quarta-feira, 31 de agosto de 2016

30 de Agosto foi dia de paralisação dos professores do Paraná.


Estudantes da rede estadual de ensino no Paraná não tiveram aulas nesta terça-feira (30). O sindicato dos professores do Estado, a APP-Sindicato, organiza uma paralisação de 24 horas na rede para lembrar os 28 anos da repressão a professores realizada pelo governo estadual nas manifestações de 30 de agosto de 1988. A interrupção das aulas também tem como objetivo discutir reivindicações da categoria.

Para a professora  de história Marilene Aparecida Nunes, o dia 30 de agosto ainda causa muita emoção. Com os olhos marejados ela conta o que sente ao participar de uma manifestação da APP. “Eu estava na Assembleia Legislativa no dia 30 de agosto de 88. Para os meus alunos eu, como professora de história, falo e explico sempre sobre as guerras. Há 28 anos eu vivi uma de perto e foi vergonhoso o que o governo fez conosco. Hoje, no Paraná estamos revivendo o passado e depois de todos esses anos um novo governador ditador conseguiu superar a atrocidade do Álvaro Dias, é por isso que eu estou aqui. Para que nossa história fique bem viva”, comenta a professora ao relembrar o mais recente episódio de violência vivido pela categoria no dia 29 de abril de 2015.

No final da manhã, a direção estadual do Sindicato se reuniu com o representantes do governo estadual, no Palácio Iguaçu, para tratar da pauta de revindicações da categoria. Entre as cobranças da APP, estão o pagamento das promoções e progressões atrasadas, a falta de professores(as) e funcionários(as) nas escolas, a consequente superlotação das salas e a ameaça de retirada de direitos assegurados por leis como o Piso Salarial dos(as) professores(as) e o ajuste anual da data-base.


Nenhum comentário:

Postar um comentário