A Delegacia Eletrônica, que permite o registro de boletins de ocorrência pela internet (B.O. eletrônico), começou a operar nesta quinta-feira (1) no Paraná. O estado é um dos últimos do Brasil a contar com sistema. Em São Paulo, o serviço já existe há 11 anos.
Com o B.O. eletrônico, já é possível informar ocorrências como a perda de documentos, objetos, cartões bancários, cheques e dinheiro pelo site da delegacia. A ferramenta também possibilita fazer denúncias anônimas ou denúncias com identificação para o retorno da investigação. Só no primeiro dia, foram feitas dez denúncias. O sistema está disponível para todo o estado.
Assim que o cidadão fizer o registro do boletim, um policial vai encaminhar o documento para a delegacia mais próxima da ocorrência ou da residência do notificante. A pessoa ainda recebe uma confirmação via e-mail, com o número de protocolo e ano do registro e poderá imprimir o documento. Em alguns casos, o policial pode entrar em contato com a pessoa por telefone, para esclarecer informações da ocorrência.
Não há um limite de registro de B.O. eletrônico por pessoa por dia. Em caso de perda ou extravio de mais de um item, a pessoa pode relacionar todos na mesma ocorrência. Além disso, uma vez registrado, o boletim não pode ser cancelado. A polícia alerta que, em caso de recuperação de documentos e objetos antes da avaliação do pedido do boletim, deve-se entrar em contato com a delegacia para verificar a possibilidade de indeferimento do registro.
Expansão
Por enquanto, ainda não é possível comunicar furtos e acidentes de trânsito pela internet. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), os crimes que poderão ser notificados pela internet tendem a aumentar com o tempo. A coordenação de informática da Polícia Civil estuda a inclusão dos registros de furtos de documentos e objetos, mas ainda não há data definida para isso ocorrer.
Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário