sexta-feira, 21 de outubro de 2016

APP reúne servidores da Educação neste sábado em assembleia geral


A APP-Sindicato reúne os professores estaduais neste sábado (21), em Curitiba, para definir os rumos da greve geral da categoria, que iniciou na última segunda feira (17).
Segundo a APP, a greve iniciada na última segunda, já no seu primeiro dia levou o governo a promover uma reunião de negociação com o sindicato. No entanto, mesmo com a demonstração das possibilidades financeiras do Estado em cumprir a legislação da data-base e apresentar um calendário para o pagamento das dívidas (promoções, progressões, equiparação do salário mínimo regional, auxílio transporte, dentre outros), os representantes do executivo foram categóricos em afirmar que a suspensão do reajuste era uma posição do governo e que o mesmo não retiraria a emenda da ALEP.
Nessa quarta (19) uma nova rodada de negociação, entre governo e representantes dos servidores foi realizada. Embora o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, tenha tentado demonstrar uma situação de caos, os levantamentos do Fórum dos Servidores fizeram contraponto à visão negativa do governo. Após intensos debates, acompanhada por uma grande concentração de servidores no pátio da CELEPAR, o Secretário Chefe da Casa civil, Valdir Rossoni, assumiu compromisso de levar ao governo a proposição de retirada das emendas.
Em resposta ao FES no início dessa quinta (20), o governo anunciou a retirada do artigo 33 da emenda 43 a LDO e a abertura de mesa de negociação, condicionada à suspensão das greves pelas categorias. O Fórum dos Servidores indicou que as categorias realizem assembleias para avaliar a proposta apresentada a fim de definir sobre a continuidade ou não das paralisações.
Em reunião do comando estadual de greve, os representantes dos núcleos sindicais fizeram uma avaliação das regiões quanto ao andamento do movimento e adesão da categoria. Avaliaram e apontaram que não há confiança no governo, já que este quebrou outros compromissos.  A continuidade da greve foi apresentada por alguns representantes, porém a maioria apontou a suspensão da mesma, com a continuidade do estado de greve e a possibilidade de retorno imediato à paralisação caso as negociações, principalmente da pauta definida em assembleia, não evoluam. Definiram também a manutenção de assembleia permanente.

Nessa sexta (21), a orientação da APP é de que os comandos regionais de greve reúnam-se para avaliação dos cenários e preparação das caravanas para a Assembleia Estadual, que acontece no sábado (22), em Curitiba e irá definir os rumos do movimento.


Fonte: Rede Sul de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário