Neste sábado (13), o Paraná terá seu Dia D na vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo. A imunização contra a pólio faz parte da segunda etapa da campanha nacional e deve atingir 729 mil crianças menores de cinco anos. Já a vacinação contra o sarampo faz parte de uma campanha que inclui o Distrito Federal e mais 17 estados, além do Paraná, que começa no sábado e segue 16 de setembro. Aqui, a expectativa é imunizar 95% das crianças com idade entre um ano e sete anos incompletos, o que representa 880 mil crianças em todo o estado.
O Paraná vai receber do Ministério da Saúde um milhão de doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. A vacina, que será distribuída em todas as unidades de saúde do estado, é injetável e de dose única. Assim como ocorre com a dose de reforço da paralisia infantil, a vacina contra o sarampo também deve ser aplicada naquelas crianças que já foram imunizadas anteriormente.
As vacinas não têm contraindicação. A recomendação é não vacinar crianças imunodepressivas, que tenham câncer ou aids, ou as que tenham apresentado reação alérgica grave com a dose anterior. Se a criança estiver com febre ou infecção, deve-se consultar um médico antes de receber a dose.
Fonte: Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário