segunda-feira, 27 de junho de 2011

Guaraniaçu é campeã geral do XX Jarcan's


Com 26 pontos de vantagem, Guaraniaçu é campeã do XX Jarcan's. A delegação anfitriã somou 165 pontos. Na segunda colocação ficou Laranjeiras do Sul com 139 pontos, seguida de Pinhão com 99. A surpresa negativa ficou com Quedas do Iguaçu. Tradicionalmente com equipes fortes e bons resultados, neste ano somou apenas 44 pontos e terminou a competição na 9ª colocação.
Confira a classificação completa:
1- Guaraniaçu – 165
2- Laranjeiras do Sul – 139
3- Pinhão – 99
4- Cantagalo – 73
5- Reserva do Iguaçu – 67
6- Rio Bonito do Iguaçu – 58
7- Candói – 52
8- Catanduvas - 50
9- Quedas do Iguaçu – 44
10- Foz do Jordão – 25
11- Campo Bonito – 23
12- Porto Barreiro - 20
13- Diamante do Sul - 19
14- Ibema – 18
15- Goioxim – 17
16- Virmond- 7
17- Nova Laranjeiras – 5
18- Três Barras do Paraná – 4
19- Marquinho - 0

Conselho indefere campus da Unicentro em Pitanga e Laranjeiras do Sul


O Conselho Estadual de Educação (CEE) indeferiu, nessa semana, o pedido de credenciamento dos campi universitários da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em Laranjeiras do Sul e Pitanga. Atualmente cursos de graduação oferecidos nesses municípios funcionam em regime de extensão.

De acordo com o secretário da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Alípio Leal, os pedidos tramitavam desde o ano passado quando uma comissão foi instituída para tratar das questões referentes aos novos campi.

No entanto, o Conselho pautado na falta de previsão orçamentária e devido as condições estruturais apresentadas nos locais, emitiu parecer contrário às solicitações. Deacordo com o coordenador de Comunicação da Unicentro, professor Marcio Fernandes, a reitoria ainda não recebeu nenhum comunicado oficial da SETI a esse respeito.

Em entrevista concedida à RSN em março deste ano, o vice-reitor da Unicentro Aldo Bona já antecipava a possibilidade dos projetos serem indeferidos pelas causas já citadas. Mesmo que fossem aprovados só sairiam do papel em 2012.
O campus de Pitanga foi uma articulação do prefeito de Pitanga, Altair Zampier e do deputado Artagão Júnior. De acordo com Zampier, essa mudança aumentaria as opções de cursos ofertados tornando-os permanentes. Atualmente, História, Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis são oferecidos no município.
De acordo com Bona, o novo governo do Paraná age com cautela para evitar futuros transtornos. Como os projetos foram elaborados no governo anterior, a Câmara de Educação Superior decidiu que ouviria o novo governo. O primeiro passo para esse projeto, foi compor uma comissão para verificar "in loco" o funcionamento dos campus, incluindo Laranjeiras do Sul e Prudentópolis.

Pelo projeto seriam ofertados dois cursos de licenciatura e outros dois de bacharelado em cada campus universitário, variando de acordo com a vocação regional de cada unidade.
Da RSN.

Paraná tem a temperatura mais baixa do ano; termômetros marcam -3,4ºC em Entre Rios

Uma massa de ar frio derrubou as temperaturas no Paraná. Os termômetros marcaram -3,4ºC no distrito de Entre Rios, na região de Guarapuava, no Centro-Sul do estado, na madrugada desta segunda-feira (27). Essa foi a temperatura mais baixa do ano no Paraná, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar.
Houve registro de temperaturas negativas também em Ponta Grossa, Cascavel, Assis Chateaubriand, Palotina, Toledo, Clevelândia, Palmas, Guarapuava, São Mateus do Sul, Ivaí, Fernandes Pinheiro, Lapa, Pinhais e Campo Mourão.

Previsão

A previsão é de sol em todas as regiões do Paraná. Apesar do sol, as temperaturas seguem baixas nesta segunda-feira. A temperatura em Curitiba deve variar entre 0ºC e 14ºC. Em Guarapuava, a mínima foi de -3,4ºC e a temperatura máxima deve ser de 12ºC.
Os termômetros marcam entre 1ºC e 19ºC em Maringá, no Noroeste do Paraná, e entre 2ºC e 20ºC em Londrina, no Norte do estado
O tempo seguirá seco e não há previsão de chuva para segunda-feira e terça-feira (28).
Uma frente fria deve chegar ao Paraná na quarta-feira (29) e trará chuva ao estado. A passagem da frente fria ocasionará elevação nas temperaturas de 5ºC, em média.

Granizo no Paraná 

Tempestades de granizo danificaram mais de 1,7 mil casas no interior do Paraná no fim de semana. A cidade mais afetada foi Capitão Leônidas Marques (505 km de Curitiba), no Sudoeste do Paraná, onde 1,2 mil imóveis foram atingidos no sábado e a prefeitura decretou situação de emergência.

Em duas outras cidades da região, Cantagalo e Capanema, 87 pessoas tiveram que deixar suas casas por causa dos temporais. Em Capitão Leônidas, a chuva de granizo durou menos de dez minutos, mas foi suficiente para cobrir ruas inteiras de pedras de gelo, que tinham o tamanho até de uma bola de tênis. A Defesa Civil do Paraná deve iniciar nesta semana a entrega de telhas e lonas para as 4,3 mil pessoas atingidas.

Neve no RS e em SC

Moradores de alguns municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina observaram a primeira queda de neve do ano no Brasil no domingo (26). A MetSul Meteorologia confirmou a ocorrência do fenômeno em São Francisco de Paula (RS), São José dos Ausentes (RS), São Joaquim (SC) e Urubici(SC).
Nas duas cidades gaúchas, a precipitação foi rápida, de alguns segundos, enquanto nas catarinenses foi um pouco mais prolongada e se repetiu mais de uma vez durante a tarde. Nos quatro casos, os pequenos flocos estavam misturados à garoa, chuva e neblina e não chegaram a se acumular no solo.
Há previsão de neve também para essa segunda-feira em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

domingo, 26 de junho de 2011

Cezar Silvestri Beneficia Municípios do Consorcio Publico Intermunicipal

Emenda parlamentar do Deputado Federal e Secretário de Estado do desenvolvimento urbano do Paraná Cezar Silvestri, beneficia Goioxim e os demais Municípios do Consorcio Publico Intermunicipal da Região Central do Paraná, com uma Motoniveladora. no valor de $ 600.000,00
Foto e postagem Xuxo

Goioxim: Tempestade de Granizo Destruiu Casas

Uma forte chuva de granizo caiu por volta das 13:30 deste Sábado (25) nos Municípios de Goioxim e Canta Galo PR. destruindo telhado de varias casas.
São Pedro Goioxim
Em Goioxim, as Comunidades Rural de São Pedro, Santo Antoninho, Estrela e Rincão foram mais afetadas casas com telhado totalmente destruído. Por volta das 17:00 (fotos)ainda tinha muito gelo e folhas de árvores moído pelo granizo.
Em Canta Galo no Distrito de Cavaco o prejuízo foi maior, quase todas casas, pavilhão da Igreja, galpões, estrebarias tiveram o telhado totalmente destruído pelo granizo. 
Distrito de Cavaco lona sendo distribuida
 O repórter Xuxo da Radio Nativa Mix esteve nos locais. Movimentação da população para improvisar com lona plástica a cobertura de suas casas. Em Cavaco Presente também equipe da Prefeitura, Policia Militar e Corpo de Bombeiros. Não ouve vitima somente prejuízo material.
Mercado Cavaco

Estrada São Pedro Goioxim

São Pedro Goioxim gelo durou a tarde toda

Sede Cavaco equipes trabalhando

Residencia recobrindo com lona mesmo a noite

Reportagem e fotos: Xuxo

sábado, 25 de junho de 2011

Vai um teco aí maluco?

TRAFICANTE -  Fala aê merrrmão...
FILHO -   Me arruma um pó de cinqüenta...
TRAFICANTE - Segura aê...
FILHO -  Valeu...
TRAFICANTE -  O pó tá acabando... mas amanhã a gente vai invadir o morro ali do lado... Vamú tomá as boca e ficá cus bagulho...FILHO -  Já é... Demorô... invade mermo... domina geral... Se entrar na frente mete bala de 'AK'...
TRAFICANTE -  Valeu, 'preibóy'... É nois...
No outro dia...
MÃE -  Bom dia meu filho... que cara é essa...??
FILHO -  Nada...
MÃE -   Você está bem? FILHO Tô bem, pô!! Que saco.... me deixa em paz...merda.
A essa altura, o filho ainda drogado se tranca no quarto. A mãe preocupada bate da porta... 
MÃE
 - Meu filho... estou indo pro trabalho... deixei seu café pronto, um beijo, fique com Deus.
FILHONão enche... vai logo... 
A mãe pega o carro e se dirige ao trabalho, quando de repente em uma rua qualquer...
TRAFICANTE - Paraê Tia... perdeu... perdeu...
TRAFICANTE - Sai... Sai... Sai...(em desespero a pobre mulher tenta fugir e arranca com o carro - uma rajada de tiros acontece...)
Em casa o telefone toca...
FILHO - Alô!POLICIAL - Quem fala?
FILHO - Quer fala com quem?
POLICIAL - Aqui é o Tenente Alberto, eu poderia falar com algum parente da Sra Rita?FILHO - Po...polícia?? (o filho desliga o telefone sem ouvir o policial) 
Minutos depois ele sai de casa pra comprar mais pó. 
Logo a frente tem uma visão terrível...FILHO - Mãeeeeeeeeeeee !!! Não!!! Não!!!
FILHO Como isso pode acontecer???
POLICIAL Sinto muito, traficantes tentaram roubar o carro de sua mãe pra invadir um morro... eles a mataram... FILHO - Mãee! Nãão....
ANTES DE 'CURTIR' UMA ONDA NOVA,
ANTES DE DAR UM TEQUINHO INOCENTE,
ANTES DE FUMAR UM BAGULINHO NATURAL, 
ANTES DE DAR DINHEIRO AO TRÁFICO
PARA QUE ELES COMPREM UM ARSENAL E
MATEM ALGUÉM QUE VOCÊ REALMENTE GOSTA,

PARE E FAÇA ALGO QUE VOCÊ NÃO FAZ HÁ MUITO TEMPO... PENSE!!!

ISSO TUDO QUE ESTÁ ACONTECENDO É CULPA DE QUEM USA DROGAS E ENCHEM O BOLSO DESSES TRAFICANTES DE DINHEIRO.

VAMOS PASSAR PRA FRENTE ESSE PROTESTO!!!

Quem compra drogas patrocina a violência!

A divulgação é de acordo com a consciência de cada um... 

Eu fiz a minha parte...
 Do Olho Aberto Pr 

Mensagem Enviada ao Blogueiro Esmael Morais!

O BLOG <municipiodemarquinho.blogspot.com> PARABENIZA O RETORNO DE ESMAEL MORAIS. É A VERDADEIRA MANIFESTAÇÃO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA. A VERDADEIRA CENSURA É SÓ O CIDADÃO BRASILEIRO QUE TEM ESSE PODER CALAR ALGUÉM É IMPOSSÍVEL (PARA CENSURAR ALGUÉM BASTA DESLIGAR O EQUIPAMENTO).
OBS: Já estamos usando seu Blog como referencial no nosso.
Parabéns e bom retorno. 
Obrigado pelas suas informações

CHUVA DE GRANIZO DURANTE A NOITE DESTA SEXTA FEIRA PARA SÁBADO CAUSA PREJUIZO EM DOIS MUNICIPIO DO ESTADO DO PARANÁ:

Chuva de granizo causa prejuízos em dois municípios do interior do PR. Em Capanema, no Sudoeste, 146 famílias tiveram as casas destelhadas. Em Leônidas Marques, moradores usaram lonas para cobrir os telhados. Do G1 PR, com informações da RPC TV Foz do Iguaçu.
Chuva de granizo em Capitão Leônidas Marques. (Foto: Ruy Castro)Uma forte chuva de granizo atingiu dois municípios do interior do estado do Paraná na madrugada deste sábado (25) e danificou várias residências. O Corpo de Bombeiros informou às 9h20 que a chuva durou aproximadamente 15 minutos. Em Capanema, na região Sudoeste, 146 famílias tiveram as casas destelhadas. Na sede dos Bombeiros as pedras de gelo chegaram a perfurar o forro da estrutura.

Em Capitão Leônidas Marques, no Oeste do estado, o grande volume de granizo registrado também deixou prejuízos na cidade e cerca de mil famílias precisaram de lonas para cobrir os telhados danificados, segundo os bombeiros. Apesar dos estragos nas duas cidades, não há registros de desabrigados.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Confira os resultados dos Jarcan's 2011

Com um a menos, Porto Barreiro perde de 11 no futsal

Reportagem: : Matheus Müller A- | A+
O futsal masculino de Laranjeiras do Sul aplicou a maior goleada do primeiro dia das competições do Jarcan’s 2011. A renovada equipe bateu Porto Barreiro por  11 x 1, em seu segundo compromisso do dia. Antes disso, já havia goleado Goioxim por 7 x 3.
Além do placar elástico um detalhe chamou a atenção na partida. Porto Barreiro entrou em quadra com apenas quatro jogadores, o que facilitou mais ainda a partida para os laranjeirenses. Segundo a comissão técnica porto barreirense, a ausência dos jogadores foi decorrente de outros compromissos nos jogos. Mesmo assim, o caso foi encaminhado para a CCO e os atletas faltantes irão a julgamento.
Confira outros resultados:
Rio Bonito do Iguaçu  4 x 2 Catanduva
Candói 7 x 2 Marquinho
Rio Bonito do Iguaçu 3 x 5 Pinhão
Reserva do Iguaçu 1 x 6 Catanduvas
Marquinho 1 x 10 Guaraniaçu
Foz do Jordão 0 x 3 Goioxim
Campo Bonito 2 x 3 Ibema   
Do Jornal Correio do Povo.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Rodovia entre Campo Mourão e Palmital será pavimentada

A licença ambiental para pavimentação da BR-158 foi liberada pelo IAP, o Instituto Ambiental do Paraná. A rodovia ligará Campo Mourão, no Noroeste do Paraná, a Palmital, na região central, e será construída pelo, DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, a região terá um novo vetor de desenvolvimento, facilitando a ligação do entroncamento das BRs 369, 487 e 198, em Campo Mourão, com Laranjeiras do Sul, já na BR-277. Para a obtenção da licença prévia foram realizadas duas audiências públicas, discutindo a necessidade da obra e suas principais implicações em toda a região. De acordo com o coordenador da prefeitura de Campo Mourão, José Carlos Severino, a obra vai garantir mais agilidade no processo de escoamento dos produtos produzidos na região.// SONORA JOSE CARLOS SEVERINO A BR-158 foi federalizada pela Secretaria de Infraestrutura e Logística, e será executada em três etapas. Atualmente, a rodovia está implantada entre Campo Mourão e Roncador. Neste trecho, com mais de sessenta e três quilômetros, será executada a primeira etapa da pavimentação. O trecho ainda não inserido terá obras executadas em duas partes: de Roncador ao Rio Cantu e do Rio Cantu a Palmital. Quando concluída, terá cento e quatorze quilômetros de Campo Mourão a Palmital.// ( Repórter: Juliane Silva)da Agência Estadual de Notícias.

Guarapuava está sendo mapeada pelo Google Street View

Em breve, Guarapuava estará disponível no Google Street View, um serviço que permite os usuários passear pelas ruas da cidade através da internet, que utiliza fotos de edifícios, estabelecimentos comerciais e prédios históricos. Guarapuava estará ao lado de cidades como Curitiba, mapeada recentemente e as grandes capitais do país como São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo comunicado oficial do Google Brasil, o veículo que está passando pelas ruas, chamado de Cityblock, tem várias câmeras digitais e um conjunto de lasers que fotografam a área em volta e armazenam no computador dentro do carro. Os motoristas não são autorizados a falar pelo Google nem em alterar as imagens que vão direto a central em São Paulo. Se alguém quiser remover alguma foto ou dado por segurança, é só enviar um e-mail para: brasil-pr-external@google.com.

Confira como funciona o Google Street View: http://maps.google.com/help/maps/streetview/
centralcultura.com.br
Fonte: http://goioxim.blogspot.com

DEPRESSÃO: AGRICULTOR DE MARQUINHO MORRE AO TOMAR VENENO


Um fato lamentável ocorreu na manhã desta segunda-feira (21/06 ) às 9 h aproximadamente, deu entrada no hostal de Laranjeiras um agricultor intoxicado depois de ingerir veneno.
Erson Shoten de 44 anos morador na comunidade do Rio da Barra, interior de Marquinho, não resistiu e faleceu no hospital São José, depois que tomou o veneno “Gramoxone”, usado em lavouras.
De acordo com a familia Erson, tinha problemas de depressão e possivelmente ingeriu o produtor com intuito de tirar a própria vida.
O corpo será encaminhado ao IML de Guarapuava.
Foto: Vanessa Teixeira/Noticias Policiais
NP

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Fotos da Festa do Município de Marquinho!

Bolo de 17 metros com o formato do número 17 em homenagem aos 17 anos de emancipaçãp política.

Celebração da Missa Gaúcha.
Autoridades Municipais (Prefeito José Claudir), Estaduais (Deputado Nereu Moura) e Federais (Deputado Assis do Couto) presentes:
Almoço gratuito a população

Parabéns aos organizadores!!!

sábado, 18 de junho de 2011

O casal mais poderoso da República:Gleisi e Paulo Bernardo

O casal mais poderoso da República:Gleisi e Paulo Bernardo Às 6h10 minutos da quarta-feira 8, o telefone tocou na casa do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Ele atendeu e, ainda sonolento, ouviu do outro lado da linha: “É o assessor da ministra Gleisi?”, perguntava a jornalista de uma rádio da capital, em busca de uma entrevista com a nova titular da Casa Civil, que seria empossada no cargo horas mais tarde. “Claro que não, minha senhora. Assessor a esta hora da manhã?”, resmungou o ministro. Foi um sinal de que as coisas estavam mudando naquela casa. Escolhida pela presidente Dilma Rousseff para substituir Antônio Palocci, abatido pelo escândalo da multiplicação de seu patrimônio, Gleisi Hoffmann formará, com Paulo Bernardo, o primeiro casal ministerial da República. Casados há 13 anos, os dois se transformaram no par mais poderoso da Esplanada dos Ministérios. O orçamento administrado pelo casal soma nada menos do que R$ 11,7 bilhões, valor equiparável ao montante reservado pelo governo este ano para o programa Bolsa Família. “Nessa sociedade, eu entro no máximo com 10%”, já brinca o ministro.

Mas ele acha que tem seus trunfos. Conhecedor dos segredos da culinária, nos fins de semana é Paulo Bernardo quem prepara o molho de tomate para acompanhar uma macarronada de boa fama. Vegetariana convicta, Gleisi é fã do prato e o ministro das Comunicações ameaça se valer disso para dar o troco, no caso de a ministra da Casa Civil barrar algum projeto de sua pasta. “Ela vai ficar sem meu macarrão.”

O cardápio dominical de Gleisi e Paulo Bernardo pode até não ser alterado. Mas a rotina do casal mudou radicalmente desde a semana passada. Convidada na terça-feira 7 para assumir o posto mais importante de sua vida pública, Gleisi substituiu uma agenda de compromissos que previa visita a exposições e reunião com sindicatos da construção por outra de maior responsabilidade na Casa Civil. Suas atribuições serão bem mais amplas do que as exercidas até então no Senado. Além de avaliar, monitorar e coordenar os ministérios e programas como PAC e Minha Casa Minha Vida, a chefe da Casa Civil despacha quase diariamente com a presidente da República e precisa estar presente na maioria das reuniões com os demais ministros. Como consequência, a neta do alemão Bertoldo Hoffmann, nascida em Curitiba, em 1965, já passou a acordar mais cedo, às vezes antes das 7 horas, e dormir mais tarde. Na quinta-feira 9, chegou em casa depois das 10h, o que não acontecia havia pelo menos seis meses.

Gleisi é metódica. Para não prejudicar a rotina dos filhos Gabriela Sofia, 5 anos, e João Augusto, 9, ao menos neste primeiro momento ela não pretende ocupar a residência oficial da Casa Civil, na Península dos Ministros. O casal continuará na casa alugada por Paulo Bernardo, localizada na QI 19 do Lago Sul, em Brasília. As crianças também permanecerão no mesmo colégio, a Escola das Nações. Todas as manhãs a nova ministra da Casa Civil costuma deixar os pequenos na escola e não pretende abrir mão desse hábito. “Sabemos que a nossa vida não é normal, como a da maioria das pessoas. Porém, tentamos amenizar isso ao máximo para não prejudicar as crianças”, diz Gleisi. Segundo Paulo Bernardo, o casal evita conversar sobre política diante dos filhos. “Damos um tempo na frente das crianças. Eles não gostam e não entendem”, justifica. O mais velho, João Augusto, sentiu muito a falta da mãe durante a campanha eleitoral para o Senado no ano passado. Gabriela, tal como o irmão, também não entendia direito o motivo da ausência dos pais. Por isso, o casal tentará preservar as atividades familiares dos fins de semana, com as visitas de sempre ao ParkShopping e ao Shopping Iguatemi e as sessões caseiras de filmes infantis. Eles têm hábitos simples. Costumam frequentar o restaurante Francisco, na Academia de Tênis, e o Avenida Paulista, onde Gleisi gosta de comer pizza.

O convívio no serviço público não é uma novidade na vida do casal. Em 1999, os dois foram secretários no governo de Zeca do PT em Mato Grosso do Sul. Ele na Fazenda e ela na Secretaria de Reforma Administrativa. Paulo Bernardo, há seis anos no Poder Executivo, ingressou na política em 1985 como diretor do Sindicato dos Bancários do Paraná. Com apoio da categoria, foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1991. Em 2002, chegou ao seu terceiro mandato na Câmara. No ano seguinte, Gleisi era convidada a assumir a diretoria financeira de Itaipu Binacional, levada por Jorge Samek, com quem já tinha trabalhado na Câmara de Vereadores do Paraná. Figura influente no PT, Paulo Bernardo ocupou o Ministério do Planejamento do governo Lula até 2010. Levando em conta a maior experiência do marido, Gleisi costuma lhe pedir conselhos. “Trocamos ideias. É natural”, diz a ministra da Casa Civil. Paulo Bernardo sempre faz questão de exaltar as qualidades da mulher: “Ela é muito bela, mas achar que essa é sua única qualidade costuma ser um erro. Gleisi é inteligente e disciplinada. Além disso, é boa oradora e, portanto, é difícil debater com ela”, derrete-se o ministro.

Embora seja pouco conhecida no cenário nacional, engana-se quem pensa que Gleisi é uma neófita na política. Seus antigos amigos se irritam quando sabem que a oposição tentou carimbá-la de “Barbie da Dilma”, como se Gleisi fosse pouco mais que um rostinho bonito. “Isso é bullying político”, indigna-se a empresária curitibana Valéria Bassetti Prochmann, contemporânea de Gleisi no movimento estudantil do Paraná. “Ela tem história própria, além do marido e do partido.” A militância de Gleisi começou ainda no colégio Nossa Senhora Esperança, onde estudou até a oitava série do ensino fundamental. Nessa época, aos 14 anos, queria ser freira, mas o pai não deixou que ela se mudasse para o Rio Grande do Sul, onde ficava a sede da congregação. “Depois de abandonar a ideia de ser freira, ela dividia o desejo de ser psicóloga ou advogada”, lembra a orientadora educacional e vocacional de Gleisi, Sheila Maria Raduske. “Dizia que queria muito ter uma sala com seu nome na porta”, conta Sheila. Depois, foi estudar no Colégio Medianeira e com os jesuítas aprendeu a gostar de política. A ministra foi uma adolescente enfezadinha. “Ela tinha uma personalidade muito forte”, lembra o professor de filosofia Rudi Raduske, coordenador do colégio. “Era questionadora de tudo”, diz a antiga colega de turma Márcia Cubas, hoje professora de mestrado na área de ciências biológicas, na PUC de Curitiba. Márcia diverte-se também ao lembrar que Gleisi cultivava um estilo próprio até ao se vestir. “Enquanto todas as meninas frequentavam a escola de sandálias da moda, ela usava galochas vermelhas.”

Aos 17 anos Gleisi se filiou ao PCdoB. Destacou-se como uma militante disciplinada e organizada, de acordo com Francisco de Assis França, o Kiko, dirigente paranaense do partido. Entre os companheiros, adotava o codinome Clara. Ainda menor de idade, viajou para São Paulo com documentos falsificados pelo partido para participar de um encontro estudantil. “Foi a única forma de driblar a fiscalização. Para a família, Gleisi disse que ia dormir na casa de amigas”, lembra uma de suas três companheiras naquela aventura. Conhecida como “tribuneira” – uma referência aos militantes comunistas que vendiam a “Tribuna Operária” de porta em porta –, Gleisi era uma rigorosa cumpridora de tarefas. Por exigência do partido, esticou sua vida de estudante secundarista matriculando-se na Escola Técnica Federal (Cefet). Mesmo com preferência pelas matérias de ciências humanas, fez o curso de eletrotécnica. “Precisávamos reorganizar o movimento lá. Ela foi destacada pelo Comitê do partido e cumpriu a missão”, conta um ex-comunista que militava com Gleisi. Pertencente à corrente estudantil chamada “Movimento Viração”, Gleisi se tornou líder secundarista do Paraná, chegando a dirigir a Ubes. A essa altura, Paulo Bernardo já era um destacado líder do Sindicato dos Bancários do Paraná.

A vida política de ambos deu muitas voltas até que Paulo Bernardo e Gleisi se casassem em 1998. As circunstâncias que levaram ao enlace são curiosas. Este é o segundo casamento de Gleisi. O primeiro ocorreu em 1990, quando se uniu ao jornalista Neilor Toscan. A união durou seis anos. Em 1993, ela foi trabalhar no gabinete do então deputado Paulo Bernardo, na Câmara. Uma de suas tarefas era buscar informações sobre o governo FHC no Siafi (sistema informatizado que registra os gastos da União). Toscan também assessorava Bernardo. Na época, vários parlamentares petistas dividiam seus apartamentos funcionais com assessores e dirigentes da legenda, para economizar. Com Gleisi e o marido não foi diferente. Ela e Neilor Toscan viviam sob o mesmo teto que Paulo Bernardo. Pouco tempo depois Gleise separou-se do marido e uniu-se ao atual companheiro. Sempre muito discreta e avessa a tornar pública sua vida privada, a ministra não comenta essa história, confirmada por diversas fontes ouvidas por ISTOÉ. “Não sei por que eles escondem isso. Amor e traição fazem parte da vida”, diz um amigo do casal.


IstoÉ

Jarcan’s tem 3080 atletas confirmados

Jogos Abertos da Cantuquiriguaçu acontecem de 22 e 26 de junho em Guaraniaçu. Em 2012, sede será Laranjeiras

Reportagem: : A- | A+
A 20ª edição dos Jogos Abertos da Cantuquiriguaçu (Jarcan’s), já tem a confirmação de 3080 atletas inscritos. A informação foi repassada pelo secretário de Esportes de Guaraniaçu, Márcio Lesiho, município que sediará os jogos durante os próximos dias 22 e 26 de junho.
Na sexta-feira (10) foi realizado o congresso técnico que definiu o grupamento de todas as 24 modalidades que estarão em disputa. Dirigentes esportivos e membros da ADEC prestigiaram a solenidade. A modalidade com maior número de participantes é o futebol, com 17 municípios inscritos. Já a modalidade de bolão feminino terá apenas cinco municípios participantes.
Durante a reunião também ficou definido que Laranjeiras do Sul será a sede da 21ª edição dos Jogos, em 2012. A cidade venceu através de eleição o município de Quedas do Iguaçu.

Garota Jarcan’s, corrida e prova campeira
O concurso para escolha da Garota Jarcan’s terá 16 candidatas concorrendo a musa dos jogos, porém não somará pontos. Já a corrida rústica masculina e feminina será realizada em prova única na manhã do dia 26. Para a prova campeira os municípios terão prazo até sexta-feira (17) para confirmação dos participantes.

Grupamento de cada modalidade:
Basquetebol masculino:  Grupo A: Guaraniaçu, Candói e Reserva do Iguaçu. Grupo B: Cantagalo, Quedas do Iguaçu, Laranjeiras do Sul e Pinhão.
Basquetebol Feminino: Grupo Único: Guaraniaçu, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Pinhão, Reserva do Iguaçu.
Bocha: Grupo A: Guaraniaçu, Três Barras do Paraná, Campo Bonito e Pinhão. Grupo B: Rio Bonito do Iguaçu, Candói, Foz do Jordão e Reserva do Iguaçu. Grupo C: Nova Laranjeiras, Virmond, Laranjeiras do Sul e Catanduvas. Grupo D: Quedas do Iguaçu, Diamante do Sul, Goioxim e Cantagalo.
Bolão masculino: Grupo A: Guaraniaçu, Pinhão e Laranjeiras do Sul. Grupo B: Foz do Jordão, Rio Bonito do Iguaçu e Catanduvas.
Bolão Feminino: Grupo Único: Guaraniaçu, Catanduvas, Laranjeiras do Sul, Pinhão e Reserva do Iguaçu.
Futebol de Campo: Grupo A: Guaraniaçu, Ibema, Gioixim e Marquinho. Grupo B: Quedas do Iguaçu, Catanduvas, Porto Barreiro e Cantagalo. Grupo C: Candói, Campo Bonito e Diamante do Sul. Grupo D: Reserva do Iguaçu, Virmond e Pinhão. Grupo E: Laranjeiras do Sul, Foz do Jordão e Rio Bonito do Iguaçu.
Futebol Sete: Grupo A: Guaraniaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Cantagalo e Diamante do Sul. Grupo B: Laranjeiras do Sul, Candói, Nova Laranjeiras e Pinhão. Grupo C: Catanduvas, Virmond, Goioxim e Reserva do Iguaçu. Grupo D: Quedas do Iguaçu, Foz do Jordão, Ibema e Campo Bonito.
Futsal Masculino: Grupo A: Guaraniaçu, Candói e Marquinho. Grupo B: Cantagalo, Ibema e Campo Bonito. Grupo C: Laranjeiras do Sul, Foz do Jordão, Goioxim e Porto Barreiro. Grupo D: Rio Bonito do Iguaçu, Catanduvas, Pinhão e Reserva do Iguaçu.
Futsal Feminino: Grupo A: Guaraniaçu, Ibema, Diamante do Sul e Nova Laranjeiras. Grupo B: Laranjeiras do Sul, Reserva do Iguaçu, Foz do Jordão e Candói. Grupo C: Cantagalo, Pinhão, Virmond e Rio Bonito do Iguaçu. Grupo D: Catanduvas, Campo Bonito e Porto Barreiro.
Handebol Masculino: Grupo A: Guaraniaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Ibema e Laranjeiras do Sul. Grupo B: Pinhão, Cantagalo e Quedas do Iguaçu. Grupo C: Foz do Jordão, Reserva do Iguaçu e Candói.
Handebol Feminino: Grupo A: Guaraniaçu, Quedas do Iguaçu, Laranjeiras do Sul e Candói. Grupo B: Pinhão, Reserva do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu.
Tênis de Mesa Masculino: Grupo A: Guaraniaçu, Ibema e Cantagalo. Grupo B: Laranjeiras do Sul, Diamante do Sul e Candói. Grupo C: Foz do Jordão, Porto Barreiro e Rio Bonito do Iguaçu.
Tênis de Mesa Feminino: Grupo A: Guaraniaçu, Diamante do Sul, Candói e Foz do Jordão. Grupo B: Nova Laranjeiras, Laranjeiras do Sul e Reserva do Iguaçu.
Truco: Grupo A: Guaraniaçu, Marquinho, Três Barras do Paraná, Rio Bonito do Iguaçu e Nova Laranjeiras. Grupo B: Catanduvas, Pinhão, Goioxim e Diamante do Sul. Grupo C: Porto Barreiro, Reserva do Iguaçu, Virmond e Campo Bonito. Grupo D: Cantagalo, Laranjeiras do Sul, Candói e Foz do Jordão.
Voleibol Masculino: Grupo A: Guaraniaçu, Candói, Campo Bonito e Ibema. Grupo B: Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Rio Bonito do Iguaçu e Pinhão.
Voleibol Feminino: Grupo A: Guaraniaçu, Laranjeiras do Sul, Ibema e Pinhão. Grupo B: Cantagalo, Reserva do Iguaçu, Quedas do Iguaçu e Catanduvas.
Voleibol de Praia Masculino: Grupo A: Guaraniaçu, Diamante do Sul, Virmond e Reserva do Iguaçu. Grupo B: Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro e Foz do Jordão. Grupo C: Marquinho, Ibema, Campo Bonito e Pinhão. Grupo D: Cantagalo, Candói e Rio Bonito do Iguaçu.
Voleibol de Praia Feminino: Grupo A: Guaraniaçu, Cantagalo e Porto Barreiro. Grupo B: Catanduvas, Marquinho, Quedas do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu. Grupo C: Laranjeiras do Sul, Foz do Jordão e Ibema. Grupo D: Pinhão, Candói, Reserva do Iguaçu e Virmond.
O xadrez masculino e feminino será disputado no sistema de todos contra todos.

www.jcorreiodopovo.com.br

LUTO NO MUNDO DA MUSICA:

Morre aos 64 anos o cantor Ravel.Ele fazia dupla com Dom. Ficaram conhecidos com a música 'Eu te amo meu Brasil' e a música popularmente conhecida como "Obrigado ao homem do Campo". Morreu em São Paulo, aos 64 anos, o cantor e compositor Eduardo Gomes de Faria, o Ravel, da dupla Dom e Ravel. Ele teve um enfarte fulminante na quinta-feira. O corpo de Ravel está sendo velado no Cemitério do Araçá, na Zona Oeste. O enterro está marcado para o meio-dia. Cantores ficaram conhecidos com a música 'Eu te amo meu Brasil'Cantores ficaram conhecidos com a música 'Eu te amo meu Brasil' A dupla Dom e Ravel ficou conhecida na década de 70 pela música Eu te amo meu Brasil. Além disso, também gravaram Obrigado ao homem do campo, Marcas do que se foi, Canção da fraternidade e Animais irracionais. Durante a ditadura militar, os dois foram acusados de fazerem músicas alienadas, que eram usadas na estratégia ufanista dos governos da época. Durante alguns meses, eles eram convidados quase obrigatórios do programa de Silvio Santos, que ainda tentava conseguir a concessão de um canal de TV dos presidentes generais. Dom já havia falecido, em dezembro de 2000, vítima de um câncer no estômago.
Fonte: http://lidianopolisnews.blogspot.com
Do amigo "Delegado".

sexta-feira, 17 de junho de 2011

COMUNICADO DO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO RYSICZ - EFM.


O Colégio Estadual João Rysicz de Marquinho, comunica que estará ofertando e realizando inscrições para matrícula de Cursos Técnicos, em Nível Pós-Médio, sendo na área de:
  • Meio Ambiente;
  • Segurança no Trabalho.
Inscrições: Colégio Estadual João Rysicz - EFM.
Período: 20/06/2011 a 01/07/2011.

No ato da inscrição o candidato deverá apresentar:

  • Fotocópia do RG e CPF;
  • Fotocópia do Histórico Escolar do Ensino Médio.
  • Fotocópia do Comprovante de Residência.
As aulas serão ministradas no período noturno com duração de 4 horas, uma vez por semana.

OBS: O curso só será efetivado se tiver no mínimo 30 alunos por turma.
Atenciosamente: Eder Cláudio Cieslak - Diretor.

Show baile e churrascada pelos 17 anos de Marquinho

Programação inicia na próxima sexta-feira (17) e vai até domingo incluindo rodeio crioulo

Reportagem: : A- | A+
O município de Marquinho comemora no próximo final de semana, seu 17º aniversário de emancipação política administrativa. A programação festiva inicia no sexta-feira (17), com o início do rodeio crioulo e baile com o grupo Minuano. No sábado, dia 18 terá continuidade do rodeio. Já no domingo, as 10 horas será realizada uma missa crioula, seguida de churrascada gratuita e mati-baile com o grupo Tremendão.
De acordo com o prefeito José Claudir Suchow, embora simples, a intenção é que a festa atinja todos os moradores do município. Ele lembrou que no domingo (19), está prevista a visita dos deputados Assis do Couto, João Arruda e Nereu Moura.
Para José, o município vive um momento de pleno desenvolvimento e com diversas obras em andamento. Ele destacou que o barracão do Centro de Eventos está com cerca de 50% das obras concluídas. O centro de convivência do idosos também está com os serviços avançados. Além disse ele contou que a licitação para a construção de duas creches deve ser realizada nos próximos dias. “Estamos com vários recursos federais disponíveis. Temos o objetivo de cumprir com os compromissos que fizemos com os agricultores. A qualidade de todas as estradas do município, a partir de agora é a principal meta”, destacou.

Fonte: <<www.jcorreiodopovo.com.br>>

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Quatro informações úteis não divulgadas

1- Quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento, ou de casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila.
O cartório eletrônico, já está no ar!www.cartorio24horas.com.br

 

Nele você resolve essas (e outras) burocracias, 24 horas por dia, on-line. Cópias de certidões de óbitos, imóveis, e protestos também podem ser solicitados pela internet.
Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário. Depois, o documento chega por Sedex.2 - DIVULGUE. É IMPORTANTE: AUXÍLIO À LISTA
Telefone 102... não!
Agora é: 08002800102
Vejam só como não somos avisados das coisas que realmente são
importantes......

NA CONSULTA AO 102, PAGAMOS R$ 1,20 PELO SERVIÇO.
SÓ QUE A TELEFÔNICA NÃO AVISA QUE EXISTE UM SERVIÇO
VERDADEIRAMENTE GRATUITO.
 
3 - Importante: Documentos roubados - BO (boletim de occorrência) dá gratuidade - Lei 3.051/98 - VOCÊ SABIA???

Acho que grande parte da população não sabe, é que a Lei 3.051/98 que nos dá o direito de em caso de roubo ou furto (mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência), gratuidade
 na emissão da 2ª via de tais documentos como:
Habilitação (R$ 42,97);Identidade (R$ 32,65);Licenciamento Anual de Veículo (R$ 34,11)..

Para conseguir a gratuidade, basta levar uma cópia (não precisa ser autenticada) do Boletim de Ocorrência e o original ao Detran p/ Habilitação e Licenciamento e outra cópia à um posto do IFP..

 
4 - MULTA DE TRANSITO : essa você não sabia 
No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB. Levar Xerox da carteira de motorista e a notificação da multa.. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada.

Código de Trânsito Brasileiro
Art. 267 - Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa. 
Fonte: www.olhoabertopr.blogspot.com

Governo capacita servidores para levantamento em escolas

A Secretaria de Estado da Educação está realizando esta semana a capacitação de 130 técnicos do Estado e de municípios que farão no Paraná o Levantamento da Situação Escolar (LSE), destinado a criar uma base de dados sobre as necessidades e os custos para a adequação e melhoria da rede pública de ensino em todo o País. A capacitação, que começou terça-feira (14) e vai até quinta (16), conta com a participação da arquiteta e consultora da Unesco, Maria Auxiliadora Figueiredo Britto e foi aberta pelo vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns.

O LSE é uma metodologia criada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE) para orientar as atividades de coleta de dados, informações e de avaliação do estado em que se encontra a infraestrutura física, o mobiliário, os equipamentos e os materiais didáticos das escolas públicas. A base de dados resultante desse levantamento será disponibilizada para União, estados e municípios.

A melhoria da infraestrutura é uma das principais reivindicações dos diretores de escolas de todo o Paraná. Isso ficou claro durante as reuniões realizadas nos últimos meses entre a equipe da Secretaria da Educação, diretores de escolas, Apaes e co-irmãs, para colher as reivindicações da comunidade escolar dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE). “Com a conclusão destas reuniões hoje temos o quadro exato de todas as escolas, o que nos permite intervenções do ponto de vista de logística, e também o envolvimento da comunidade neste processo”, disse Flávio Arns, que na semana passada concluiu a série de reuniões em todo o EStado.

A diretora da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação no Paraná (Undime-PR), Cláudia Maria da Cruz, ressaltou que a entidade já realizou algumas etapas de capacitação e entende que será possível avançar nesta parceria com o Estado. “O LSE é um instrumento de gestão que gerará frutos no futuro. A Undime não tem condições de fazer tudo sozinha, mas, juntos, municípios e Estado podem fazer melhor”, disse.

APLICAÇÃO – No Estado Paraná, a aplicação da metodologia LSE iniciou com um piloto em 22 escolas de tamanho médio (45 ambientes), o que, de acordo com os dados do Censo Escolar 2010, representa 1% do total de escolas estaduais. As unidades escolares escolhidas estão localizadas no município de Curitiba por facilidade de acompanhamento.

O levantamento está sendo realizado em parceria com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Companhia Paranaense de Energia (Copel), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná (Ibape), Associação Paranaense dos Engenheiros de Segurança (Apes) e empresas de engenharia. O objetivo é avaliar a uniformidade dos dados coletados, o tempo de coleta, o tempo necessário para elaboração de plantas baixas, plantas de corte, plantas de elevação em CAD e estimar os custos financeiros decorrentes da ação.

Após a avaliação dos resultados, que deve ocorrer até o fim de junho, serão programadas ações que devem estender o levantamento às 2.134 escolas estaduais, nos 399 municípios do Estado.
Fonte: aenotícias

Detran reduz para 24 horas tempo para emissão de registro de carros novos

Proprietários de carros, motos e outros automotores novos no Paraná passarão a obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em no máximo 24 horas. Antes, o documento – que é obrigatório para circulação nas estradas e vias de todo o País – podia demorar até 10 dias para ficar pronto. O novo prazo foi estabelecido pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e faz parte de um conjunto de medidas que vêm sendo adotadas nos últimos meses para agilizar serviços e facilitar a vida dos usuários.
A redução de tempo deve garantir mais comodidade e segurança aos proprietários, já que o emplacamento dos veículos só é possível com o CRLV. “A medida segue orientação do governador Beto Richa para facilitar a vida dos paranaenses e oferecer serviços públicos com qualidade e rapidez, sem demora ou deslocamentos desnecessários”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
Todos os meses, cerca de 30 mil veículos novos passam a circular no Estado. “Concluímos aproximadamente 1,3 mil CRLVs, para primeiro emplacamento, todos os dias. Isto corresponde a 18% de todos os tipos de documentos expedidos pelo departamento”, diz o coordenador de veículos, Cícero Pereira da Silva. Os documentos são concluídos no Detran Paraná e enviados aos proprietários pelos Correios.
A expectativa da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores do Paraná é que as vendas de veículos continuem em alta, elevando ainda mais a frota paranaense, que é a terceira do Brasil. “A redução de prazos e as mudanças que o Detran está prpmovendo são boas e atendem as expectativas dos consumidores que compram um carro novo”, diz o presidente da entidade, Luiz Antonio Sebben.
CRLV - O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo é obrigatório para o emplacamento do carro novo e também na hora de vendê-lo. Qualquer mudança de característica – como cor, rebaixamento ou substituição de molas, por exemplo – deve ser informada ao Detran para que seja registrada no documento, o que garante autenticidade das informações.
Se perder o CRLV, o proprietário do veículo pode solicitar uma segunda via pela internet, pelo sistema Detran Fácil, no site www.detran.pr.gov.br. O usuário pode optar por receber o documento em casa ou em qualquer Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Assim, é possível que um motorista de Curitiba retire o CRLV em Londrina se estiver viajando e precisar do licenciamento.
Fonte: Governo do Estado do Paraná

Minha Casa 2 foca mais pobres e nova classe média

Na solenidade de lançamento da segunda fase do programa Minha Casa, Minha Vida, a presidente Dilma Rousseff afirmou hoje que o plano contribuiu para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. "Nosso País avançou e de forma rápida nos últimos tempos", disse a presidente. Ela destacou o papel do programa de construção de moradias populares, que tem como foco atender as classes mais pobres e a nova classe média. "Esse programa mostra que o País, o nosso País, avançou, e avançou rápido nos últimos tempos", disse.
Segundo Dilma, o programa constrói as condições para que as pessoas cheguem ao sonho da casa própria. Ela ressaltou que é papel do governo assegurar que haja "não só a roda do crescimento econômico", mas também da melhoria das condições de vida. Para isso, a "casa própria é fundamental", afirmou.
A presidente lembrou que o programa foi concebido em meio a uma das maiores crises econômicas do mundo e, ainda assim, em um cenário de desaceleração da economia, propiciou a geração de empregos. De acordo com a presidente, o compromisso do governo é controlar a inflação, garantir a estabilidade econômica, mas ao mesmo tempo garantir melhores condições de vida e empregos a todos. "Ele (o programa) faz parte desse compromisso do governo, que ao mesmo tempo que controla a inflação, que garante que haja uma política fiscal extremamente robusta e que, portanto, nós também mantemos nosso compromisso com a estabilidade, ele também faz parte do processo de garantir e assegurar de que nós não vamos parar. De que vamos garantir as melhores condições de vida e oportunidades e empregos para todos", disse.
Dilma afirmou que no passado era considerado um crime "dar subsídios" do governo à população. Ela observou, no entanto, que se concedidos de forma correta, os subsídios são eficientes. "Não criam bolhas, não criam ilusões e fazem mexer a roda social do País, assegurando mobilidade e que as pessoas possam subir na vida. É um anseio justo", concluiu.
Segundo ela, "é obrigação do governo" assegurar assistência à população quando ainda existe uma grande desigualdade no País, como a falta de moradias. Segundo Dilma, sem o programa de construção de moradias populares, uma família com renda de até R$ 1,6 mil jamais conseguiria comprar uma casa que custasse cerca de R$ 50 mil. Sem esse programa, "o que vimos foi o crescimento do déficit habitacional", criticou a presidente.
Mais 600 mil casas
Dilma prometeu ampliar a meta do Minha Casa, Minha Vida de dois milhões de moradias até 2014 para 2,6 milhões, caso o programa avance no ritmo esperado ao longo do próximo ano. "Se daqui a um ano (o programa) estiver no ritmo adequado, vamos ampliar os recursos e fazer mais 600 mil casas", afirmou a presidente.
Ela destacou que além da Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil participará do programa atendendo as classes de menor renda. Na primeira fase do Minha Casa, Minha Vida, o BB atendia somente as maiores faixas.
Dilma ressaltou que nesta segunda etapa, 60% do programa vai beneficiar as famílias com renda de até R$ 1,6 mil. Ela destacou a melhoria na qualidade das moradias - que serão entregues com piso de cerâmica e cobertura de azulejos - e contarão, ainda, com aquecimento térmico solar.
Outra novidade do programa apontadas pela presidente foi a inclusão das moradias rurais, conforme reivindicação dos movimentos sociais. Ela lembrou que para atender essa demanda, a Caixa criou uma Superintendência da Habitação Rural. Por fim, a presidente ressaltou que o Minha Casa, Minha Vida tem compromisso com as mulheres: na segunda fase, não será mais exigida a assinatura do marido na celebração do contrato de aquisição das moradias.