quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Planalto anuncia que Mercadante será ministro da Educação

  Valter Campanato/Arquivo ABr / Aloizio Mercadante: como esperado, ele foi para a Educação. A surpresa é o substituto dele. Aloizio Mercadante: como esperado, ele foi para a Educação. A surpresa é o substituto dele.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, deixará o governo na próxima terça-feira (24), informou nesta quarta-feira (18) a Secretaria de Comunicação Social do Palácio do Planalto. Haddad será substituído pelo atual ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. De acordo com a secretaria, o atual presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antônio Raupp, assume a pasta de Ciência e Tecnologia no lugar de Mercadante.

Haddad, que assumiu a Educação em 2005, ainda no governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deixa o governo para concorrer à prefeitura de São Paulo.
Em nota, a presidente Dilma "agradece o empenho e a dedicação do ministro Haddad à frente de ações que estão transformando a educação brasileira e deseja a ele sucesso em seus projetos futuros". "Da mesma forma, (a presidenta) ressalta o trabalho de Mercadante e Raupp nas atuais funções, com a convicção de que terão o mesmo desempenho em suas novas missões".
Na próxima terça-feira (24), serão realizadas a posse e a transmissão de cargo dos novos ministros. Um dia antes, o Palácio do Planalto prepara um grande evento de bolsas do ProUni - Programa Universidade Para Todos para marcar a saída de Haddad do governo. No mesmo dia, está prevista uma reunião ministerial, à qual devem comparecer Haddad, Mercadante e Raupp.
Raupp tem perfil técnico
A escolha de Marco Antônio Raupp para a pasta de Ciência e Tecnologia foi uma opção da presidente Dilma, que queria alguém com perfil técnico e gerencial, o que contrariou o desejo dos petistas, que gostariam de ver no cargo o deputado federal Newton Lima (PT-SP), ex-reitor da Universidade de São Carlos.
Físico, Raupp tem larga trajetória no meio científico. É presidente licenciado da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Conheceu o ex-presidente Lula quando esteve à frente da SBPC e manteve afinidade com o petista. Também comandou o Parque Tecnológico de São José dos Campos, polo de desenvolvimento da indústria de inovação no Brasil.
Em dezembro de 2010, Dilma escolheu Raupp para assumir a difícil tarefa de reorganizar o Programa Espacial Brasileiro. O cientista, de Cachoeira do Sul (RS), se dedicou aos três pilares do programa: o projeto Cyclone, para o lançamento de um foguete ucraniano da base de Alcântara (MA); o desenvolvimento do satélite geoestacionário de comunicações; e a correção de rota para a concepção de um foguete brasileiro, o VLS. O governo agora negocia um nome de fora para substituir Raupp na AEB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário