segunda-feira, 27 de junho de 2011

Conselho indefere campus da Unicentro em Pitanga e Laranjeiras do Sul


O Conselho Estadual de Educação (CEE) indeferiu, nessa semana, o pedido de credenciamento dos campi universitários da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em Laranjeiras do Sul e Pitanga. Atualmente cursos de graduação oferecidos nesses municípios funcionam em regime de extensão.

De acordo com o secretário da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Alípio Leal, os pedidos tramitavam desde o ano passado quando uma comissão foi instituída para tratar das questões referentes aos novos campi.

No entanto, o Conselho pautado na falta de previsão orçamentária e devido as condições estruturais apresentadas nos locais, emitiu parecer contrário às solicitações. Deacordo com o coordenador de Comunicação da Unicentro, professor Marcio Fernandes, a reitoria ainda não recebeu nenhum comunicado oficial da SETI a esse respeito.

Em entrevista concedida à RSN em março deste ano, o vice-reitor da Unicentro Aldo Bona já antecipava a possibilidade dos projetos serem indeferidos pelas causas já citadas. Mesmo que fossem aprovados só sairiam do papel em 2012.
O campus de Pitanga foi uma articulação do prefeito de Pitanga, Altair Zampier e do deputado Artagão Júnior. De acordo com Zampier, essa mudança aumentaria as opções de cursos ofertados tornando-os permanentes. Atualmente, História, Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis são oferecidos no município.
De acordo com Bona, o novo governo do Paraná age com cautela para evitar futuros transtornos. Como os projetos foram elaborados no governo anterior, a Câmara de Educação Superior decidiu que ouviria o novo governo. O primeiro passo para esse projeto, foi compor uma comissão para verificar "in loco" o funcionamento dos campus, incluindo Laranjeiras do Sul e Prudentópolis.

Pelo projeto seriam ofertados dois cursos de licenciatura e outros dois de bacharelado em cada campus universitário, variando de acordo com a vocação regional de cada unidade.
Da RSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário