pelo blogueiro Cesar Minotto na cidade de Laranjeiras do Sul,no intuito de imprensa alternativa, ultrapassando várias barreiras, perseguições e coisas do gênero, hoje o "olho aberto" já chega próximo a marca de um milhão e oitocentos mil acessos, graças a sua credibilidade juntos aos seus leitores. Diante disto achamos justo no dia do blog, divulgarmos novos blogs que surgiram em nossa região e que hoje também são destaque, fica abaixo nossa homenagem aos blogs:

Blog do André Sberze http://andresberze.blogspot.com/

Blog Clube do chimarrão http://clubedochimarrao.blogspot.com/

Blog de Foz do Jordão http://cidadedefozdojordao.blogspot.com/

blog do lago http://www.blogdolago.com/

Blog Pio do jacu http://piodojacu.blogspot.com/

Blog radio peão http://luiznardelli.blogspot.com/

Blog variedades Laranjeiras http://variedadeslaranjeiras.blogspot.com/

Blog Virmond notícias http://virmondnoticias.blogspot.com/

Liga de futsal http://www.futsallaranjeiras.com.br/

Blog Paraná do Sul http://paranadosul.blogspot.com/

Blog Lobo notícias http://lobonoticias.blogspot.com/

Blog jornalismo independente http://ojornalismoindependente.blogspot.com/

Blog do Goioxim http://goioxim.blogspot.com/

Blog de Marquinho http://municipiodemarquinho.blogspot.com/

Blog Itapoá por dentro http://itapoapordentro.blogspot.com/

Blog do pimentinha http://leiaopimentinha.blogspot.com/

Poderíamos ficar aqui o dia todo fazendo referência a outros blogse tantos outros, mas preferimos destacar os blogs da nossa região, da nossa leitura, enfim parabenizar nossos amigos e companheiros da blogsfera, FELIZ DIA DO BLOG A TODOS OS BLOGS

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Granizo e chuva forte causam estragos em oito cidades do Paraná

A frente fria que atua sobre o estado causou chuvas fortes nas regiões Oeste e Sul do Paraná e fenômeno pode se repetir nesta terça-feira. A partir da quinta-feira, massa de ar frio chega e temperaturas caem
A frente fria que atua sobre o Paraná causou fortes chuvas no estado, sobretudo nas regiões Oeste, Sul e parte do Centro na segunda-feira (29) à noite. Oito cidades registraram estragos causados pelo granizo, que afetou 3.890 pessoas e danificou 633 residências, de acordo com balanço da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, divulgado na manhã desta terça-feira (30).
As cidades que tiveram mais moradores e casas afetadas foram Foz do Iguaçu, no Oeste, e Mangueirinha, no Centro-Sul do estado. Em Mangueirinha, 120 residências foram danificadas pelo granizo, atingindo duas mil pessoas e deixando 50 desalojadas. Já em Foz do Iguaçu, os temporais causaram estragos em 285 residências e afetaram 1,1 mil pessoas.

O município de Reserva do Iguaçu, também na região Centro-Sul, registrou estragos em 70 casas, que atingiram 250 pessoas. Dessas, 15 ficaram desalojadas. As outras cidades afetadas foram Cascavel e Guaraniaçu, no Oeste; Coronel Vivida e Pato Branco, no Sudoeste; e Pinhão, no Centro-Sul.

Previsão
O granizo é resultado da chegada de uma frente fria ao Paraná. De acordo com informações do Instituto Tecnológico Simepar, para a terça-feira (30) são esperadas chuvas mais forte, com possibilidade de ocorrência de granizo, nestes mesmos setores do estado. Durante a noite, a tendência é de que a frente fria se desloque para outras regiões. Há possibilidade de ocorrência de chuvas nas regiões Norte e Leste, mas com intensidade menor do que a registrada em outras localidades.
A tendência é de que na quarta-feira (31) sejam registrados menos casos de chuva, já que a frente fria deve se encaminhar para a região Sudeste do país. A partir de quinta-feira (1), a passagem de uma massa de ar frio deve provocar uma queda brusca nos termômetros, inclusive com a previsão de geadas para algumas regiões do Paraná. O frio vem acompanhado de um clima mais seco, com menor probabilidade de chuva.
Com informações da Gazeta do Povo

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Alerta. Vencimento da Carteira de Habilitação


NOVAS REGRAS:
A carteira só pode ser renovada durante o prazo de no máximo 30 dias após o vencimento da mesma.
Após este prazo, a carteira é cancelada automaticamente, e o condutor será obrigado a prestar todos os exames
novamente: psicotécnico, legislação e de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira.
Esta lei não foi divulgada, e muitas pessoas já
perderam suas carteiras de habilitação e terão de repetir todos os exames.
Fiquem atentos quanto ao vencimento de sua CNH.
Fora a multa, para tirar novamente a CNH fica por volta de R$ 1.200,00 e
leva + ou – de 2 a 3 meses.
As mudanças começaram a valer no dia 1º de janeiro de 2011.Serão incluídos novos conteúdos,
além de uma nova carga horária.
O Diário Oficial da União (DOU) publicou (22/11/2008) uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito
(CONTRAN), que altera as regras para quem vai tirar a carteira de motorista.
Entre as mudanças está a carga horária do curso teórico que vai passar de 30 para 45 horas aula
e a do prático, de 15 para 20 horas aula. Serão incluídos novos conteúdos.
ALÉM DISSO: Providenciar com urgência a retirada do plástico do extintor. Mais uma regulamentação sem a devida divulgação!
O extintor de fogo obrigatório do carro tem que estar livre do plástico que acompanha a embalagem.
Se um policial rodoviário parar seu carro e verificar que
o extintor está protegido pelo saco plástico, ele vai te autuar – 5 pontos na carteira e mais R$ 127,50.
Do Blog do Rafael Iatauro

STF publica acórdão sobre Lei do Piso

Sindicatos e servidores devem denunciar gestores que não cumprirem a lei.
Saiu hoje a publicação do acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF) referente à aplicação da Lei 11.738 (Piso do Magistério). A ação que desafiava a validade desta lei (ADIn 4.167) foi considerada improcedente. Ou seja, a Lei do Piso é constitucional e todos os estados e municípios têm que aplicar o piso e a hora atividade.
"Acompanhamos as mobilizações e a votação no STF, agora a luta é pela implementação. A lei está na Assembleia Legislativa e vamos acompanhar todo o processo", afirma Marlei Fernandes de Carvalho, presidenta da APP.
A decisão é incontestável, sobretudo quando observados os esclarecimentos do Tribunal na ementa da decisão, assim dispostos:
1.      Perda parcial do objeto desta ação direta de inconstitucionalidade, na medida em que o cronograma de aplicação escalonada do piso de vencimento dos professores da educação básica se exauriu (arts. 3º e 8º da Lei 11.738/2008).
2.  É constitucional a norma geral que fixou o piso dos professores do ensino médio com base no vencimento, e não na remuneração global. Competência da União para dispor sobre normas gerais relativas ao piso de vencimento dos professores da educação básica, de modo a utilizá-lo como mecanismo de fomento ao sistema educacional e de valorização profissional, e não apenas como instrumento de proteção mínima ao trabalhador.
3.      É constitucional a norma geral que reserva o percentual mínimo de 1/3 da carga horária dos docentes da educação básica para dedicação às atividades extraclasse.
Ação direta de inconstitucionalidade julgada improcedente. Perda de objeto declarada em relação aos arts. 3º e 8º da Lei 11.738/2008.
Em suma: o acórdão declara a Lei do Piso totalmente constitucional e reforça as orientações da CNTE condizentes à sua correta aplicação, recentemente divulgadas no jornal mural especial sobre o PSPN.
Sobre a possibilidade de, nos próximos cinco dias, algum gestor público interpor embargos de declaração à decisão do STF, alegando possíveis obscuridades, contradições ou omissões no acórdão, a CNTE esclarece que essa ação (muitas vezes protelatória, e única possibilidade de recurso ao julgamento) não suspende a eficácia da decisão. Ou seja: a Lei 11.738 deve ser aplicada imediatamente.
Importante reforçar que, para quem deixar de vincular (no mínimo) o piso nacional aos vencimentos iniciais de carreira, os sindicatos ou qualquer servidor deverão ingressar com Reclamação no STF, bem como denunciar os gestores, descumpridos da Lei, por improbidade administrativa.
Em relação à hora-atividade, a falta de eficácia erga omnes e de efeito vinculante à decisão não dispensa o gestor público de observá-la à luz do parágrafo 4º do art. 2º da Lei 11.738, uma vez que o dispositivo foi considerado constitucional pelo STF. Nestes casos, a cobrança do cumprimento da Lei deverá ocorrer perante o judiciário local.
Com informações da CNTE

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CURIOSIDADE E MISTÉRIO DA NUMEROLOGIA:

É um mistério !
Este ano vamos experimentar quatro datas incomuns:
1/1/11, 1/11/11, 11/1/11, 11/11/11 e Tem mais!!!
Pegue os últimos 2 dígitos do ano em que você nasceu mais a idade que você vai ter este ano,
A sua soma será igual a 111 para todos!

Também neste ano, o mês de outubro terá 5 domingos, 5 segunda feira e 5 sábados.
Isto acontece uma vez a cada 823 anos.

Paraná terá metas próprias para avaliar educação

Vida e Cidadania

Segunda-feira, 22/08/2011
Antônio More/ Gazeta do Povo
Antônio More/ Gazeta do Povo / Sinal de alerta: Ideb pode estar passando de recurso para identificar problemas a meta política Sinal de alerta: Ideb pode estar passando de recurso para identificar problemas a meta política
Ensino
Um dos objetivos da Secretaria de Estado da Educação é acelerar a evolução do Ideb acima das estimativas de crescimento definidas pelo governo federal
O governo do Paraná pretende adotar metas próprias para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade da educação no Brasil. A diretriz consta do Plano de Metas para o segundo semestre de 2011, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed). De acordo com o documento, as escolas reunirão a comunidade para explicar o funcionamento do Ideb e os fatores que formam a nota da instituição. Em seguida, pais, alunos e profissionais do ensino definirão uma estimativa de crescimento dessa nota para os próximos exames. Um dos objetivos da meta própria é acelerar a evolução do índice acima das estimativas de crescimento definidas pelo governo federal. Após o primeiro cálculo do Ideb, em 2007, a União passou a adotar metas de crescimento específicas para cada escola, variando conforme o desempenho prévio nas avaliações. A expectativa é de que, até 2021, todas as instituições de ensino do Brasil atinjam a nota 6 – nível considerado de país desenvolvido. Na última avaliação, feita em 2009 (o índice é bianual), Paraná e Curitiba conseguiram superar a meta (ver gráfico nesta página).
Entretanto, a proposta de metas próprias divide os especialistas em educação. Ao mesmo tempo em que o Ideb é reconhecido como um importante diagnóstico sobre os problemas na educação, existe o temor de que definir a melhoria do índice como objetivo final possa distorcer as ações para melhorá-lo – algo que já tende a ocorrer com as metas do governo. “O Ideb tem limites e não é o único indicador de qualidade. Deve ser usado para mostrar de que maneira o trabalho na escola pode render mais”, defende Mozart Neves Ramos, conselheiro do Movimento Todos pela Educação.
Para o mestre em Educação Douglas Danilo Dittrich, professor da rede municipal de ensino de Curitiba, a adoção de uma meta própria e maior que a estipulada pelo governo é “reinventar a roda sem ter um novo veículo para utilizá-la”. “A meta federal não saiu do nada. Foi calculada a partir do perfil de cada instituição”, lembra. “Os profissionais da área estão muito vislumbrados com os índices, até porque é um recurso novo no Brasil. Mas a essência do Ideb não é a nota ou a meta, e sim as possibilidades de visualizar problemas no ensino”, define.

VW mostra o up!, o novo carro do povo

Subcompacto é a grande aposta da marca para alcançar a liderança mundial

Compartilhar:

Foto: divulgação
Volkswagen up!
A Volkswagen tem um novo “carro do povo”. O título que um dia pertenceu ao Fusca agora é o principal artifício de vendas do up!, que finalmente teve sua versão definitiva revelada – o primeiro protótipo foi apresentado em 2007. O modelo será o principal destaque da montadora no concorrido Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro, e sua comercialização no mercado europeu começa em dezembro deste ano.
Rotulado pela VW como um “subcompacto”, o Up! tem 3,54 metros de comprimento, 1,64 m de largura e 2,42 m de distância entre-eixos. Já o porta-malas leva 251 litros ou 951 l com os bancos traseiros rebatidos.

Outra novidade do up!, além do carro em si, é o novo motor 1.0 com apenas três cilindros desenvolvido pela Volkswagen. O bloco será oferecido nas opções com 60 cavalos de potência ou 75 cv, ambos com sistema stop/start, que desliga o propulsor em paradas curtas, como em semáforos e situações de trânsito. Com ajuda desse equipamento, a fabricante afirma que o veículo poderá percorrer em média 23,8 km/l por litro de gasolina consumido.
Volkswagen up!
Divulgação
A versão final do up! tem visual fiel ao do conceito apresentado em Frankfurt em 2007
A cabine, apesar do desenho sofisticado, é simples. Os comandos de ar-condicionado e rádio são manuais e a pequena tela de LCD no alto do painel, com funções de GPS e computador de bordo, será um item opcional. Em contrapartida, o veículo já tem freios ABS e airbag duplo frontal, sem falar ainda no sistema City Emergency Braking, incumbido de frear o carro sozinho a velocidades de até 30 km/h a fim de evitar pequenas colisões típicas de trânsito.
Volkswagen up!
Divulgação
O desenho do painel é sofisticado, mas o acabamento é simples. A tela da LCD será opcional
E o up! não será apenas o veículo de entrada da Volkswagen. Ele é um carro global, tanto que será fabricado em diversas partes do mundo, incluindo no Brasil – a fábrica da VW em Taubaté (SP) produzirá o modelo a partir de 2013. Por aqui, aliás, o carrinho é cotado para receber o nome Lupo e deverá substituir de vez o Gol G4. Na Europa o lançamento substituirá o Fox, um dos carros mais baratos da região.
Por esse caráter acessível, a VW espera que o up! (e suas variantes complementares) a ajude a alcançar a liderança do mercado mundial de automóveis até 2018. O plano da empresa para o compacto inclui ainda o lançamento em 2013 de versões com motor movido a gás natural e outra totalmente elétrica.
Volkswagen up!
Divulgação
Subcompacto, o up! mede 3,54 metros e 1,64 m de largura. Já o porta-malas leva 251 litros
Na Europa o up! será oferecido nas séries take up! (de entrada), move up! (intermediária) e high up! (top de linha). Já para o lançamento serão disponibilizadas as configurações up! black e up! white, os dois elaborados sobre a versão top. E não estranhe os nomes com início em letra minúscula. Essa foi a nomenclatura escolhida pela VW.

domingo, 21 de agosto de 2011

BAILE DO CHOPP E FORMATURA DO CURSO DE DANÇA



Neste ultimo sabado dia 20   a gelada  noite foi aquecida com um grandioso Baile do Chopp e formatura do curso de dança. Aproximadamente 70 pessoas participaram do curso, que foi uma parceria da prefeitura Municipal / Assistencia Social e um grupo de Dança gauchesca



fotos imagens Marquicolor

sábado, 20 de agosto de 2011

Governador assina mensagem de reajuste salarial para os professores

O governador Beto Richa assinou nesta sexta-feira (19) a mensagem do anteprojeto de Lei Complementar que será encaminhado para a Assembleia Legislativa propondo a concessão um aumento de 5,83% no salário dos professores da rede estadual de ensino, a ser aplicado ainda neste ano, em duas parcelas, sendo a primeira retroativa a julho.
A iniciativa é uma das medidas elaboradas pelo governo para equiparar a remuneração dos profissionais do magistério aos vencimentos básicos dos demais profissionais do Estado que possuem nível superior. “A equiparação salarial dos professores é um compromisso que será rigorosamente cumprido”, destacou o governador Beto Richa. A equiparação implicará num reajuste de 26% sobre a remuneração de 2010 dos profissionais de educação do Estado e deve ser paga em quatro parcelas anuais.
Para entrar em vigor, a mensagem do Executivo precisa da aprovação do legislativo estadual. Com a proposta do governo, os professores receberão 3% de reajuste sobre a folha de julho deste ano. Com esse percentual, o salário de ingresso de um professor com carga horária de 40 horas semanais passa a ser de R$ 1.699,95.
No mês de outubro, haverá um novo acréscimo de 2,83%, o que elevará o vencimento base dos docentes com carga horária de 40 horas semanais para R$ 1.748,07. “A valorização dos profissionais da educação é uma etapa fundamental para que possamos promover a melhoria da qualidade da educação no nosso Estado. Sempre digo que a educação é a primeira prioridade do governo e esta medida reflete aquilo que pensamos e desejamos fazer”, afirmou Beto Richa.
Os professores e profissionais da educação já haviam recebido reajuste salarial neste ano, assim como os demais servidores públicos do Estado. No mês de maio, época da data-base do funcionalismo público, foi concedido 6,5% de aumento salarial. Com isso, os professores chegarão, em outubro de 2011, com três reajustes salariais concedidos pelo atual governo, totalizando um aumento em seus vencimentos básicos de 12,33%, apenas neste ano.
Fonte: Bem Paraná

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Equiparação salarial dos professores chega na sexta

O deputado Ademar Traiano (PSDB), líder do governo na Assembléia, acaba de comunicar da Tribuna que até sexta-feira, 19, o governo encaminha a Casa a mensagem que estabelece a equiparação dos professores.
A equiparação vai representar um aumento de 5,86%. Sendo 3% para equiparar os salários do magistério paranaense ao valor do Piso Salarial Profissional Nacional, mais 2,86%.
Uma vez aprovada a mensagem do governador, a implantação dos 3% nos vencimentos dos professores ocorrerá em setembro (sendo retroativo a julho). Caso a lei seja aprovada rapidamente, o prazo pode ser antecipado ainda para agosto, através de uma folha complementar.

Créditos: Fábio Campana

sábado, 13 de agosto de 2011

DOMINGO 14 DE AGOSTO DIA DOS PAIS:


MENSAGEM PARA TODOS OS PAÍS:

Querido pai, no fundo de cada alma verdadeiramente grande,
a virtude maior que se pode achar é a gratidão. E é com base
nesse sentimento sublime, divino, sincero e comovente,
que quero agradecer a você, pai.

Por tudo, pelo seu carinho, amizade e respeito.
Não sei o que seria da minha vida se não fosse você,
e então, resolvi hoje, dia dedicado a todos os pais,
soltar os sentimentos e dizer-lhe através desta mensagem
o quanto lhe quero bem, o quanto é importante em minha vida.

Não existem palavras suficientes para expressar o que sinto,
pois pude sentir que o espírito da amizade, solidariedade,
respeito e proteção, estiveram sempre presentes em você,
que sabe aceitar o que Deus determina em sua sabedoria.

Que Ele possa abençoar a todos nós, nos mantendo
sob sua proteção, pois a gente não compra os afetos
verdadeiros, e entre pai e filho, estes sentimentos vem de Deus.

Quero lhe agradecer pela oportunidade de ter você,
como meu pai, e que Deus lhe guarde, lhe proteja sempre,
pois você é muito especial para minha vida.

Eu te amo pai.

Feliz Dia dos Pais. 
Créditos: lidianopolisnews

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Paraná tem Dia D da vacinação contra pólio e sarampo neste sábado

Neste sábado (13), o Paraná terá seu Dia D na vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo. A imunização contra a pólio faz parte da segunda etapa da campanha nacional e deve atingir 729 mil crianças menores de cinco anos. Já a vacinação contra o sarampo faz parte de uma campanha que inclui o Distrito Federal e mais 17 estados, além do Paraná, que começa no sábado e segue 16 de setembro. Aqui, a expectativa é imunizar 95% das crianças com idade entre um ano e sete anos incompletos, o que representa 880 mil crianças em todo o estado.
O Paraná vai receber do Ministério da Saúde um milhão de doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. A vacina, que será distribuída em todas as unidades de saúde do estado, é injetável e de dose única. Assim como ocorre com a dose de reforço da paralisia infantil, a vacina contra o sarampo também deve ser aplicada naquelas crianças que já foram imunizadas anteriormente.
As vacinas não têm contraindicação. A recomendação é não vacinar crianças imunodepressivas, que tenham câncer ou aids, ou as que tenham apresentado reação alérgica grave com a dose anterior. Se a criança estiver com febre ou infecção, deve-se consultar um médico antes de receber a dose.
Fonte: Gazeta do Povo

Crime prescreve e Jaime Lerner não será punido por dispensa de licitação

Lerner havia sido condenado em razão de um aditivo contratual que estendeu a concessão obtida pela empresa "Caminhos do Paraná S/A" em 80 quilômetros, incluindo trechos da BR-476 e PR-427 não previstos na licitação original

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o habeas corpus pedido em favor do ex-governador do Paraná Jaime Lerner, que havia sido condenado a três anos e seis meses de detenção, mais multa, pelo crime de dispensa ilegal de licitação. Mas, ao contrário do que o STJ informou anteriormente, apesar da decisão, o ex-governador está livre do processo.
Menos de um mês antes do julgamento do pedido pelo STJ, o juiz de primeira instância reconheceu que o crime já havia sido atingido pela prescrição e declarou extinta a punibilidade no caso.
Lerner foi condenado em razão de um aditivo contratual que estendeu a concessão obtida pela empresa "Caminhos do Paraná S/A" em 80 quilômetros, incluindo trechos da BR-476 e PR-427 não previstos na licitação original. A rodovia federal estava delegada ao Estado do Paraná por meio de convênio.
Segundo a denúncia, o aditivo teria sido iniciado por proposta da empresa para o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato. Essa proposta teria sido protocolada no Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER-PR) um dia antes da assinatura do termo aditivo. Todo o trâmite teria ocorrido em "tempo recorde".
Para a defesa, em razão de o réu contar com mais de 70 anos, teria ocorrido prescrição. A denúncia do Ministério Público também seria nula, por não descrever as condutas individuais dos acusados, impedindo o contraditório. Mas o ministro Jorge Mussi discordou.
Conforme o relator do habeas corpus, a denúncia trazia narrativa congruente dos fatos correspondentes ao crime previsto na Lei de Licitações e Contratos, permitindo o exercício da ampla defesa pelo recorrente. Sobre o ponto, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) havia afirmado que “não há imputação individualizada de conduta porque todos com ela contribuíram”.
No entanto, em 7 de julho, o juiz substituto da 3ª Vara Federal Criminal de Curitiba declarou extinta a punibilidade em relação a Jaime Lerner, em razão da prescrição. Segundo ele, a pena aplicada ao ex-governador foi de três anos e seis meses, portanto o prazo prescricional seria de oito anos. Como o réu já tem mais de 70 anos de idade, o prazo é reduzido à metade – quatro anos –, conforme determina o Código Penal.
O juiz assinalou que o fato criminoso atribuído ao ex-governador ocorreu em outubro de 2002 e a denúncia, que interrompe a prescrição, foi recebida em 22 de outubro de 2008. Assim, considerou o magistrado de primeira instância, entre a data do fato delituoso e o recebimento da denúncia, transcorreu período superior a quatro anos. 

Da Gazeta do Povo

STJ mantém condenação de Lerner

via site do STJ
Ex-governador Jaime Lerner.
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou recurso em habeas corpus apresentado pelo ex-governador do Paraná Jaime Lerner e manteve a ação penal que o condenou a três anos e seis meses de detenção, mais multa, pelo crime de dispensa ilegal de licitação. Lerner foi condenado em razão de um aditivo contratual que estendeu a concessão obtida pela empresa “Caminhos do Paraná S/A” em 80 quilômetros, incluindo trechos da BR-476 e PR-427 não previstos na licitação original. A rodovia federal estava delegada ao estado do Paraná por meio de convênio.
Segundo a denúncia, o aditivo teria sido iniciado por proposta da empresa para o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato. Essa proposta teria sido protocolada no Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER/PR) um dia antes da assinatura do termo aditivo. Todo o trâmite teria ocorrido em “tempo recorde”.
O termo aditivo foi assinado em 25 de outubro de 2002. Em agosto de 2003, o Ministério dos Transportes declarou a nulidade da prática de condicionar a delegação de novo trecho de rodovia federal ao fato de ser concedida sua exploração a empresa determinada, sem realização de licitação específica.
Para a defesa, em razão de o réu contar mais de 70 anos, teria ocorrido prescrição. A denúncia do Ministério Público também seria nula, por não descrever as condutas individuais dos acusados, impedindo o contraditório. Mas o ministro Jorge Mussi discordou.
Conforme o relator, a denúncia traz narrativa congruente dos fatos correspondentes ao crime previsto na Lei de Licitações e Contratos, permitindo o exercício da ampla defesa pelo recorrente. Sobre o ponto, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) havia afirmado que “não há imputação individualizada de conduta porque todos com ela contribuíram”.
Quanto à prescrição, o ministro esclareceu que, conforme apontado pelo juiz da causa, o prazo da prescrição conta a partir da assinatura do termo aditivo, em 25 de outubro de 2002, e não da autorização de dispensa de licitação, efetivada em 14 do mesmo mês.
Assim, como o crime comporta pena abstrata de três a cinco anos e o réu é maior de 70, a prescrição ocorreria em seis anos. A denúncia foi recebida em 22 de outubro de 2008, interrompendo a contagem do prazo. A condenação foi decidida em 11 de maio de 2011.
Do Blog do Esmael

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A SOCIEDADE X LIXO

           O destino final do lixo e um dos grandes problemas e preocupações de muitas cidades, ou melhor de todas as cidades, e do campo também.
                Atualmente vivemos a realidade da corrida desenfreada, a falta de tempo para tudo, forçadamente partimos para a praticidade do descartável. Embora muitas vezes não queiramos, comprar produtos em determinadas embalagens ( plásticas/alumínio), somos obrigados a comprar, pois, não encontramos produtos ecologicamente embalados, e com isso consequentemente encarece o preço dos produtos.Claro, são embalagens bonitas, práticas, mas em algum momento serão descartadas. E para onde vão? O final não é a sacola de lixo (as vezes selecionado) que jogamos  na rua para que o lixeiro recolha. Esse lixo tem um caminho enorme pela frente que nós muitas vezes ignoramos, pois, não estão  as nossas vistas e ilusoriamente achamos que já fizemos  a nossa parte.
Se prestarmos um pouco de atenção aos noticiários,vemos que são graves os problemas que todas as cidades tem  com o acumulo de lixo, embora algumas estão tentando fazer  uma coleta e destino certo para o lixo, mas a produção do mesmo é muito elevado .
                Outra questão a ser analisa, as industrias  induzem ao consumism , mas não dão suporte ao consumidor. Vejamos a industria de eletrônicos  para onde vão os descartes? Que não são poucos, pois a cada dia aparecem novidades mais atrativas...
                Quanto ao lixo de Marquinho, não cabe culparmos apenas as administrações publicas, que compõem algumas peças do dominó. Aqui entra uma pergunta: O que você faz com o papel de bala/chiclete? A latinha de cerveja, refrigerante? O pacote de salgadinho? Algumas folhas de papel? Com certeza é a rua. Como todos sabemos não há lixeiros públicos. Mas se tivesse será que teríamos o habito de  por no lixo? Ou esses lixeiros só seriam usados por vândalos para serem destruídos, assim como muitos outros patrimônios  públicos.
                Uma curiosidade, em outros países desenvolvidos culturalmente existem lixos nas ruas a cada poucos metros, aqui no Brasil em muitos lugares precisamos andar muito  para encontrarmos um lixeiro. Isso desmotiva as pessoas a segurar em o lixo na mão ate encontrar um lixeiro. Mas o pior ainda é quando tem  lixeiro e as pessoas ignoram e jogam no chão próximo ao lixeiro. Nesses casos  não são problemas de administração publica seja ela qual for, é cultura, educação, senso, responsabilidade, que cada cidadão  deveria  ter.
                Os problemas com a questão do lixo existem sim, aqui em Marquinho, a cidade cresceu, houve alteraçoes  econômicas e culturais, destacou-se e o volume do lixo também, cidade não esta preparada para lidar com isso. Obviamente que o trator coletor e pequeno para  suprir as necessidades, outros veículos seriam fundamentais, mas uma coisa certa deve ser dita: com todos essas questões não raro essa equipe passar pelas comunidades do interior fazendo a coleta do lixo. Outra coisa que  não pode ser esquecida,em tempos atrás era comum andarmos pela cidade tropeçando nas sacolas de lixo rasgadas  que os cães durante a noite viravam os lixeiros espalhando tudo e o resto não precisa dizer. Hoje com toda a precariedade citada, a equipe coletora do lixo passa todos os dias, não existe mais lixo acumulado em  frente as nossas casas.
 Agora com a questão da segurança dos trabalhadores, é um problema a ser discutido e encontrar caminhos para solucionar. Pois toda e qualquer função desenvolvida é um trabalho, este e o trabalhador são importantes e devem ser respeitados.
Para finalizar, vemos que o mundo deu um grande salto evolutivo em vários aspectos, científicos, tecnológicos entre outros, mas parece que regrediu na questão dos pequenos detalhes( AÇÕES) que fazem a diferença. Não da pra ficar lamentando as catástrofes naturais. A natureza só responde pelo modo que é tratada. E todos nós de qualquer lugar do mundo somos responsáveis pelo lixo que produzimos e a partir dai contamos com a responsabilidade e bom senso dos administradores públicos  para o destino final do lixo. Pense nisso!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Concordamos com um comentário aceito pelo Olho Aberto.

ACEITAMOS ESTA OPINIÃO E PARABÉNS POR QUEM FEZ ESTE BRILHANTE COMENTÁRIO.


Anônimo disse...
Que vergonha para o municipio de Marquinho Pr, acusações mutuas. Que imagem vcs estão passando para os leitores deste blog? Um é"ladrão" outro é "mentiroso". Não tem nada de bom no marquinho? ninguem presta? Nada presta? o que é isso? independente da opinião politica particular, vamos tentar passar boa imagem de todos. desculpa.Que decepção vendo estes comentarios. Agressoes mutuas. Vai resolver o que? Da-se a impressão que cada um quer levar vantagem do seu jeito. custe o que custar. Sera que não esta na hora de todos pensar melhor suas atitudes politica.

DECISÃO!

OBRIGADO LEITOR, NOS SENTIMOS HONRADOS COM SUA VISITA. MAS NÓS OS 7 MEMBROS DESTE BLOG EM COMUM ACORDO SENTIMOS O INICIO DE UM JOGO POLITICO, PORTANTO, A PARTIR DE HOJE ESTA 100% CENSURADO TODOS OS COMENTARIOS, DENUNCIAS, PEDIDOS COM INDENTIFICAÇÃO FICTICIA (JOÃO MARIA, PEDRO, NEI BAROSO, ANTONIO, JOAQUEM, ...). VOLTAMOS A AFIRMAR SOMOS RESPONSAVEIS PELO QUE PUBLICAMOS, MAS NÃO PODEMOS SER RESPONSAVEIS POR QUEM QUER JOGAR FEZES NO VENTILADOR. ENTÃO NA SUA POSTAGEM (CORPO DA POSTAGEM) DEVE CONTER NOME COMPLETO TEL PARA COMFIRMAÇÃO E GRAVAÇÃO. SEU TEL Ñ SERA DIVULGADO. OBS USE O EMAIL DO BLOG E NÃO O EMAIL PARTICULAR DOS COLABORADORES.

AGRADECIMENTO!!!

Dizem que a saúde pública não funciona.
Eu sou a prova real que ela existe e funciona.
Basta tomar os caminhos certos e ser humilde de quando precisar dos outros pedir ajuda.
O meu muito obrigado a todos que colaboraram comigo (na cirurgia do meu filho), diretamente ou indiretamente, órgão público ou não. Enfim, obrigado a todos que torceram por mim e pelo meu filho. Obrigado.