quinta-feira, 2 de junho de 2011

•A VERDADEIRA HISTORIA VIVA.

·      Homenagem a um dos PATRIARCAS do então município de Marquinho PR.

                                90 anos de idade
                                67 anos de Marquinho 
CLARO GONÇALVES: Um dos pioneiros de nosso Município

Claro Gonçalves da Silva nasceu no dia 07-02-1921 sua esposa Srª Maria Moreira da Silva nasceu no dia 05-01-1928. Conheceram-se e casaram, mas como a vida era difícil, ele decidiu buscar uma vida melhor e mudaram – se da colônia Chopinzinho como era conhecida naquela época, para o então distrito de Marquinho em 1944. Inicialmente residiram em Gleba Nove, mais propriamente na localidade de Caçador onde nasceram os primeiros filhos. Embora a terra fosse fértil e produtiva havia grande dificuldade de locomoção. Tudo o que fosse preciso só se resolvia em Goioxim ou Guarapuava. Compra e venda de produtos e animais, atendimento a saúde. Preocupado com os estudos dos filhos e em busca de melhores condições de vida alguns anos depois ele adquiriu um sitio mais próximo da sede do distrito.
 Aos poucos a família foi aumentando num total de dez filhos: Leonidia, Jandira, Euraclides, Maria, Laurinda, Luiz, Antonio, José, Lurdes e Leardina. Atualmente sete filhos vivos sendo que três de suas filhas morreram – Maria nasceu prematura e não sobreviveu, Jandira aos cinco anos de idade morreu em conseqüência do sarampo e Leonidia aos 63 anos de enfizema pulmonar. Dos filhos vieram os 30 netos, 34 bisnetos e três tataranetos. Seu Claro hoje viúvo reside no mesmo local há 60 anos. Ele é um dos habitantes mais antigo que esta vivo. Maria sua mulher morreu em 2001 deixando sua família com uma imensa saudade.




Que excelente exemplo de vida. Claro Gonçalves da Silva e Dona Maria Moreira da Silva ( in memória)





 
Sr Claro Gonçalves da Silva,é católico e freqüenta a missa todo o domingo, isto quer dizer, exemplo de religiosidade e persistência, pois sua residência é distante da igreja. Mais ou menos 3 km.
Este blog parabeniza Sr Claro e sua família. Por fazer parte da historia do Marquinho PR
Dados e fonte: filha e neta
Sra. Lurdes Gonçalves da Silva
Débora da Silva Verneck

Aos descendentes deixamos aberto para complementação da história.


2 comentários: